3 minute read

Arte na Escola

Aula no parque

Advertisement

No passado dia 1 de Junho a turma J do 8º ano teve uma aula de Educação Visual no parque urbano João Paulo II, inserida nos conteúdos programáticos sobre Arquitetura. O parque urbano João Paulo II é é da autoria do arquiteto Siza Vieira, em colaboração com o arquiteto paisagista João Gomes da Silva. O Parque Urbano João Paulo II ocupa uma área de cerca de 3,5 hectares e está inserido na malha urbana das Caxinas, em Vila do Conde. O parque é constituído por um amplo espaço verde de prados naturais e relvados, atravessado

por múltiplos caminhos pedonais. A paisagem é preenchida por imensas árvores com diversidade de espécies. Destaca-se a existência de um lago de grandes dimensões, cuja vegetação oferece abrigo e alimento a um diverso e crescente conjunto de fauna, que habita o parque. O parque dispõe de uma cafetaria, sanitários públicos e de um centro de atividades para crianças e jovens de autoria do internacionalmente reconhecido arquiteto Siza Vieira. Os alunos do 8ºJ realizaram exercícios de desenho de observação do edifício do bar/ restaurante com análise das linhas arquitetónicas do edifício e sua integração no jardim. Foram produzidos pequenos livrinhos/diários gráficos com estudos do observado. Os alunos envolveram-se na abordagem diferente de uma aula num espaço diferente da sala de aula, correspondendo muito positivamente ao que foi solicitado.

Adelina Martins, Professora de Educação Visual

PATRIMÓNIO | COMPOSIÇÃO VISUAL | Castelos e Mosteiros de Portugal

Educação Visual em articulação com História |5º ano | Turma J | Docente Adelina Martins

Educação Visual | 8ºano | Turmas F, G e J |

Docente – Adelina Martins Reinterpretação de uma obra de arte – Mona Lisa de Leonardo Da Vinci e auto-retrato de Frida Kahlo.

Se eu fosse uma cor, que cor é que eu seria?

Na disciplina de Educação Visual os alunos do 5ºJ foram confrontados com a pergunta “Se eu fosse uma cor, que cor é que eu seria?” tendo respondido individualmente à pergunta dando asas à imaginação e criando uma composição visual com vários elementos dentro da gama tonal da cor escolhida/preferida. Foram utilizadas técnicas mistas que abrangeram pintura, colagem, stencil e materiais que abrangeram lápis cor, marcador, pastel óleo, tinta acrílica, colagens de papel jornal, papel de revista, papel de lustro. Os trabalhos foram agrupados num painel multicor com visualização frente e verso e encontrase em exibição permanente na sala dos professores da escola.

Adelina Martins, Professora de Educação Visual

Semana da Cor e da Arte

Na sede do agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde a arte dá vida aos espaços. O átrio da escola e os corredores enchem-se de cor, de linhas com sentido, simetrias, formas, objetos, natureza, rostos e outras representações que nos encantam. As propostas são múltiplas e os alunos apropriam -se cada um à sua maneira, com mais ou menos técnica, com mais ou menos rigor. Mas, o resultado é sempre uma explosão de trabalhos que dão sentido à escola. No final do ano letivo é dinamizada pelo subdepartamento de EV e ET do segundo e terceiro ciclos, a atividade “Semana da Cor e da Arte” que tem como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos alunos nas referidas disciplinas ao longo do ano. Este foi

um ano produtivo, a nível artístico, como é possível verificar pela mostra patente nos espaços comuns da nossa escola. Além de fator de motivação para os alunos, pela valorização e divulgação dos seus trabalhos, resulta também na dinamização dos diversos espaços da escola como suporte para esta exposição de final de ano. Todos os elementos da comunidade escolar podem apreciar os trabalhos realizados, E não há dúvida, a escola enchese de cor e de arte.

Lídia Mota, professora de Geografia Cláudia Coelho, professora de Educação Visual