Gestión de proyectos - Parte 1

Page 134

1. Introdução Hoje em dia as empresas estão dando mais importância aos recursos intangíveis, dado seu potencial competitivo no ambiente atual. A capacidade destes para criar valor é associada aos pontos em que se baseiam os recursos intangíveis, a informação e o conhecimento, denominados capital intelectual (CRIADO, 2003). Para esta autora, capital intelectual tem sido incorporado nos últimos anos tanto no mundo acadêmico como empresarial como um conjunto de contribuições não materiais que se entendem como principal ativo das empresas. Nesta visão, o capital intelectual (CI) e a gestão do conhecimento (GC) se intercambiam e os esforços das empresas ocorrem no sentido de mensurá-lo e geri-lo, sendo a GC a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade, por meio do melhor uso e da criação de fontes de conhecimento individuais e coletivas (CEN, 2004). Desta forma, a gestão do conhecimento (GC) constitui-se em uma variável de fluxo através do qual certa magnitude do capital intelectual transforma-se em outra. “Estas relações mostram como o capital intelectual, uma vez input e output da GC, em um determinado nível de conhecimento, mediante sua melhor utilização, consegue alcançar um nível novo e melhor dos mesmos” (CRIADO, 2003, p. 285), conforme Figura 1.

Capital Intelectual

Gestão do Conhecimento

Capital Intelectual

Figura 1: O capital intelectual e a Gestão do Conhecimento Fonte: Criado (2003, p. 285).

Nesta perspectiva, ao conjunto de ativos/recursos do conhecimento, Barbosa & Gomes (2002) atribuem os nomes knowledge-based assets e capital intelectual, sendo que ambos estão ganhando espaço, tanto nos círculos acadêmicos e empresariais, quanto na mídia. Incorporado nos ativos/recursos intangíveis está o fator conhecimento, causa principal de sua intangibilidade e valor. No sentido de que um controle gerencial adequado do capital intelectual parte da hipótese de que os ativos e recursos básicos disponíveis para uma empresa, sejam eles pessoas, processos organizacionais e produtivos, tecnologias adotadas, insumos etc., somente serão relevantes para a empresa se ela puder, de forma eficiente e eficaz, utilizar o conhecimento neles incorporado (BARBOSA & GOMES, 2002). Para isto, este estudo busca identificar a utilização de ferramentas sob o olhar da GC, que auxiliem a gestão de AI e CI, como o gerenciamento de projetos (GP), especificamente, a gestão de stakeholders, sendo esta a gestão dos envolvidos/interessados em um projeto, seja positivamente ou negativamente PMBOK (2008). Assim, a partir de um estudo eminentemente conceitual, realizado na forma de busca exploratória de literatura, privilegia-se as bases conceituais do capital intelectual e dos ativos intangíveis, sob a ótica da gestão do conhecimento, considerando adicionalmente o gerenciamento de projetos, bem como a gestão de stakeholders como ferramenta, no que diz respeito ao objeto deste estudo. http://sites.riipro.org/ciip/home - secretariaciip@riipro.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.