4 minute read

DIGITAL

Grande Celebra O De 10 Anos

A FESPA Digital Printing 2023 foi a grande celebração dos 10 anos da FESPA no Brasil. A evolução esteve presente pelos corredores, em todos os estandes e nas iniciativas técnicas gratuitas preparadas especialmente para esta edição. O visitante encontrou de fato o que está buscando para aprimorar seus processos e transformar a forma de produzir impressos, missão alcançada desde a primeira edição.

Advertisement

Alexandre Keese revelou as expectativas no Brasil para este grande momento: “Com a FESPA ao nosso lado durante esses 10 anos, todos saíram ganhando, pois é uma parceria que um completa o outro. E quem ganha para valer é o mercado, que fica mais forte, profissional e eficiente. Então o visitante pode esperar nesta edição ainda mais tecnologia, mais networking e mais conteúdo técnico, gerando uma experiência única!”

O time da FESPA também estava ansioso para comemorar a primeira década de FESPA no país, como ressaltou Neil Felton: “A volta da pandemia tem sido um caminho difícil, mas este ano podemos ver claramente que essa feira voltaria a estar onde estava. Na verdade, de todas as nossas feiras ao redor do mundo, a FESPA no Brasil se recuperou e cresceu mais rapidamente. É muito importante para os impressores ver o que aconteceu com o mercado e os produtos nos últimos anos e este ano a FESPA Brasil esteve repleta de inovações para levar seus negócios adiante”.

Neil prossegue: “Existem muitos lançamentos que você poderá ver no mercado brasileiro pela primeira vez, isso combinado com a chance de se encontrar com seus colegas em uma feira verdadeiramente envolvente construída para a comunidade, o que torna este evento imperdível. Também gostaria de parabenizar o Alexandre Keese e toda sua equipe altamente talentosa, vocês construíram o evento mais incrível e tenho o privilégio de trabalhar com todos vocês”.

Michael Ryan destaca as altas expectativas para 2023. “O que mudou é que o mundo inteiro está pensando em novas aplicações, novas oportunidades de negócios e a sustentabilidade é uma realidade. Quando estive em

Berlim no ano passado para a FESPA, encontrei um impressor brasileiro andando por nossa área de inspiração para decoração de interiores, e ele disse: preciso desses produtos sustentáveis porque meus clientes estão pedindo. Para mim, isso foi revelador e agora as tendências que vemos globalmente em impressão, como automação, comércio eletrônico e eficiência de impressão, chegaram ao Brasil. As pessoas poderão ver as últimas tecnologias na FESPA Brasil 2023 e voltarão a sorrir, felizes por estarem de volta e celebrando a indústria criativa que todos amamos”.

A Casa Da Revolu O Da Impress O T Xtil

A impressão digital têxtil avança a olhos vistos em todo o mundo e no Brasil não é diferente. A tecnologia evoluiu com o tempo e hoje está consolidada e pronta para atender demandas do mercado atual, que busca por soluções customizadas, sob demanda e sustentáveis, sem perder a qualidade e eficiência.

A principal feira de impressão digital do país reuniu em um mesmo espaço, os fabricantes de impressoras digitais (em todas as tecnologias), as tintas têxteis, papéis sublimáticos, tecidos, softwares, calandras, equipamentos de acabamento e muito mais, oferecendo desta forma soluções completas para quem deseja migrar para esta tecnologia que, certamente, vai gerar resultados positivos à frente.

“Na FESPA Digital Printing, estiveram presentes todas as tecnologias em estamparia digital: sublimação, impressão direta no vestuário (DTG), impressão direta no tecido (DTF) e impressão direta no filme. Cada método possui suas características e finalidades, e o empresário verá ao vivo qual se encaixa em sua necessidade”, afirmou Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing .

Tecnologia Em Expans O

São vários os mercados em que o digital têxtil está presente. A área de moda e vestuário se beneficia diretamente deste novo conceito, desde a produção de rou- pas personalizadas até para uso como prova dentro de estúdios de moda. Grandes estilistas já levaram suas criações produzidas com a impressão digital às passarelas das grandes semanas de moda pelo mundo.

“A impressão digital têxtil vem revolucionando a indústria de vestuário, mas ela vai muito além. A tecnologia vem sendo amplamente utilizada em outras indústrias, como na decoração, em que os mais diversos produtos podem ser criados usando tecido, dando um toque especial aos ambientes - seja um prédio residencial ou comercial”, relata Alexandre Keese.

O executivo lembra outro ponto central da impressão digital têxtil: a sustentabilidade. “Hoje temos novos modelos de negócio com o apoio da evolução tecnológica que agregam muito em uma produção mais limpa, pois temos menor consumo de água e de energia, além de uma redução de desperdício na produção sob demanda”.

Um exemplo desta “fábrica do futuro” esteve dentro da feira com a Eco Factory, uma parceria FESPA, Grupo Bloom, APS e Kornit Digital que mostrou, na prática, o funcionamento de uma fábrica de camisetas de produção industrial sob demanda, para que o visitante entenda o processo e saiba como adaptar em sua produção Pode-se usar ainda o tecido na área de sinalização; conhecido como soft signage, o uso do têxtil traz facilidades por ser um produto leve, fácil e econômico de armazenar e transportar, além de oferecer uma cara mais elegante e moderna ao projeto. Esta é outra área que vai crescer muito e o empresário de comunicação visual tem que ficar de olho.

Além de verem ao vivo os equipamentos e soluções que fazem parte desta cadeia, a FESPA Digital Printing é a grande oportunidade de ver a impressão em tempo real destes tecidos e papéis sublimáticos, para entender em detalhes o funcionamento de cada equipamento, cada mídia, cada tinta, tirando todas as dúvidas que possam surgir.

A FESPA Digital Printing é a mais relevante oportunidade de conversar com os especialistas dos expositores que vêm estudando este mercado, assim como encon- trar outros empresários da estamparia digital entre os visitantes, que estão analisando ou até mesmo já implantando a tecnologia para tirar dúvidas e compartilhar informações

Grupo Bloom E Kornit Digital Apresentaram F Brica T Xtil Inteligente

Estrutura de Eco Factory mostrará, na prática, como a indústria pode reduzir desperdícios, eliminando o uso de água na impressão, e produzir itens sob demanda. Espaço terá produção massificada em todos os dias do evento

Uma parceria entre Grupo Bloom, Kornit Digital e FESPA Digital Printing 2023 levaram para a feira a Eco Factory: uma fábrica inteligente operando com zero desperdício, mostrando na prática o novo conceito de produção industrial têxtil inteligente.

A iniciativa aconteceu durante todos os dias de feira aberta ao público. O visitante teve contato direto com a produção completa e em tempo real de camisetas,

This article is from: