4 minute read

FESTAS DE S. MIGUEL TRAZEM MILHARES DE PESSOAS A PENELA

Advertisement

As Festas de S. Miguel 2022 decorreram de 28 de setembro a 02 de outubro, numa organização da Câmara Municipal de Penela. Foram cinco dias de celebração que trouxeram milhares de pessoas ao concelho, com uma programação diversificada, para todos os gostos e públicos. Música, expositores, tasquinhas, produtos endógenos, oferta cultural e desportiva, fogo de artifício e muita animação para celebrar as tradições de Penela, que incluiu a Feira Anual de S. Miguel, a Feira das Nozes e a Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP). As Festas de S. Miguel regressaram a Penela, depois de dois anos em que o formato foi adaptado às condicionantes da pandemia da Covid-19. A autarquia reforçou a aposta no certame, designadamente através de uma oferta musical com artistas nacionais de renome. O grande destaque foi Tony Carreira (dia 1 de outubro) que trouxe milhares de pessoas ao concelho de Penela. Fernando Daniel estava previsto atuar no dia 30, mas acabou substituído por Bárbara Tinoco, por motivo de doença, e Augusto Canário (no dia 2) foram outros dos destaques de um programa variado.

“Penela Fashion” envolveu comércio local

O “Penela Fashion” contou com a participação da Loja da Fina; do pronto a vestir DaModas com Ana Paula cabeleiros; e do Instituto de Beleza Carla Paredes com Biju - acessórios de moda. A edição deste ano do desfile de moda das Festas de S. Miguel foi apresentado por André Sardet e Mariana Solheiro e contou com a atuação de Sara Figueiredo.

Município de Penela distribui nogueiras para incentivar produção de nozes

A Câmara Municipal de Penela distribuiu cerca de mil nogueiras aos munícipes, no decorrer da centenária Feira das Nozes, iniciativa simbólica com que se pretende estimular o aumento da produção deste produto endógeno no concelho.

Transporte gratuito durante o fim de semana do S. Miguel

Nos dias 1 e 2 de outubro, a Câmara Municipal de Penela proporcionou à população residente e visitantes, gratuitamente, um autocarro que passou com a frequência de 20/30 minutos em diversos parques de estacionamento periféricos.

Quisemos recuperar as Festas de S. Miguel como o grande momento de reencontro da família penelense. A escolha de conhecidos artistas nacionais é, também, uma aposta na projeção do Município de Penela na região e no país, pois queremos que o S. Miguel reentre no calendário dos grandes eventos e festas. Trazer artistas como o Tony Carreira, para além de proporcionarem espetáculos de enorme qualidade e de os penelenses também terem direito a usufruir disso, cria atratividade, apoia a economia local e permite afirmar o nome e as tradições de Penela. A estratégia da Câmara Municipal passa por retomar o apoio ao turismo neste pós-pandemia, valorizar os recursos naturais, gastronómicos e culturais da região, assim

Seminário “Sítio

Arqueológico de São

Simão” no CEHLR Salvador Dias Arnaut

No âmbito do Ciclo de Seminários “História e Património”, promovido pelo Centro de Estudos de História Local e Regional (CEHLR) Salvador Dias Arnaut, realizouse no dia 26 de novembro mais um Seminário intitulado “Sítio Arqueológico de São Simão”. Participou a arqueóloga Sónia Vicente, com o tema “A Descoberta do Sítio Arqueológico de São Simão”; a técnica de conservação e restauro Ana Ravara, com o tema “Conservação, Restauro e Valorização do Sítio Arqueológico de São Simão”; e o antropólogo, Flávio Simões, com o tema “A Necrópole da Senhora da Graça, São Simão, Penela”, seguindo-se uma visita ao Sítio Arqueológico. A iniciativa foi um êxito com a sala de conferências do CEHLR a esgotar a sua capacidade.

Art’Ventus fixa-se em Penela para executar projeto de formação

Na sequência de uma parceria entre o Município e a Associação “Ventos Eruditos”, no âmbito de uma candidatura ao projeto de criação promovido pela Direção Geral das Artes, foi concebido o projeto “Art’Ventus Penela”. Este projeto de desenvolvimento social através da cultura, numa ótica de formação de públicos e de descentralização cultural, com epicentro na música, decorre ao longo de 18 meses e inclui um conjunto de atividades diversificadas, que englobam concertos, oficinas pedagógicas e masterclasses. No projeto são englobadas parcerias com o Agrupamento de Escolas Infante

D. Pedro, a Cercipenela, a Santa Casa Misericórdia, a Casa de Beneficência Oliveira Guimarães, as Filarmónicas de Penela e Espinhal, a Associação Quinta das Pontes e a Universidade Sénior de Penela. No campo das ações realizaramse oficinas nas sedes de todos os parceiros e ainda dois concertos do “Art’Ventus Quintet”, no dia 18 de setembro, no Auditório Municipal de Penela, e no dia 30 de novembro, no Centro da Cultura e do Vinho, em Podentes.

Espinhal recuperou participação de produtores e público

Nesta XXXIII edição, que decorreu de 02 a 04 de setembro, a adesão de produtores e de artesãos cresceu consubstancialmente, recuperando também a participação do público relativamente a edições anteriores marcadas pela pandemia da Covid-19. A forte afluência de público foi também notória nos espetáculos noturnos, em especial ao da artista Ana Malhoa.

VII Bienal de Humor Luís d’Oliveira Guimarães reuniu criadores gráficos de todos os continentes

Criadores gráficos de todos os continentes participaram na VIII Bienal de Humor Luís d’Oliveira Guimarães, em Penela. “Animais, o Homem e o Planeta” foi o tema desta edição. A organização avaliou um total de 1670 trabalhos, provenientes de 550 artistas de 79 nacionalidades representadas. A primeira classificada foi Mahboubeh Pakdel, do Irão. O Prémio Caricatura foi conquistado pelo artista Guaico (Raúl Grisales), da Colômbia.

No dia 15 de julho, Penela viu subir ao palco do Pavilhão Multiusos o espetáculo “Alice”, pel’O Espaço da Dança. O espetáculo, inspirado no clássico literário de Lewis Carroll, integrou todos os alunos da escola de dança, numa grande produção de luz, cor e som, que fez o público viajar até ao País das Maravilhas.

XI Mercado do Queijo e dos Romanos no Rabaçal

O evento realizou-se no dia 24 de abril, numa organização da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, que contou com o apoio do Município de Penela e a colaboração da Associação de Caminheiros de Penela, o Agrupamento de Escuteiros de Penela, o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, o Centro Social e Polivalente do Rabaçal e a Associação de Produtores de Queijo Rabaçal – Aprorabaçal. O evento promoveu não só o famoso Queijo do Rabaçal, mas também outros produtos endógenos, como o Vinho Terras de Sicó, Azeite, Mel e Nozes.