3 minute read

FESTAS DE S. MIGUEL TRAZEM MILHARES DE PESSOAS A PENELA

As Festas de S. Miguel 2022 decorreram de 28 de setembro a 02 de outubro, numa organização da Câmara Municipal de Penela. Foram cinco dias de celebração que trouxeram milhares de pessoas ao concelho, com uma programação diversificada, para todos os gostos e públicos. Música, expositores, tasquinhas, produtos endógenos, oferta cultural e desportiva, fogo de artifício e muita animação para celebrar as tradições de Penela, que incluiu a Feira Anual de S. Miguel, a Feira das Nozes e a Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP). As Festas de S. Miguel regressaram a Penela, depois de dois anos em que o formato foi adaptado às condicionantes da pandemia da Covid-19. A autarquia reforçou a aposta no certame, designadamente através de uma oferta musical com artistas nacionais de renome. O grande destaque foi Tony Carreira (dia 1 de outubro) que trouxe milhares de pessoas ao concelho de Penela. Fernando Daniel estava previsto atuar no dia 30, mas acabou substituído por Bárbara Tinoco, por motivo de doença, e Augusto Canário (no dia 2) foram outros dos destaques de um programa variado.

Advertisement

“Penela Fashion” envolveu comércio local

O “Penela Fashion” contou com a participação da Loja da Fina; do pronto a vestir DaModas com Ana Paula cabeleiros; e do Instituto de Beleza Carla Paredes com Biju - acessórios de moda. A edição deste ano do desfile de moda das Festas de S. Miguel foi apresentado por André Sardet e Mariana Solheiro e contou com a atuação de Sara Figueiredo.

Município de Penela distribui nogueiras para incentivar produção de nozes

A Câmara Municipal de Penela distribuiu cerca de mil nogueiras aos munícipes, no decorrer da centenária Feira das Nozes, iniciativa simbólica com que se pretende estimular o aumento da produção deste produto endógeno no concelho.

Transporte gratuito durante o fim de semana do S. Miguel

Nos dias 1 e 2 de outubro, a Câmara Municipal de Penela proporcionou à população residente e visitantes, gratuitamente, um autocarro que passou com a frequência de 20/30 minutos em diversos parques de estacionamento periféricos.

Quisemos recuperar as Festas de S. Miguel como o grande momento de reencontro da família penelense. A escolha de conhecidos artistas nacionais é, também, uma aposta na projeção do Município de Penela na região e no país, pois queremos que o S. Miguel reentre no calendário dos grandes eventos e festas. Trazer artistas como o Tony Carreira, para além de proporcionarem espetáculos de enorme qualidade e de os penelenses também terem direito a usufruir disso, cria atratividade, apoia a economia local e permite afirmar o nome e as tradições de Penela. A estratégia da Câmara Municipal passa por retomar o apoio ao turismo neste pós-pandemia, valorizar os recursos naturais, gastronómicos e culturais da região, assim

Seminário “Sítio Arqueológico de São Simão” no CEHLR Salvador Dias Arnaut

No âmbito do Ciclo de Seminários “História e Património”, promovido pelo Centro de Estudos de História Local e Regional (CEHLR) Salvador Dias Arnaut, realizouse no dia 26 de novembro mais um Seminário intitulado “Sítio Arqueológico de São Simão”. Participou a arqueóloga Sónia Vicente, com o tema “A Descoberta do Sítio Arqueológico de São Simão”; a técnica de conservação e restauro Ana Ravara, com o tema “Conservação, Restauro e Valorização do Sítio Arqueológico de São Simão”; e o antropólogo, Flávio Simões, com o tema “A Necrópole da Senhora da Graça, São Simão, Penela”, seguindo-se uma visita ao Sítio Arqueológico. A iniciativa foi um êxito com a sala de conferências do CEHLR a esgotar a sua capacidade.

Art’Ventus fixa-se em Penela para executar projeto de formação

Na sequência de uma parceria entre o Município e a Associação “Ventos Eruditos”, no âmbito de uma candidatura ao projeto de criação promovido pela Direção Geral das Artes, foi concebido o projeto “Art’Ventus Penela”. Este projeto de desenvolvimento social através da cultura, numa ótica de formação de públicos e de descentralização cultural, com epicentro na música, decorre ao longo de 18 meses e inclui um conjunto de atividades diversificadas, que englobam concertos, oficinas pedagógicas e masterclasses. No projeto são englobadas parcerias com o Agrupamento de Escolas Infante

D. Pedro, a Cercipenela, a Santa Casa Misericórdia, a Casa de Beneficência Oliveira Guimarães, as Filarmónicas de Penela e Espinhal, a Associação Quinta das Pontes e a Universidade Sénior de Penela. No campo das ações realizaramse oficinas nas sedes de todos os parceiros e ainda dois concertos do “Art’Ventus Quintet”, no dia 18 de setembro, no Auditório Municipal de Penela, e no dia 30 de novembro, no Centro da Cultura e do Vinho, em Podentes.