7 minute read

JURERÊ INTERNACIONAL 2050, NOVO CONCEITO EM FLORIPA

24

URBANISMO E SUSTENTABILIDADE JURERÊ INTERNACIONAL 2050, NOVO CONCEITO EM FLORIPA

Advertisement

O New York Times sentenciou em 2009: Jurerê Internacional é “the place to be”, ou seja, o lugar para ser ou estar, no Brasil e no Planeta

texto LU ZUÊ fotos DIVULGAÇÃO GRUPO HABITASUL

Essa é a fama que corre o mundo há 41 anos, quando o Grupo Habitasul apresentou algo que então era pouco conhecido no Brasil, um masterplan, com um projeto que revolucionaria a concepção de bairro-balneário, aberto e integrante da cidade, e que é considerado modelo de preservação ambiental, sustentabilidade, urbanismo e arquitetura, saneamento e segurança, no Brasil e no exterior.

Nessas quatro décadas – e com três novos masterplans –, Jurerê Internacional se transformou num ícone para algumas gerações, como destino ideal para morar, viajar, trocar experiências, praticar esportes, se divertir... Enfim, unir natureza e qualidade de vida num só lugar.

Agora, todos esses conceitos que foram revolucionários desde 1980 se renovam. O Grupo Habitasul se prepara para duplicar o espaço de Jurerê Internacional até 2050, mantendo o foco na preservação ambiental e trazendo um conceito vanguardista de “conviver e viver bem”. Essa nova etapa – com edifícios sustentáveis –, tem valor geral de vendas (VGV) estimado de R$ 1,5 bilhão, e deverá ser implantada até 2035. O diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Roberto Mateus Júnior, explica que, após os licenciamentos e aprovações junto aos órgãos públicos, serão ocupados cerca de 11% da área de 310 hectares, com a maior parte sendo preservada.

Segundo a arquiteta e urbanista Lorena Babot, responsável pelo projeto, hoje o bairro conta com 7.700 moradores fixos e pode comportar um total de 21 mil. A urbanização será vertical, com apartamentos grandes e menores, além de espaços comerciais. O projeto está em discussão com a prefeitura. Já nas áreas aprovadas estão sendo projetados dois empreendimentos a serem lançados até 2024. “Jurerê Internacional 2050 será um lugar conectado e que conecta pessoas. Um lugar aberto, em meio à natureza exuberante e bem cuidada. A maior riqueza é a vida, e a vida saudável é nossa prioridade. E, mais do que nunca, Jurerê Internacional será um lugar para os moradores de Florianópolis e também para os turistas”, afirma José Mateus.

Em entrevista que você lê na página 28, Mateus aborda esse ponto fundamental: a integração do empreendimento com a cidade. “Jurerê Internacional 2050 vai prosseguir e ampliar sua conexão com o futuro de Florianópolis, como o Grupo Habitasul faz desde a década de 1970, antes mesmo do início do empreendimento no Norte da Ilha. Nosso compromisso é com a cidade e com seus moradores”, garante ele.

Há muitas novidades: entre as novas áreas para convivência de moradores, população local e turistas, haverá um Parque Central com mais de 150 mil m² e mais de 10 quilômetros de novas ciclovias ao longo do bairro, áreas de preservação com cerca de 324 hectares de áreas verdes e áreas preservadas por meio de Parques e Reservas Naturais, protegendo a fauna e a flora locais.

Quem vê o projeto do Parque Central fica encantado: tem tudo para se transformar no novo ‘xodó’ de Floripa.

* IMAGENS ILUSTRATIVAS DE PROJETOS EM ESTUDO

Presentes para a cidade e o Estado

E esse novo ponto de encontro da cidade vai se juntar a outro, que já cumpre essa função há muito tempo. O Jurerê Open Shopping, primeiro mall a céu aberto de Santa Catarina, que terá 4 mil m² de lojas, praça de alimentação e espaços de contemplação e lazer. Um lugar especialmente para famílias.

Para Santa Catarina e Florianópolis, Jurerê 2050 também é a renovação do compromisso do Grupo Habitasul para com o Estado e a Capital. A empresa, fundada em 1967, é reconhecida no mercado brasileiro, com atuação em setores essenciais para o desenvolvimento da economia do País. Entre eles o industrial, com a Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, fundada em 1941 em Vargem Bonita, no Meio Oeste de Santa Catarina.

O Grupo Habitasul atua também nos segmentos de turismo e hotelaria. Em Florianópolis, com o Il Campanario Villaggio Resort e o Jurerê Beach Village. E, recentemente, a empresa firmou parceria com a famosa rede alemã de hotéis de luxo Kempinski, que vai fazer seu primeiro investimento no Brasil – R$ 540 milhões no hotel Laje de Pedra, com 250 apartamentos –, cravado nos canyons da Serra Gaúcha.

28

URBANISMO E SUSTENTABILIDADE “Nosso compromisso é com a cidade”

Entrevista | José Mateus, diretor de Negócios do Grupo Habitasul

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC e com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da USP/São Paulo, José Mateus é atualmente o responsável pela operação imobiliária, gestão hoteleira, ativos de renda e serviços de água e esgoto de Jurerê Internacional. Foi gerente das áreas de Estratégia, Marketing, Inovação e Melhoria Contínua na Irani Papel e Embalagem e, antes disso, esteve por seis anos à frente da área industrial de uma das suas unidades de papelão ondulado.

Apesar de jovem, tem muita experiência na condução de planejamento estratégico, desdobramento de metas, construção de parcerias de inovação com startups, universidades e centros tecnológicos.

A Mural conversou com José Mateus sobre o que é Jurerê 2050.

Revista Mural | Os planos para essa expansão mostram um investimento extraordinário do Grupo Habitasul, duplicando o espaço de Jurerê Internacional. Qual é a principal visão da empresa sobre essa expansão? José Mateus | São muitos números e projeções, mas certamente o fundamental é aquele que representa o foco de todo o planejamento: transformar o empreendimento em experiências de bem viver, viver bem e conviver, trazendo a natureza para mais perto da moradia. Por isso, dos 310 hectares que representam a expansão, apenas 11% serão ocupados após os licenciamentos e aprovações junto aos órgãos públicos. Ou seja, teremos 89% da área preservada. Acredito que este é o ponto fundamental, que é pilar de todo o conceito do empreendimento.

RM | Que conceito é este? José Mateus | Jurerê Internacional 2050 será um lugar conectado e que conecta pessoas. Um lugar aberto, em meio à natureza exuberante e bem cuidada. A vida saudável é nossa prioridade e, mais do que nunca, Jurerê Internacional será um lugar para os moradores de Florianópolis e também para os turistas. Poderia enumerar aqui muitas das atrações de convivência, lazer, cultura e entretenimento que a cidade vai ganhar, mas vou destacar o Parque Central, que será o coração do bairro, a conexão principal entre a mata e o oceano. Serão mais de 150 mil m2 de vida e contemplação, com estruturas para esportes, trabalho ao ar livre, passeios e relaxamento com a família. Aliás, este é outro foco de Jurerê 2050: a família, protagonista de todo esse imenso cenário verde da vegetação e azul do mar. RM | Um dos ícones de Jurerê Internacional é o Jurerê Open Shopping, primeiro mall a céu aberto de Santa Catarina. O que vai acontecer ali? José Mateus | Ele vai ser duplicado também. Nos últimos anos, o Jurerê Open Shopping foi revitalizado e ganhou um novo mix de lojas e comércio. A prioridade será para gastronomia e serviços, com expansão em etapas e prazo de conclusão em aproximadamente cinco anos – e continuará a ser sempre a vanguarda da inovação nesse segmento. Neste momento de arrefecimento da pandemia, está apresentando movimento recorde, o que é a natural, porque cada vez mais nós procuramos a segurança dos espaços ao ar livre para comer, comprar, interagir, se divertir.

RM | A conexão do Grupo Habitasul com Santa Catarina e Florianópolis vem de muito antes do empreendimento, em 1980. Esta conexão permanece? José Mateus | Vamos ampliar esta conexão, especialmente com o futuro de Florianópolis. Nosso compromisso é com a cidade e com seus moradores, atuando na preservação ambiental e oferecendo soluções para problemas como o saneamento, por exemplo. Desde o início da década de 80, mantemos o SAE, o serviço de água e esgoto considerado referência para balneários no Brasil e até fora dele. Esse compromisso com a cidade também se faz com participação atuante no Floripa Sustentável, junto com as 45 entidades que buscam construir um futuro de qualidade para a Capital. Nossa bandeira é “transformar lugares em experiências de bem viver, viver bem e conviver”. Florianópolis e Santa Catarina impulsionam nossa estratégia.

This article is from: