3 minute read

Parque das Águas atrai pessoas de todas as idades e diferentes regiões

Destino certo de quem gosta e procura por peixes como complemento nas refeições, o Parque das Águas dispõe de muito espaço em meio a uma natureza exuberante, e toda a estrutura para a prática de atividades físicas como ciclismo, corrida e caminhada.

Aberto das 6h às 21h, a área atrai pessoas de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), oferecendo recursos e segurança para quem deseja pescar, se exercitar ou apenas relaxar.

Advertisement

“Eu venho devido a questões de saúde. Às vezes trago meu menino de oito anos para ele treinar corrida comigo, mas indico para passeios também, com certeza. Aqui tem bastante espaço para as pessoas andarem de bicicleta e para quem quer andar de skate. Tem o parquinho e a parte de areia para crianças menores. Você vai ver idosos caminhando, o pessoal correndo e tem essas divisórias entre ciclistas e pedestres. Também tem o espaço de estacionamento que faz uma diferença e posso deixar o meu carro aqui dentro com segurança. Além disso, tem toda essa estrutura, com os espaços de água e os banheiros sempre limpos, então acho que é o espaço ideal”, afirma a corredora Vanessa dos Santos Filho, moradora de Curitiba que diz treinar sempre também nos Bosques Bordignon e Municipal.

Entre elas, gerações que se encontram para desfrutar de um ambiente privilegiado em plena área urbana de Pinhais.

“Depois que inaugurou aqui, é difícil passar dois, três dias sem a gente vir. Pra pescar, pra andar, é muito bom. Recomendo não só pra turma da minha idade, mas para todos”, diz Jair Ribeiro, de 70 anos, que sempre frequentou o parque ao lado de sua companheira, e hoje, viúvo, mantém o hábito.

“De vez em quando venho aqui dar uma pescada, sempre pego umas 'tilapona' pra fazer frito com a minha avó. Às vezes venho com as minhas tias ou sozinho. Meu falecido pai me ensinou a pescar, e a gente vinha aqui antes, quando não era o parque. Agora, a diferença é grande, melhorou muito do que era antes, 100%. Não tinha essa estrada aqui, tinha que passar pelos brejos, nadando, era complicado. Até os peixes, pego mais agora. De vez em quando o pessoal da prefeitura também vem soltar os peixes, é sempre bom”, conta o menino que mora com a avó no bairro Maria Antonieta.

O Parque das Águas fica na Rodovia João Leopoldo Jacomel, esquina

Rancho das Flores emociona público

com a Estrada Ecológica, aberto das 6h às 21h durante toda a semana.

O espaço, inaugurado em 2018, é mantido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal também realizam atividades no local, que ainda recebe eventos públicos e da sociedade civil ao longo de todo o ano.

A garoa e o vento frio não estavam nos planos dos idosos, o jeito foi ficar na proteção improvisada, perto uns dos outros para aguardar o início do desfile. Após a entrada na passarela, o calor dos aplausos aqueceu corações e motivou o grupo para o desfile.

Jandira Monteiro, sanfoneira do Cajuru, que participa das atividades do Centro de Referência de Assistência Social da Regional do Cajuru, estava emocionada. “Adoro o carnaval. Que bom que voltou, foi ótimo que a pandemia ficou para trás. Agora, só carnaval. Desfilar é maravilhoso. Fez muita falta para nós no período da proibição”.

O casal Asverus Krzyzanoveski desfilou pela primeira vez. Casados há 48 anos receberam o convite e aceitaram porque os dois participaram juntos. “Ele tinha feito uma cirurgia e não poderia sambar e dançar. Fomos orientados para apenas andar, levando o estandarte. É muita emoção”.

Leonir Lucinda, 88 anos, há 30 anos é a Rainha do bloco. Mora no bairro Cidade Industrial de Curitiba. Dançou com desenvoltura, incansável. "Aguardamos o ano inteiro este momento. Foi muito ruim ficar dois anos sem desfilar por causa da pandemia".

Com mais de 30 anos de história, o Bloco Rancho das Flores se apresenta mais uma vez na Marechal Deodoro às 20h, tradicionalmente abrindo o desfile das escolas do grupo especial. Com a participação de foliões com mais de 60 anos, atendidos pelos programas da Fundação de Ação

Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba.

Mais de 300 integrantes, o Rancho das Flores contribui e valoriza a cultura popular, além de dar oportunidade para pessoas idosas participarem das festividades carnavalescas.