2 minute read

Quando alterar o preço?

Quando se fala em formação de preço – ponto sensível para muita gente que comanda um empreendimento –o que vem na lembrança do empresário e da empresária é a temida fórmula financeira do markup, ou seja, a análise da estrutura do negócio para saber se os valores cobrados pelos produtos ou serviços cobrem os custos de produção, a distribuição, os encargos e ainda dão lucro. Porém, em um mercado dinâmico e acirrado, só isso não garante o sucesso do negócio. A realidade atual exige um olhar crítico no segmento em que a empresa atua. É necessário manter um monitoramento constante dos concorrentes e buscar a formação de parceria perene com os fornecedores. Um bom desconto em uma compra poderá ser um diferencial para a proposta de preço da empresa.

Todavia, é imprescindível que qualquer estratégia que envolva uma política de desconto ou o aumento de preço de produto ou serviço deverá ser bem planejada; isso significa que o empresário e a empresária deverão elaborar um estudo detalhado do nicho de mercado em que atuam, avaliando o am- biente interno e externo de seu negócio, diminuindo assim o impacto e o risco em sua decisão de alteração de preço em seu empreendimento.

No entanto, existem estratégias a curto prazo que poderão surtir efeito imediato, como uma boa administração do controle de estoques, uma redução de custos, despesas, melhoria de processo, enxugamento da estrutura, flexibilidade e agilidade às mudanças do mercado. Isso poderá ser o grande diferencial para uma para a aplicação de descontos e aumento de preço.

Em contrapartida, em momentos de incertezas e dúvidas no cenário econômico, sai na frente a empresa que inovar, que nada mais é do que fazer algo que não fazia antes com o objetivo de proporcionar melhores resultados.

Além disso, é fundamental posicionar de forma transparente os valores da marca, bem como o diferencial competitivo de seus produtos. A ideia é apresentar uma imagem com a qual o cliente se identifique, confie e esteja disposto a pagar pelo que é oferecido.

O Sebrae Responde é um serviço para tirar dúvidas de empreendedores sobre a abertura de novos negócios e questões relacionadas à gestão de empresas já em atividade.

Os números deixam claro: as atividades turísticas registraram aumento de 6% em março (dado mais recente) ante o mesmo mês de 2022, no Brasil, segundo o IBGE. É a 24ª alta consecutiva. No acumulado do ano (janeiro a março), o índice apresenta elevação de 11,1% na comparação com igual período de 2022, o que significa 1,4% acima do patamar de fevereiro de 2020, pré-Covid-19.

No Estado de São Paulo, o turismo responde por 9,5% da economia. Levantamento do governo estadual mostra que 38% da população paulista pretende viajar em 2023, ante 30% em 2021, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez. Entre os que vão viajar, 27% afirmam que terão destinos dentro do Estado.

Para aproveitar esse movimento, os negócios do setor – hotéis, restaurantes e atividades correlacionadas –devem estar preparados. Mais do que nunca, é fundamental proporcionar uma boa experiência ao cliente. E qual é a natureza do turismo senão a oferta de experiências? As pessoas querem viver momentos agradáveis em lugares dos quais vão guardar boas memórias, mesmo nas viagens a trabalho.

O contato com o turista começa muito antes da chegada dele, frequentemente no ambiente digital, onde é imprescindível nutrir um bom relacionamento. Colocar-se no lugar do cliente ajuda a saber o que fazer e que valores entregar. Parcerias entre empresas propiciam serviços e produtos diversificados e preços melhores, o que sempre é bem aceito pelo público.

Negócios ligados ao turismo podem contar com o apoio do Sebrae-SP para se qualificar, organizar e saber como se valer da vocação da região de forma sustentável e obter resultados positivos.

Clientes satisfeitos são a melhor publicidade de uma marca. Afinal, quem não quer ter sua empresa nas fotos da viagem que o cliente exibe com orgulho no Instagram?

Acompanhe o Sebrae‑SP no ambiente digital, em www.sebraesp.com.br, e nas redes sociais: facebook.com/sebraesp flickr.com/sebraesp soundcloud.com/sebraesp youtube.com/sebraesaopaulo twitter.com/sebraesp instagram.com/sebraesp issuu.com/sebraesp sebraeseunegocio.com.br

This article is from: