2 minute read

MACGUIA

OS MELHORES BROWSERS PRIVADOS

Chrome e Edge podemser os navegadores mais populares, mas são também dos que recolhem mais dados dos utilizadores. Saiba quais são os três browsers que garantem maior privacidade; e outros dois a evitar: Opera e Epic.

Advertisement

BRAVE

brave.com

Lançado em 2016, o Brave tem o Chromium como código-base, o mesmo do Google Chrome e do Microsoft Edge. Considerado um “underdog” no mundo dos browsers, o significativo crescimento da cibercriminalidade tem permitido ao Brave ganhar cada vez mais adeptos, especialmente no último ano: actualmente são mais de cinquenta milhões de utilizadores mensais.

ESCUDOS PROTECTORES

O facto de utilizar o Chromium permite ao Brave ter um excelente desempenho e uma elevada versatilidade, já que é compatível com todas as extensões criadas para o Chrome. Isto permite também uma rápida importação dos seus dados, como favoritos, extensões e palavras-passe. O que verdadeiramente diferencia o Brave do Chrome e do Edge, é que este, logo após a instalação, activa por defeito o Brave Shields, um conjunto de ferramentas de bloqueio de rastreamento e de anúncios, algo que nos restantes navegadores só é activado por opção do utilizador. Algo em que o Brave foi pioneiro, e que só agora os restantes navegadores passaram a fazer, foi o redireccionamento automático para as páginas com ligações seguras (HTTPS), que encripta as comunicações entre o PC e o servidor, quando disponível.

ANÚNCIOS E RECOMPENSAS

Embora o Brave permita bloquear anúncios de terceiros (como os do Google Ads e não os que estão integrados no próprio site), existe uma maneira de activar anúncios próprios em que somos recompensados com criptomoedas BAT (Basic Attention Token, que podem ser guardadas na wallet que o browser tem) pelas visualizações que fazemos de publicidade - mas sempre com os nossos dados a ficarem privados. Quando activamos esta funcionalidade, as Brave Rewards, são disponibilizadas imagens de fundo, novos separadores ou uma pequena notificação em formato de anúncio. Contuso, isto nunca interfer com os sites que visitamos, ou seja, não aparecem janelas em formato de pop-up ou vídeos irritantes.

ESTATÍSTICAS TRANSPARENTES

Sempre que abrir um novo separador, o Brave mostra dados estatísticos, o número de rastreadores/anúncios bloqueados e outros dados relevantes, como a largura de banda e tempo poupado na abertura dos sites que visitamos, uma vez que são carregados menos conteúdos.

PROTECÇÃO AVANÇADA

O Brave permite activar funções adicionais, como o bloqueador de scripts. Este recurso funciona como protecção contra malware - assim que entrar num site em que existam scripts bloqueados, é possível monitorizá-los e escolher quais podem, ou não, ser autorizados. s Versatilidade s Desempenho t Facilidade de configuração t Velocidade nos modos mais privados Ponto Final

O Brave é um excelente navegador e reúne quase todas as funcionalidades encontradas nos navegadores que utilizam o mesmo código fonte. Tem ainda a vantagem de ter sido desenvolvido tendo em conta a necessidade de proteger a identidade e os dados dos utilizadores.

VERDADEIRA PRIVACIDADE

Este browser permite a criação de janelas privadas com recurso a uma ligação Tor para garantir que todos os acessos a qualquer actividade do navegador, como o endereço IP, ficam escondidos. Contudo, isto pode tornar a navegação mais lenta ou fazer com que alguns sites não funcionem correctamente.

This article is from: