02
pública: 20 de Maio de 2009
espaço aberto
Conhece situações que podem ser retratadas na Objectiva Pública? Envie as suas fotografi fia as, acompanhadas de um pequeno texto com o local e a descrição, para o e-mail: informacao@opiniaopublica.pt ou entregue nas instalações do Opinião Pública, na Rua 8 de Dezembro, nº 214, em Antas.
Agenda
Objectiva Pública
Quarta-feira, 20 9 h /1 2 h 3 0 Colheita de sangue na Didáxis de S. Cosme, promovida pela Associação de Dadores de Sangue de Famalicão. 1 4 h3 0 Apresentação do Observatório de Crescimento e Sustentabilidade, no âmbito das Jornadas de Ciências Empresariais, a ter lugar na Universidade Lusíada de Famalicão, inseridas nos 20 anos da instituição. 1 2h 30 Casa do Professor de Famalicão promove almoço “Festejando a Primavera” a bordo de uma lança na Ria de Aveiro.
Sexta-feira, 22 Todo o dia Passeio ao Gerês no âmbito das comemorações do 20º aniversário da Universidade Lusíada de Famalicão.
Sábado, 23 14h30/19h00 Roteiro museológico em grupo aos museus Cívico, Cultural e Religioso de Mouquim, da Indústria Têxtil, da Fundação Cupertino de Miranda e Bernardino Machado. Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus.
É preciso fazer um esforço para se perceber que neste local há uma passadeira para peões. Estamos a falar de uma das vias mais movimentadas à entrada da cidade, isto é, a via que dá acesso a Santo Tirso, junto à Rotunda da Paz. É urgente pintar de novo a passadeira para segurança e tranquilidade de peões e automobilistas.
Questão Pública “Concorda com a distribuição de preservativos nas escolas, conforme propõe a Juventude Socialista?” Ana Maria Oliveira autarca Tenho várias dúvidas e reservas sobre este tema. Desde logo porque, a ser aprovada esta medida, não estará o Governo a substituir-se aos próprios encarregados de educação? Cabe aos pais decidir se querem os seus filhos em contacto, precocemente ou não, com o presevativo. Não devemos esquecer que frequentam as escolas secundárias crianças a partir dos 13 anos. Por outro lado, a quem caberá a tarefa de distribuir os preservativos? Aos professores? Eu penso que, se a maioria socialista aprovar esta lei, aprovará também uma ingerência inaceitável do Estado, quer na educacão dos nossos filhos, quer na própria vontade e consciência dos professores. Já que em plena crise existe disponibilidade financeira, eu veria com melhores olhos a distribuição na escola, de material didáctico em vez dos preservativos. Conhecemos o nosso parque escolar, está degradado, por vezes obsoleto. Na minha humilde opinião, interessava sim, discutir no Parlamento um grande plano nacional de obras públicas para equipar e reabilitar as nossas escolas.
Maria Augusta Santos professora A disponibilização de preservativos nas escolas para alunos do ensino secundário é aconselhável devendo ser enquadrada no âmbito da educação sexual e integrada num contexto mais alargado de “educação para a saúde” – porque é disso que se trata. É evidente que estas questões estão longe de ser consensuais e, até mesmo pacíficas. Mas a realidade de hoje impõe que façamos uma abordagem clara, objectiva e sem preconceitos. E a realidade é esta: a maioria dos nossos jovens depara-se com problemas de comunicação e diálogo com os pais em matéria de sexualidade, às vezes por falta de formação e quase sempre por falta de à-vontade. Apesar de considerar que a Escola não deve substituir-se à família e, de modo particular aos pais – por não ser esta a sua função primordial, a Escola não pode e não deve desresponsabilizar-se nesta matéria. Porque é na Escola que estes jovens procuram as respostas às suas dúvidas e aos seus anseios. Deverá a Escola alhear-se dos problemas dos seus jovens? Onde irão eles procurar as respostas que necessitam? Talvez onde não é aconselhável, prudente e seguro. Por isso, as questões da sexualidade têm de ser abordadas na Escola e os jovens têm de ser acompanhados numa fase crucial da sua vida e da sua formação cívica e social que, hoje mais do que nunca, impõe comportamentos sexuais seguros e com sentido de responsabilidade. Os gabinetes de apoio aos alunos, a criar em cada escola, constituirão, nesta matéria, pólos de desenvolvimento de acções de informação, formação e prevenção para os nossos jovens.
FICHA TÉCNICA CONSELHO EDITORIAL: Alexandrino Cosme, António Cândido Oliveira, António Jorge Pinto Couto, Artur Sá da Costa, Cristina Azevedo, Feliz Manuel Pereira, Joaquim Loureiro, João Fernandes.
EDITOR DE TURNO:
GRAFISMO:
Magda Ferreira (CPJ 4625) magda@opiniaopublica.pt
Carla Alexandra Soares, Elisete Santos, Pedro Silva.
EDITOR DESPORTO: Bruno Marques (CPJ 8022) brunomarques@opiniaopublica.pt
DETENTORES DE MAIS DE 10% DO CAPITAL
SEDE, REDACÇÃO E PUBLICIDADE:
EMBALAGEM E ETIQUETAGEM:
Feliz Manuel Pereira António Jorge Pinto Couto
Rua 8 de Dezembro, 214 Antas S. Tiago - Apartado 410 4760-016 VN de Famalicão
Almeida Pereira - Operador de Marketing e Impressão Documental, Lda Parque Industrial do Mindelo Vila do Conde
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS:
INTERNET
TIRAGEM DESTE NÚMERO:
Francisco Araújo
www.opiniaopublica.pt
CONTACTOS Redacção:
APOIO À REDACÇÃO: Jorge Alexandre
REDACÇÃO:
OPINIÃO: António Cândido Oliveira, Avelino Leite, Carlos Sousa, Domingos Peixoto, Gouveia Ferreira, J. Silva Lopes, João Casimiro, Joaquim Loureiro, Luís Paulo Rodrigues, Miguel Moreira Silva, Paulo Cunha e Vieira Pinto.
TÉCNICOS DE VENDAS:
DIRECTOR: João Fernandes (CIEJ TE-95) jfernandes@opiniaopublica.pt
informacao@opiniaopublica.pt Carla Alexandra Soares (CICR-248), Cristina Azevedo (CPJ 5611), Magda Ferreira (CPJ 4625) e Sofia Abreu Silva (CPJ 10952).
CHEFE DE REDACÇÃO:
DESPORTO: Bruno Marques (CPJ 8022),
GERÊNCIA: João Fernandes
PROPRIEDADE E EDITOR:
Cristina Azevedo (CPJ 5611) cristina@opiniaopublica.pt
Jorge Humberto, José Clemente (CNID 297) e Pedro Silva (CICR-220).
CAPITAL SOCIAL: 350.000,00 Euros.
comercial@opiniaopublica.pt Agostinha Bairrinho, Maria Fernanda Costa e Sónia Alexandra
EDITAVE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387
20.000 exemplares, nº 889
Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149
NÚMERO DE REGISTO: 115673
Serviços Administrativos:
DEPÓSITO LEGAL: 48925/91
Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149
IMPRESSÃO: Naveprinter - Indústria Gráfica do Norte, SA Estrada Nacional, 14 - Maia