Higiene Oral

Page 1

Higiene Oral Doenças dos dentes

Os dentes são suscetíveis a um processo de putrefação (cárie dental). A bactéria acidogênica oral, que está sempre presente na boca, reage com os carboidratos para formar ácidos capazes de dissolver o esmalte, permitindo a penetração de outras bactérias na dentina. Com o tempo, a cárie provoca uma cavidade na estrutura do dente. A Doença das Gengivas ou Doença Periodontal se inicia da mesma forma que a cárie, ou seja, com a formação da placa bacteriana. A placa bacteriana fica aderida ao dente e ataca as gengivas, provocando inflamação. Então, a gengiva fica bastante vermelha, inchada e pode sangrar. É a chamada Gengivite.

Cuidados a ter com a boca Devemos ter a boca sempre limpa. A escova deve ser sempre macia, seja para uso de crianças ou adultos. Escova de cerda média ou dura maltrata a gengiva, fazendo com que esta gengiva vá se retraindo e expondo a raiz do dente o que causa dor. O adulto pode também usar escova infantil. A cabeça pequena desta escova facilita a escovação principalmente dos dentes posteriores. Uma escova dental não é para a vida toda: deve ser trocada em média a cada 2 meses ou tão logo ela se deforme.

Rodrigo silva 6º F


Constituição de um dente

Tipos de Dentes Em sua primeira dentição, o ser humano tem 20 peças que recebem o nome de dentes de leite. À medida que os maxilares crescem, estes dentes são substituídos por outros 32 do tipo permanente. As coroas dos dentes permanentes são de três tipos: os incisivos, os caninos ou presas e os molares. Os incisivos tem a forma de cinzel para facilitar o corte do alimento. Atrás dele, há três peças dentais usadas para rasgar: os caninos. A primeira tem uma única cúspide pontiaguda. Em seguida, há dois dentes chamados pré-molares, cada um com duas cúspides. Atrás ficam os molares, que tem uma superfície de mastigação relativamente plana, o que permite triturar e moer os alimentos.

A.) Cemento: parte que forma a raiz, ligada ao osso alveolar através de fibras. B.) Esmalte: camada externa, esbranquiçada e muito dura. C.) Dentina: camada abaixo do esmalte, composta por canalículos que contém líquidos. D.) Polpa: parte de dentro do canal, contém sangue e nervo.

Os dentes formam-se no osso. A existência de duas dentições deve-se ao tamanho dos ossos, que mudam ao longo do crescimento. Após os seis meses começam a sair os primeiros dentes, encravados na arcada dentária. Até mais ou menos 24 meses surge a primeira dentição; no total são 20 dentes. Os ossos continuam a crescer e os dentes de leite, após emergirem não crescem mais, por isso precisam ser substituídos. Os dentes permanente nascem empurrando os de leite. Isto faz com que eles caiam.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.