Programação Fevereiro/2014 CCP

Page 1

Programação de Fevereiro/2014



Oficinas Telecentro Biblioteca Cinema Teatro MĂşsica

6 17 19 22 26 29


O Centro Cultural da Penha é um equiamento público de cultura e está vinculado ao Departamento de Expansão Cultural, da Secretaria Municipal ed Cultura da Prefeitura de São Paulo. O Centro Cultural é composto do Espaço Cultural Mário Zan, da Biblioteca José Paulo Paes, do Teatro Martins Penna, de Telecentro, além de estúdios de gravação e salas de estudos em todos os andares do prédio. O Centro Cultural da Penha tem por objetivos garantir o acesso da população a bens culturais, propiciar o crescimento da consciência cidadã, garantindo o direito ao espaço público para reflexão, debate e crítica. Este espaço público proporcionará ao munícipe a esperimentação do repertório cultural, respeitando e fomentando a diversidade. Contribuirá para a afirmação da Identidade cultural brasileira e da cultura como direito do cidadão, estimulando a participação da comunidade no processo de criação cultural e no incentivo á produção cultural local. O Centro Cultural da Penha destina-se a atividades de cunho exclusivamente cultural e artístico e tem as seguintes atribuições: promover atividades de inclusão cultural da população da região; promover o acesso e fruição das ações e atividades culturais, criar e manter atualizado o banco de dados sobre o universo cultural regional, valorizando a memória do bairro Penha de França, sua história e suas personagens. O Centro Cultural irá promover a articulação com entidades e instituições locais ligadas à cultura; e também realizará shows, espetáculos teatrais, circences e de dança, bem com exposições de artes visuais, audiovisuais, oficinas de natureza cultural ou artística, entre outras, ou copatrocinar eventos dessa natureza no âmbito de sua atuação.



No período de 04 a 07 de Fevereiro das 10h às 20h, o Centro Cultural da Penha abrirá as inscrições para as Oficinas Livres nas modalidades: Artes Visuais para crianças, Desenho a Nanquim, Capoeira, Ateliê Coreográfico, Dança de Salão, Ballet para crianças, Dança na Maturidade, Dramaturgia, Elaboração de Projetos, Jogos de Xadrez, RPG (Role Playing Game), Jogos Cooperativos, Cultura Afro, Como escrever um livro, Literatura com Hip Hop, Canto Coral, Musicalização em Braille, Violão, Iniciação Musical para crianças, Técnicas de Clown, Jogos de Teatro com Literatura, Teatro com Prosa e Samba, Práticas de Encenação, Teatro para terceira idade, Teatro para crianças, Hatha Yoga, Pilates, Pintura em tecido, Temari e Costurando Histórias. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, é necessário trazer um documento de Identificação. Menores de 16 anos devem trazer autorização por escrito dos responsáveis.

Artes Visuais ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS

Público: de 05 a 12 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Daniel Fonseca de Freitas. Esta oficina aborda de forma lúdica diversas técnicas artísticas, tais como: gravura, escultura, monotipia, pintura, construção de objetos, desenho, performance, land art (arte feita em terreno natural com elementos da natureza), instalação, fotografia, e vídeo arte. De 21/02 a 30/05 – Sextas das 14h30 às 17h30.

6


ARTES VISUAIS PARA JOVENS E ADULTOS

DESENHO A NANQUIM Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: José Wilson Magalhães. O objetivo da oficina é aprimorar a técnica de desenhar com tinta nanquim através de pincel, bico de pena e canetas, buscando valorizar o processo de criação e o acabamento artístico dos trabalhos dos alunos. Esta oficina tem como público alvo desenhistas, ilustradores, quadrinhistas e todas as pessoas que gostem de desenhar. De 19/02 a 28/05 – Quartas das 19h às 21h.

Capoeira CAPOEIRA ANGOLA

Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Pedro Peu. O objetivo da oficina é compartilhar o conhecimento da Capoeira Angola, integrando e estimulando os participantes da oficina a propagar e se apropriar desta dança/arte que é uma das principais manifestações afro-brasileiras. De 15/02 a 31/05 – Sábados das 14h às 17h.

Dança DANÇA NA MATURIDADE

Público: acima de 50 anos/ Vagas: 30/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Junior Gonçalves. A oficina “Dança na maturidade” é um trabalho corporal voltado ao público de ambos os sexos, que busca aumentar e proporcionar a qualidade de vida de seus praticantes. De 21/02 a 30/05 – Sextas das 10h às 13h.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

ATELIÊ COREOGRÁFICO Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 30/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Claudia de Souza. A investigação de diferentes maneiras de pensar e utilizar o corpo para construir movimentos dançantes, diferentes visões e entendimentos do corpo e da dança, como diferentes corpos com diferentes cargas culturais se comunicam, se relacionam e consequentemente, se movimentam é o objetivo desta oficina. De 21/02 a 30/05 – Sextas das 14h às 17h.

7


DANÇA DE SALÃO

Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 30 para cada turma/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Janaina Gisele Avelino. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto, a oficina de dança de salão possui muitos benefícios para todos que a praticam proporcionando integração entre os participantes. De 16/02 a 27/05 – Terças - Turma I: das 18h30 às 20h / Turma II: das 20h às 21h30 Domingos / Turma III: das 15h30 às 17h/ Turma IV: das 17h às 18h30.

BALÉ PARA CRIANÇAS

Público: De 03 a 14 anos/ Vagas: 15 para cada turma/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Rebecca Oliveira Chiatti. A oficina proporcionará através da dança o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo da criança para que ela desenvolva por meio das experiências com o próprio corpo e no meio que vive. O balé clássico traz à criança além de melhoria postural, a tonificação da musculatura, o alongamento e flexibilidade, conceitos importantes nos dias atuais como a disciplina, melhoria na autoestima, dedicação e acima de tudo o prazer que essa atividade proporciona ao indivíduo que a exerce, sem contar a bagagem cultural que o balé carrega consigo, a criança entrará em contato com a música clássica e a história da arte e da dança. De 20/02 a 29/05 – Quintas - Turma I de 03 a 06 anos das 14h às 15h/ Turma II de 07 a 14 anos das 15h às 16h.

8


Dramaturgia DRAMATURGIA

ATELIÊ DE ESCRITA DRAMATÚRGICA Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Murilo de Paula. O ateliê de escrita dramatúrgica tem como fundamento fomentar a discussão e os processos criativos em dramaturgia. Busca criar espaços para reflexão e exercícios sobre os elementos estruturais do gênero dramático e suas relações com as artes da cena. Tendo como princípio o fato de que se pode instrumentalizar um artista, mas não se ensina a fazer arte, todo o ateliê é organizado por temas de discussão, jogos e exercícios, abordando os elementos básicos da escrita teatral através da prática e da experiência. É voltado para pessoas que queiram se iniciar ou se aprofundar na escrita dramatúrgica. De 19/02 a 28/05 – Quartas das 19h às 21h.

Elaboração de Projetos Culturais ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Público: a partir de 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Veronica de Souza Pereira. A oficina discorre sobre os princípios básicos do empreendedorismo cultural. O conteúdo aborda o processo de elaboração e formatação de projetos culturais e também apresenta os principais programas de incentivo vigentes, como o VAI, PROAC, Lei Rouanet, entre outros mecanismos públicos e privativos. De 20/02 a 29/05 – Quintas das 19h30h às 21h30.

Jogos XADREZ

Público: a partir dos 6 anos/Vagas: 30/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Jaime de Oliveira Soares A oficina introduzirá a história do xadrez, enfocando as regras e movimentos básicos, examinado os aspectos e impactos das estruturas e combinações de peças no jogo do xadrez. Além de estimular a pesquisa no acervo da Biblioteca José Paulo Paes dos livros e materiais audiovisuais (virtuais ou não) ligados aos jogos de xadrez. De: 15/02 à 31/05 – Sábados: Turma I: de 06 a 12 anos das 10h às 11h, Turma II: acima de 12 anos das 11h às 12h e Turma III: Introdução ao Xadrez das 12h às 13h.

9


RPG (ROLE PLAYING GAME)

Público: a partir dos 12 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiros: Adilson Medeiros dos Santos e Elder Nunes da Silva. O RPG são jogos de interpretação de personagens e contação de histórias, dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores deste jogo. O jogo acontece em grupo, onde um dos participantes será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o tema ou o cenário da proposta do dia. De 20/02 a 29/05 – Quintas das 14h às 17h.

JOGOS COOPERATIVOS

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Adriano Galhardo Pedroso. A oficina propõe ao participante o conhecimento e a prática dos jogos cooperativos, compreender os fundamentos da pedagogia da cooperação, estimular a reflexão crítica sobre competição x cooperação, desenvolver maior empatia e capacidade de cooperar, vivenciar diversos jogos cooperativos e aprender a focalizá-los, vivenciando a ação. De 19/02 a 28/05 – Quartas das 14h às 17h.

10


Literatura CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – CULTURA AFRO

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Carlos Rogério Eustachio da Silva Cupertino Amorim. A oficina propõe ao participante a apresentação da multiplicidade e a riqueza das narrativas afrodescendentes para a população em geral, discutindo a questão étnico-racial em nossa sociedade, divulgando a Arte da Contação de Histórias, promovendo experiências estéticas nesta linguagem, amalgamando a tradição e a contemporaneidade. De 15/02 a 31/05 – Sábados das 10h às 13h.

BOOK-IN-A-BOX

ESCREVENDO UM LIVRO Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Camila Prietto. Dos elementos indispensáveis de um texto ao desenvolvimento de um livro, na Oficina Book-in-a-box o participante aprende a estruturação de um livro de sucesso. A oficina tem o intuito de disseminar técnicas literárias utilizadas pelo mercado editorial, auxiliando assim, autores iniciantes e aspirantes em sua jornada literária e abrindo-lhes novos canais para que se desenvolvam profissionalmente. Ao fim da oficina o participante estará apto a desenvolver um romance dentro das qualidades técnicas exigidas pelo mercado editorial. De 18/02 a 27/05 – Terças das 16h30 às 19h30.

LITERATURA COM HIP HOP

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 15/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: James Nogueira Lino Benício A oficina se propõe a um diálogo coletivo e individual, além de uma breve reflexão social entre os participantes, através da poesia do Hip Hop, do Rap e das canções populares, além de dinâmicas em grupo, sempre com o propósito de trabalhar o espírito coletivo, a solidariedade entre outros valores sociais de forma didática, simples e objetiva, explorando a criatividade inerte em cada um dos participantes e valorizando as diretrizes de ensino contidas na educação popular, tradição oral e formal, sempre mesclando vivências, experiências e saberes. De 19/02 a 28/05 – Quartas das 18h30 às 20h30.

11


Música SOM E RITMO ATRAVÉS DO CORPO

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Alejandro López Jericó. A oficina propõe trabalhar o senso rítmico e a percepção auditiva com exercícios que fortalecem a compreensão musical da internalização corporal. Trata-se de uma iniciação musical onde o canto coletivo e a percussão serão os meios para desenvolver uma aproximação com alguns dos conceitos da teoria musical. Serão utilizados, como ferramenta pedagógica exercícios do método de ensino de música ”O Passo” criado por Lucas Ciavatta. De 15/02 a 31/05 – Sábados das 10h às 13h.

MUSICOGRAFIA BRAILLE

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Iris Carolina Faceto. Introdução à musicografia braille para pessoas com deficiência visual através do instrumento de sua preferência. Essa oficina possibilitará ao participante acesso a escrita musical no sistema de escrita que lhes é próprio (Musicografia Braille) para propiciar além das vivências coletivas em música, o contato com as partituras. De 17/02 a 26/05 – Segundas das 10h às 12h.

VIOLÃO POPULAR

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Vinícius de Paula Marques. Violão popular é uma oficina que consiste na iniciação musical. Nas aulas os participantes terão acesso a temas e técnicas importantes para o desenvolvimento do intelecto musical como: a leitura de cifra, leitura tablatura, partitura musical, acorde, escalas, exercícios de mecânica das mãos, repertório, ritmos e etc. De 21/02 a 30/05 – Sextas: Turma I Iniciantes das 10h às 11h30 / Turma II Intermediário 11h30 às 13h.

12


MÚSICA PARA CRIANÇAS

Público: de 5 a 12 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: André Elmauer. Dar ao participante a oportunidade de descobrir ou redescobrir à medida que toma consciência do mundo sonoro que é e que está ao seu redor, procurando integrar-se ou reintegrar-se a esse universo sonoro objetivando o desenvolvimento da expressão da individualidade através da Música, através dos instrumentos de sopros de metais como: trompete, trombone, trompa e etc. Todos os instrumentos serão cedidos pelo oficineiro durante as aulas. De 20/02 a 29/05 – Quintas Turma I de 5 a 7 anos das 14h às 15h30 / Turma II de 8 a 14 anos das 15h30 às 17h.

Teatro OFICINA DE CLOWN

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Caco Mattos. A partir dos números tradicionais de palhaços, improvisações e jogos clownescos, possibilitar aos participantes o desenvolvimento do jogo, ampliando a capacidade de improvisação entre duplas, trios e a relação com a plateia. A oficina ainda contará com o apoio de referências teóricas, material iconográfico (imagens) e filmografia sobre o circo e o universo clownesco. De 17/02 a 26/05 – Segundas das 18h30 às 21h30.

TEATRO PARA CRIANÇAS

Público: de 07 a 12 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Gira de Oliveira. Oficina de teatro com foco na iniciação teatral, no estudo de contos populares e na transposição de um conto escolhido coletivamente para um experimento cênico, considerando todas as possibilidades imagéticas, sonoras, críticas e reflexivas que a construção de cada cena pode proporcionar a partir de referenciais trabalhados dentro da própria oficina. De 15/02 a 31/05 – Sábados às 10h às 12h.

13


OFICINA DE TEATRO PARA JOVENS E ADULTOS

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Mara Helleno. A oficina tem como objetivo principal a prática da linguagem teatral, através de jogos e vivências, para uma construção cênica baseada em textos dramatúrgicos, prevendo-se a apresentação pública no final da oficina. De 18/02 a 29/05 – Terças – Turma I das 14h30 às 17h30 / Quintas – Turma II das 18h30 às 21h30.

TEATRO, PROSA E SAMBA

Público: a partir dos 14 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Cátia Pires. Sambas de grandes compositores paulistas servem de inspiração para a criação de cenas. A oficina promove a experimentação teatral a partir de sambas de compositores como Adoniram Barbosa, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Kiko Dinucci entre outros. De 19/02 a 28/05 – Quartas das 10h às 13h.

PRÁTICAS PARA A ENCENAÇÃO

Público: a partir de 18 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiros: Ana Andreatta e Ernandes Araújo. A oficina terá o foco na expressão pessoal, na comunicação, e principalmente no conteúdo individual de cada participante. Os participantes através de seus depoimentos já trazem história enredo e drama. Isso então será revisto através de dinâmicas, exercícios, utilizando do próprio material deles para que essas histórias tenham uma redimensão artística. De 20/02 a 29/05 – Quintas das 10h às 13h.

TEATRO PARA A TERCEIRA IDADE

Público: a partir dos 50 anos/ Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Conrado Caputto A oficina propõe desenvolver possibilidades de instrumentação e aproximação da “construção da personagem” a partir das narrativas propostas pelos alunos-atores. Durante o período da oficina serão construídas com os participantes dos encontros algumas cenas curtas a partir destes depoimentos. De 19/02 a 28/05 – Quartas das 14h às 17h.

14


Técnicas Corporais HATHA YOGA

Público: a partir dos 16 anos/ Vagas: 20 por turma/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições: no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Daniela Carmona O objetivo é oferecer aos praticantes uma modalidade física integrativa do corpo, da mente e do espírito, a Yoga, que pode ser adaptável às condições e limitações de cada aluno, também capacitando-os a terem autonomia na prática e possam dar continuidade mesmo após o término da oficina. As aulas terão duração de 60 minutos cada. De 17/02 a 26/05 – Segundas - Turma I das 13h30 às 14h30 / Turma II das 14h30 às 15h30/ Turma III das 15h30 às 16h30.

PILATES

Público: a partir dos 14 anos/Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Marta Regina Figueiredo O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios, os quais são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. É muito fácil realizar os exercícios, sendo eles indicados para todas as idades. O Pilates aumenta a resistência física e mental e melhora a coordenação motora, entre tantos outros benefícios para a saúde do corpo e do espírito. As aulas terão duração de 60 minutos cada. De: 18/02 a 27/05 – Terças - Turma I: 14h às 15h / Turma II: das 15h às 16h Turma III: das 16h às 17h.

Técnicas Manuais PINTURA EM TECIDO

POÉTICAS VISUAIS - ESTAMPARIA Público: a partir de 14 anos /Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Fátima de Oliveira Nesta oficina o participante poderá aprimorar o olhar nas diversas estéticas de superfícies através de exercícios de leitura visual e de releitura prática na execução da estamparia, conhecendo diferentes modos de impressão manual em tecidos além de técnicas de tingimento em diferentes fibras. De: 18/02 a 27/05 – Terças das 14h30 às 16h30.

15


ARTESANATO TEMARI

Público: a partir de 16 anos/Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineira: Maria da Penha Temari é uma arte decorativa, uma técnica milenar oriental, que consiste em bordado manual com lãs e linhas em bolas ou outro molde de isopor de vários tamanhos, o objetivo da oficina é propagar essa arte que está sendo esquecida dia a dia. O Temari além de trabalho artístico desenvolve a atenção, a concentração, o raciocínio e a imaginação, a oficina será realizada com atividades teóricas e práticas. É necessário que o participante traga seu próprio kit de lãs, linhas, alfinetes de cabeça, bem como alguns moldes de isopor para a confecção das peças. De: 20/02 a 29/05 – Quintas das 14h às 17h.

ARTESANATO COSTURANDO HISTÓRIAS

Público: a partir de 16 anos/Vagas: 20/ Seleção: primeiros inscritos/ Inscrições no Centro Cultural da Penha/ Oficineiro: Débora Kikuti Durante os encontros serão contadas várias histórias, estas histórias servirão de estímulo para que os participantes contem as suas próprias histórias enquanto bordam, costuram retalhos, confeccionam livros de pano e mandalas. É necessário que cada participante traga seu kit de bordado e costura, como agulhas, linhas, lãs, fitilhos, botões, retalhos de tecido e etc. De: 20/02 a 29/05 – Sextas das 10h às 12h.

16


Horário de funcionamento: Segunda à sexta: das 10h às 19h Sábados: das 10h às 14h Domingo: fechado

17


Introdução à Informática – GNU Linux Gislene Silva

Inscrições: a partir de 10/02. Período: de 17 a 28/02 Horário: das 10h às 12h Vagas: 20

GIMP - Edição de imagens Felipe Ramos

Inscrições: a partir de 10/02 Período: de 17 a 28/02. Horário: das 15h às 17h Vagas: 20

Editor de Planilhas - Calc Gislene Silva

Inscrições: a partir de 10/02 Período: de 17 a 28/02. Horário: das 17h às 19h Vagas: 20

E-mail - Correio Eletrônico Gislene Silva e Felipe Ramos

Inscrições: a partir de 03/03 Período: de 10 a 14/03. Horário: das 10h às 12h e das 15h às 17h Vagas: 20

Pesquisa na Rede Gislene Silva

Inscrições: a partir de 03/03 Período: de 10 a 14/03. Horário: das 17h às 19h Vagas: 20

18


Livros em geral Quadrinhos Mangás e gibis Revistas e jornais

Empréstimo de livro Xadrez Rodas de Leitura

Livros em braille

Sarau

Mediação de Leitura Espaço e acervo infantil Contação de histórias Mais de 34.000 itens disponíveis para empréstimos Tudo isso no espaço da Biblioteca esperando por você, estamos no 1º andar, venha nos visitar! Acesse o catálogo on-line: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa Maiores informações: 2091 3944 / 2227 1170

19


SARAU DA PENHA :

O Coletivo Periferia, nossa Faixa de Gaza, com o apoio do Movimento Palestina Para Tod@s, traz ao Brasil o rapper palestino de Gaza, Mohammed Antar, para um projeto cultural intitulado “Intercâmbio Rapoético Brasil-Palestina”. O projeto do coletivo visa aproximar as manifestações culturais das periferias de São Paulo ao movimento hip hop palestino, mais especificamente de Gaza.Inicialmente com duração de três meses, estão programadas para o intercâmbio outras futuras visitas de ativistas palestinos, incluindo artistas e jornalistas, jovens que militam e constroem, por meio de seus trabalhos, um caminho para fortalecer a luta e a resistência contra a ocupação israelense.A troca cultural da vez envolve rappers e coletivos culturais brasileiros, como o grupo de rap Influência Positiva, o Núcleo Cultural Força Ativa, da Cidade Tiradentes, a Organização Jihad Racional, o Sarau Perifatividade e outros movimentos periféricos de São Paulo. Mohammed Antar é rapper palestino morador da Faixa da Gaza, canta a Palestina usando poesia para falar de política, questões sociais e resistência heroica do povo palestino. Rapper desde 2004, realizou duas turnês pela Europa com participação em festivais, além de apresentações em vários países árabes, entre eles, durante os últimos seis meses, o Egito, somando também aos jovens na revolução egípcia. O rapper palestino já realizou sua primeira apresentação no Brasil, e segue com mais shows e atividades pelo período próximo de dois meses. Serviço: dia 07/02/2014 às 19h, duração 120 minutos. Espaço Mário Zan. Público:Livre/ Ingresso: gratuito/Inscrições: não é necessária a inscrição prévia.

20


RODA LEITURA :

Com: Luciana Campos/ Público: a partir de 14 anos / Vagas: 20/ Ingresso: gratuito.Não é necessário fazer inscrição. Encontro entre pessoas que queiram compartilhar descobertas através da leitura de contos clássicos e contemporâneos de variados autores. Serviço: Dia 21/02 sexta-feira/ 17h às 19h. A cópia do texto estará disponível para retirada na biblioteca.

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Todas as terças-feiras das 16h às 17h na Biblioteca José Paulo Paes. Público: livre. A mediação visa aproximar o público das diferentes formas de leitura utilizando o acervo disponível da biblioteca. A leitura de narrativas, histórias e contos em voz alta servem como estratégia para despertar o gosto pela leitura e estimular o potencial criativo e o prazer de ler.

21


Projeto Terça tem Cinema Todas as terças às 19h30

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (Sleepy Hollow)

(ALE/EUA, 2000, 95 min., FANT/TERROR/SUSP, COR, DVD) Direção: Tim Burton Elenco: Johnny Depp, Christina Ricci, Christopher Walken entre outros. Distribuição: Paramount Pictures / Organização Licenciada MPLC. Sinopse: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 06 anos. Dia 03 de Fevereiro / às 19h30

22


CAÇADOR DE PIPAS (The Kite Hunter)

(Eua, 2008, 122min, DVD) Direção: Marc Forster. Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 11 de Fevereiro / às 19h30

23


EDWARD MÃOS DE TESOURA (Edward Scissorhands)

(EUA, 1991, 105 min., FANT/COM/ROM, COR, DVD) Direção: Tim Burton. Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, entre outros. Distribuição: Fox Filme / Organização Licenciada MPLC. Sinopse: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros. Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 16 anos. Dia 18 de Fevereiro / às 19h30

24


O ESTRANHO MUNDO DE JACK (The Nightmare Before Christmas)

(EUA, 2004, 125 min., ANI, COR, 35MM) Direção: Tim Burton. A "Cidade do Halloween" é um mundo de sonho repleto de cidadãos, aiscomomonstros deformados, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas. Jack Skellington ("O Rei das Abóboras") é o centro das atenções da celebração anual do Dia das Bruxas, no entanto sente-se farto de repetir todos os anos a mesma rotina. Vagueando pela floresta durante toda a noite, de madrugada encontra um círculo de árvores em que cada uma está uma figura diferente. Jack fica impressionado com a árvore de natal desenhada num dos elementos do círculo, e acidentalmente acaba por entrar na "Cidade do Natal". Serviço: Teatro Martins Penna, lotação 200 lugares. Ingresso: gratuito/ bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Classificação indicativa: 12 anos. Dia 25 de Fevereiro / às 19h30

25


“AS COISAS ACONTECEM”

Texto e direção: Coletiva; Elenco: Claudio Santos, Jordania Miranda, Josivaldo Lima, Nadia Vasquez, Paloma Tuanny, Priscila Arnaut e Thiago Prates; Sonoplastia e Iluminação: Priscila Rodrigues. Grupo: Cia Arteiros; Infanto-Juvenil . O espetáculo descreve a saga de um adolescente em busca de seu grande amor, contando com a ajuda dos elementos: Tempo, Chuva, Vento, Sorte, Azar e Cupido. Serviço: Teatro Martins Penna. Dias 01 e 02/02 Sábado e domingo às 16h. Duração: 70 minutos. Classificação: Livre. Ingressos: Gratuitos retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

“É PRA RIR OU PRA CHORAR”

Texto e direção: Coletiva; Elenco: Claudio Santos, Jordania Miranda, Josivaldo Lima, Nadia Vasquez, Paloma Tuanny, Priscila Arnaut e Thiago Prates; Sonoplastia e Iluminação: Priscila Rodrigues. Grupo: Cia Arteiros; Infanto-Juvenil. Nesse espetáculo de esquete (cenas curtas) a Cia leva ao público momentos de reflexão do nosso dia-a-dia Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 01/02 Sábado às 20h. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingressos: Gratuitos retirados na bilheteria com uma hora de antecedência

26


“DEU A LOUCA EM SAMPA”

Texto e direção: Coletiva; Elenco: Claudio Santos, Jordania Miranda, Josivaldo Lima, Nadia Vasquez, Paloma Tuanny, Priscila Arnaut e Thiago Prates; Sonoplastia e Iluminação: Priscila Rodrigues. Grupo: Cia Arteiros; Infanto-Juvenil. A história de São Paulo contada de maneira imprevisível por uma galera que adora a terra da Garoa. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 02/02 Domingo às 19h. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingressos: Gratuitos retirados na bilheteria com uma hora de antecedência

“OS ADULTOS ESTÃO NA SALA”

Texto e direção: Michelle Ferreira; Elenco: Flávia Strongolli, Maura Hayas e Michelle Boesche; Grupo: A Má Companhia. Grupo oriundo do Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho (CPT Numa metrópole de terceiro mundo uma ponte que leva nada a lugar nenhum está sendo construída. Manifestações surgem na cidade enquanto três mulheres adultas se encontram dentro da sala de um apartamento. Um menino está no quarto e ouve a conversa. O mundo adulto parece confuso. Vez ou outra um gato mia. Algo acontece enquanto os adultos estão na sala. Serviço: Teatro Martins Penna. De 08/02 a 02/03. Sábado às 20hs e domingo às 19h. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Ingressos a R$ 10,00.

27


“PARLENDAR”

Texto, Direção de Produção, Som e Luz: José Wagner de Souza. Direção: Patrícia Nepomuceno; Elenco: Lúcia Sallete Leão Nunes, Patrícia Nepomuceno, Frances Reggio do R. Silva, Ariovaldo Ramos Junior, Cristiana Fabrício; Grupo: Cia Uni-Duni-Tê. Parlendar é um resgate das brincadeiras de rua e das cantigas de roda. O espetáculo gira em torno de Aninha uma menina nascida na era tecnológica e que de tanta curiosidade, sonha com a infância de sua avó! Em meio a cantigas de roda, adivinhas e muita fantasia, a menina descobre como era divertida a infância de antigamente sem a tecnologia dos dias de hoje. Serviço: Teatro Martins Penna. De 08/02 a 09/03. Sábados e domingos às 16h. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Ingressos a R$ 10,00. www.ciaunidunite.com.br

28


Shows nas Sextas - Fevereiro

Olam Ein Sof

Grupo formado em 2001, pelos músicos Marcelo Miranda e Fernanda Ferretti, inspirados na música medieval, renascentista, folk e mitologia celta. Procurando um nome com significado profundo, que não se prendesse a um rótulo, e representasse também uma união infinita, escolhem o nome cabalístico Olam Ein Sof. Seu significado é complexo, porém pode ser simplesmente traduzido como Mundo dos Infinitos, que é a forma como pensam na arte, infinitae transcendente. Também interagem com outras áreas artísticas como dança, literatura e artes visuais, trazendo nesta apresentação a bailarina Fairuza. Serviço: Teatro Martins Penna. Dia 14/02. Sexta às 20hs. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.Retirar ingresso gratuito na bilheteria com 01 hora de antecedência.

29


Projeto Chorinho na Praça Fevereiro

Trio Mandando Bala

O Trio Mandando Bala, formado por Ruy Weber, João Poleto e Roberta Valente, executa clássicos da música brasileira, especialmente Choro e Samba, bossa nova, MPB, valsas, baiões, etc. É um grupo que também tem um trabalho autoral, pois João Poleto e Ruy Weber são grandes compositores. No repertório, músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Hermeto Paschoal, Tom Jobim, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Cartola, Ismael Silva, Paulinho da Viola, Guinga, entre outros. Serviço: dia 22/02/2014 às 11h, classificação: livre, duração 60 minutos, Espaço Externo do Centro Cultural - Entrada gratuita.

30


Equipe: Departamento de Expansão Cultural Formado em 2005, pelo Decreto n° 46.434, o DEC é a fusão de dois antigos órgãos da SMC: o Departamento de Teatro e o Departamento de Ação Cultural Regionalizada. O nome do departamento é uma homenagem à estrutura do pioneiro Departamento de Cultura, criado em 1935 por Mário de Andrade, que contava com uma divisão de “expansão cultural”. Diretor Geral: Eduardo Augusto Sena. Assistência Técnica:Rodrigo Marx Matias Cardoso e Maria Rosa Coentro. Diretor de Programação: Rafael Nascimento da Cunha Carvalho Diretor Administrativo: Marcelo Rugério Bianchi. Centro Cultural da Penha Diretora do Centro Cultural da Penha: Luciana Schwinden Coordenadora Administrativo: Janete Cheila Alves da Silva Auxiliar Administrativo: Isabel Cristina Favotto Coordendora da Biblioteca José Paulo Paes: Ana Carolina D´Eça Rodrigues Mediadora de Leitura: Luciana Campos Coordenadora de Produção: Teca Spera Técnicos Produtores: Marcelo Cavalcanti Bessa, João Batista Bernardino da Cruz, Jorge Rodrigues do Espirito Santo Supervisor do Telecentro: Felipe Ramos Supervisor Operacional do Telecentro: Rogério Perez Supervisora da Àrea do Telecentro: Mônica Dias Responsável pela Manutenção: Donizete Félix Auxiliares da Biblioteca José Paulo Paes: Celia Barbosa dos Santos Silva, Hélio Mendes de Souza, Joelmo de Sá Silva, Lídia Zilnay Gomes, Mauro Thomaz da Silva. Auxiliares Administrativos: Claudeti Kovacs de Oliveira, Geraldo de Matos Miranda Estagiária Administrativo: Camila Varlese Japour Estagiária Design Gráfico: Débora Cabral Padovani Fotógrafa Voluntária: Luciana Alexandrino


INFORMAÇÕES DO CENTRO CULTURAL DA PENHA

Horário de Funcionamento

Centro Cultural da Penha: de segunda à domingo das 10:00 às 22:00h. Biblioteca José Paulo Paes: de segunda à sexta das 10:00 às 19:00h, sábados das 10:00 às 16:00h.Domingo não abre. Telecentro: de segunda à sexta das 10h às 19h, sábados das 10:00 às 16:00h. Domingo não abre. Recepção: de segunda à domingo das 10:00 às 22:00h. As apresentações no Teatro Martins Pena acontecem de sextas a domingos, sendo sextas e sábados às 20h e domingos às 19h, e 16h para os espetáculos infantis aos sábados e domingos. Dúvidas entrar em contato pelos telefones (11) 2295-0401 / 2225-0365/2227-2668 ou email: centroculturaldapenha@gmail.com




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.