Revista Tecnologística - Ed. 235 junho 2015

Page 41

operadora logística. Na primeira fase, iniciada em janeiro de 2014, foi traçado o perfil logístico da Maped pela equipe interna da área, que também elaborou o Request for Proposal (RFP) elencando as premissas para a pré-seleção dos potenciais parceiros, uma das quais era a localização geográfica do centro de distribuição, que deveria estar na região da capital paulista e Grande São Paulo, além da elaboração do cronograma e do orçamento. “Determinamos como gostaríamos que No ano passado, a Maped regisfossem feitos o recebitrou no Brasil um crescimento de mento dos produtos, 27% no faturamento em relação ao a armazenagem, o inexercício anterior, e a estimativa é ventário, a separação e fechar 2015 com um aumento da oro empacotamento dos dem de 25% a 30%. “Hoje detemos pedidos, entre outros Análise criteriosa cerca de 3% a 4% do market share serviços, formalizando brasileiro, o que mostra que há um um documento com O projeto comeenorme potencial a ser explorado, cerca de 30 páginas”, Bucione: público adulto está e estamos trabalhando para dobrar çou no final de 2013, conta Bucione. comprando mais lápis, canetas e nossa participação no mercado nos quando foi realizado Na segunda fase, materiais de pintura próximos três anos. Temos know- um estudo de viabiliforam realizadas vi-how e estrutura interna para atingir dade e estabelecidas sitas técnicas às 13 essa meta, sendo os maiores entraves quatro etapas para a escolha da nova operadoras logísticas que se candidataram, para validar suas respectivas infraestruturas. Nessa primeira triagem, três empresas desistiram porque não dispunham de espaço e por não atuarem nesse segmento de mercado. Para a análise das dez restantes, a equipe da Maped fez um trabalho exaustivo para equalizar e comparar as propostas, o que eliminou cinco candidatas da disputa. Com as Top 5 foram realizadas várias análises como técnica-comercial, modelos e soluções logísticas apresentadas e análise swot (sigla em inglês para strenghts, weaknesses, opportunities and threats), técnica simples para verificar a posição estratégica da empresa no mercado em termos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizada essa etapa, um comitê da Maped elencou os fatores FMOP elimina a possibilidade de falhas humanas que eram relevantes para sua opera-

A Maped trabalha com mais de 2.000 SKUs; itens são produzidos em seis fábricas próprias e em indústrias de terceiros

o custo Brasil e a ação agressiva da concorrência, figurando entre os nossos maiores competidores grandes empresas como a Bic e a Faber Castel”, continua o gerente. O volume de importação também aumentou nos últimos anos, passando de 10 a 15 contêineres em média em 2009 para mais de 80 em 2014. O grande problema é que a operadora logística contratada pela empresa não estava conseguindo acompanhar seu desempenho. “Não havia eficiência na expedição e na acuracidade do estoque, o que nos levou a iniciar o processo de escolha de uma nova parceira”, lembra Bucione.

Junho/2015 - Revista Tecnologística - 41


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.