3 minute read

Santuário de Loreto

Estamos vivendo o Tempo da Graça do Senhor! Q uerido peregrino do Santuário de Nossa Senhora de Loreto, iniciamos a coluna deste mês com uma verdade que precisamos trazer para dentro de nosso coração. Apesar das dificuldades que vivemos nestes dias em que estamos lutando contra um inimigo invisível aos nossos olhos, estas têm trazido, pode parecer estranho dizer isso, muitas graças e muitas conversões.

Foi preciso uma doença tão séria, e que nos traz tantas perdas, chegar para que nos aproximássemos mais de Deus, para que intensificássemos nossa fé, para que encontrássemos aquele tempo, que até então estava perdido, para ficarmos com nossas famílias.

Advertisement

Estamos sentindo na pele aquela máxima: “A gente só dá valor depois que perde”. Tenho certeza de que você está valorizando os simples momentos que, devido às restrições trazidas pelo isolamento social proposto, não pode mais fazer naturalmente, como ir a uma padaria, visitar os amigos e principalmente participar da Santa Missa. Quantos participavam da Celebração Dominical apenas para cumprir o preceito, ou ainda, iam correndo e nem paravam para valorizar a Presença de Cristo na Eucaristia e na Comunidade.

Por isso que iniciamos este artigo com a seguinte frase: “Estamos vivendo o Tempo da Graça do Senhor.” E dizemos isso com a certeza de que neste tempo em que as portas das nossas casas não podem se abrir, nem para sairmos, nem para recebermos visitas, somos convocados a abrirmos as portas de nosso coração para que o Senhor opere tantas graças neste tempo Pascal. É tempo de conversão, tempo de grandes milagres, para que, fortalecidos pelo mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, possamos sair deste período, quando autorizados claro, homens e mulheres novos!

Novos ao valorizarmos a Santa Missa e não precisarmos correr para sairmos da vivência de Comunidade, Novos ao entendermos a importância de colocarmos em prática o que nos foi proposto como Tema da Campanha da Fraternidade: “Ele viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Lc 10, 33-34), Novos encontrando mais tempo para dedicarmos àquilo que deve ter prioridade em nossa vida, que é a vivência em família, Novos dedicando mais tempo para nossa saúde física, mental e espiritual, e, principalmente, Novos diante de Deus, vivenciando ainda mais essa experiência que a intimidade com Deus nos traz, estando em constante contato com Ele através da Oração.

Como o Papa Francisco disse na Praça São Pedro vazia fisicamente, porém cheia de nossa presença: “Estamos no mesmo Barco e Jesus está conosco.” Com isso queremos concluir esta reflexão convidando você a agradecer a Deus a cada momento, mesmo na tempestade, mesmo na dificuldade, louvemos ao Senhor.

A Comissão do Santuário, desde o início do isolamento, tem estado próximo a você. De segunda a quinta às 10h estamos transmitindo ao vivo o terço de Nossa Senhora de Loreto no perfil da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Loreto no Instagram (@nsloreto) e ainda às 15h, toda sexta-feira, o Terço da Misericórdia.

Ainda falando sobre esta prática que é clamarmos a Misericórdia do Senhor em nossas vidas, desde a última sexta-feira Santa estamos vivendo a Novena da Misericórdia, para que no 2º Domingo de Páscoa, o Domingo da Misericórdia, neste ano dia 19/04, possamos, de nossas casas ou não, afinal ainda não sabemos oficialmente como esta situação estará, Cantar as Misericórdias do Senhor, como o Salmista nos diz.

Queremos desejar a todos uma Santa Páscoa, que possamos sair dessa tempestade mais unidos e mais atentos aos nossos Irmãos.

Mesmo o Santuário estando de portas fechadas, em pleno Ano Jubilar, você é convidado a fazer de sua casa o Santuário de Nossa Senhora de Loreto, afinal Maria Santíssima quer fazer de sua casa o Lar da Sagrada Família, Lugar de graças especiais. Por isso, neste tempo Pascal, convide o Senhor a vir com Sua Família habitar sua Casa e, com certeza, grandes Milagres acontecerão.

Uma Santa e Feliz Páscoa! Aleluia!

This article is from: