6 minute read

CULTURA E EVENTOS

Numa altura em que muitas famílias se deparam com o impacto económico negativo resultante das medidas tomadas no combate ao novo coronavírus, os apoios sociais do município de Castro Marim estão a num processo de reajuste face a esta nova realidade.

Castro Marim atribuiu bolsas de estudo a alunos do concelho

Advertisement

Assim, apesar da instabilidade gerada em torno deste ano letivo, numa primeira fase com a interrupção das aulas, a câmara municipal manteve o pagamento das bolsas de estudo atribuídas aos alunos do ensino secundário (100€/mês) e superior (250€/mês). No total, foi um investimento de cerca de 32.000 euros com os 32 alunos bolseiros do ensino secundário e de cerca de 40.000 euros com os 21 alunos bolseiros do ensino superior. Este é um investimento que a autarquia tem realizado para apoiar as famílias com maiores dificuldades e que promove, ao mesmo tempo, o aproveitamento escolar, uma vez que é uma das condições da atribuição das bolsas. Mas este ano, no contexto pandémico que o país atravessa, está o município disponível para avaliar situações excecionais ou de emergência, que careçam agora de apoios sociais que até à data não necessitavam. Numa permanente adaptação às situações sociais, educacionais e económicas derivadas da pandemia, o município de Castro Marim alargou também o fornecimento de refeições a alunos de famílias atingidas pela crise económica e assegurou ainda o transporte das mesmas a todos os alunos que residissem fora dos aglomerados de Altura e Castro Marim, além de suportar o valor que excede o apoio do Estado em relação ao Escalão B. Lembramos que as famílias que se encontrem em situação de carência económica equiparada ao escalão A e B, contactar o Gabinete de Ação Social do Município através do número 281 510 742.

Concerto de Verão da Orquestra Clássica do Sul no Revelim de St. António

No passado dia 21 de agosto, o palco do Revelim de St. António, em Castro Marim, recebeu a conhecida Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro. Do programa, com o tema “O Esplendor Barroco”, faziam parte obras de J. Mouret, J.S.Bach e J. Rameau. Com entrada gratuita, mas com lotação muito limitada devido ao contexto pandémico, foi uma inesquecível viagem ao período barroco, em que surgiu a necessidade de se exibirem visivelmente o poder e a grandeza das monarquias absolutistas constituídas.

Procissão em Honra do Imaculado Coração de Maria

A 5 de julho, os alturenses receberam, nas suas casas, a sua padroeira. Com as ruas, as janelas e pequenos altares decorados realizou-se uma procissão, levando uma mensagem de fé e traduzindo o sentimento da união, de pertença e de comunidade alturense.

Pela primeira vez, devido ao contexto da Covid-19, decidiu a paróquia levar a Nossa Senhora padroeira, a toda a freguesia, desde as ruas da frente mar, até ao Montinho da Aroeira, na presença do sr. Padre. A missa campal foi largamente participada num rigoroso contexto de medidas de higiene, tendo-se precedido um momento musical emocionante na voz de Nádia Catarro, acompanhada à guitarra por André Ramos, com “Avé Maria”, de Fernando Pessoa. A procissão em Honra do Imaculado Coração de Maria foi uma organização da Paróquia de Altura, Irmandade do Coração de Maria e Junta de Freguesia de Altura, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim.

Olhá Festa”, da SIC, em Castro Marim

No dia 4 de agosto o “Olhá Festa” esteve em Castro Marim, onde visitou as salinas e provou o queijo de cabra produzido na serra. O programa foi assistido por 1.300.000 pessoas e ainda pode vê-lo em https://sicnoticias.pt/programas/olha-festa.

Homenagem à padroeira Nossa Sra. dos Mártires

Uma das mais emblemáticas e significativas celebrações para os castromarinenses é o 15 de agosto, dia em Honra de N. Sra. Dos Mártires, que este ano foi vivido de uma forma muito particular, com as limitações inerentes à pandemia da Covid-19.

Com ocupação limitada, as celebrações decorreram na Praça 1º de Maio, em Castro Marim, e passaram pela celebração do Terço Mariano e realização de uma Missa Solene, encerrando com um emocionante momento musical de Nádia Catarro e Nuno Martins. Apesar de não se conseguir realizar a Procissão em Honra de N. Sra. dos Mártires, que era o ponto alto das celebrações, foi uma expressiva manifestação de fé num ano em que, mais do que nunca, é importante que se reforcem os valores da solidariedade, da partilha, do respeito e da resiliência. Todas as celebrações puderam ser ouvidas pela vila de Castro Marim, através da instalação de um sistema de som, e foram transmitidas em direto no facebook do Município. As celebrações em Honra de N. Sra. dos Mártires tiveram a organização da Paróquia de São Tiago e da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e seguindo-se as orientações do delegado de saúde na realização deste momento campal.

Comprar online e oferecer Castro Marim

Com o atual contexto pandémico e o cancelamento de quase todos os eventos da agenda cultural e desportiva, o Município de Castro Marim procurou novas formas de se promover. Para as marcas e plataformas de vendas, a alteração dos hábitos de consumo dos portugueses durante o confinamento traduziu-se num investimento online e Castro Marim seguiu esta tendência, retomando o seu portal Local Market (www.castromarimlocalmarket.com) e permitindo assim a compra de muitos produtos e artesanato local.

O Local Market é um desafio e traz novas oportunidades aos nossos produtores e artesãos, quer na promoção e salvaguarda de técnicas artesanais ancestrais, quer no escoamento da produção, internacionalizando e aumentando exponencialmente o público das suas vendas. À venda estão o sal de Castro Marim, “o melhor sal do mundo”, e a flor de sal, artesanato (cestaria, bilros, etc), mel e doces, temperos, conseguidos através da mistura de ervas do território do Baixo Guadiana, conservas de fabrico artesanal, espirituosas aguardentes algarvias, como as de figo e de medronho, doçaria, queijos, enchidos, sabonetes, entre outros artigos que pode consultar no portal. Enquanto espaço físico, o Mercado Local de Castro Marim foi inaugurado na década de 50 (século XX), funcionando como mercado de frutas, verduras e peixe durante largas décadas. Após a sua requalificação e reabilitação, tornou-se num espaço turístico-cultural multifuncional, orientado para o desenvolvimento e o reforço da oferta do comércio local, com um impacto positivo na política de promoção dos produtores e artesãos locais. Numa segunda fase, a autarquia de Castro Marim irá desenvolver uma plataforma que se transfigure numa verdadeira feira online, em que o vendedor/produtor/artesão consiga fazer a sua venda direta através deste meio. O Local Market vai também ser traduzido em várias línguas, indo ao encontro do público internacional, um dos principais clientes da plataforma.