Cadernos de Viagem: Sri Lanka

Page 1

Agosto de 2012 Número 87

Cadernos de Viagem Sri Lanka, a ilha do sorriso Há um lugar no mundo, onde os sorrisos são naturais e estão sempre presentes. Sri Lanka, o antigo reino de Ceilão, é uma pérola no Índico, com muita história, uma luxuriante vegetação tropical, muitos elefantes e muitos macacos, fruta deliciosa, praias orladas de palmeiras, de água quente. Uma ilha, onde nos cruzamos com pessoas com um sorriso sempre nos lábios, onde as pessoas são prestáveis sem serem subservientes, onde o estrangeiro é recebido com toda a naturalidade.

@ M. Margarida Pereira-Müller

A rapariga chegouse ao pé do pai, baixou-se, fez um gesto como se lhe fosse beijar os pés; o pai acariciou-lhe a cabeça e a rapariga partiu a correr como qualquer criança em qualquer parte do mundo. Se a criança a correr é uma cena normal para nós, ocidentais, a saudação da filha ao pai admirou-nos muito. Em Sri Lanka, há um grande respeito pelos mais velhos. Os filhos respeitam os pais — e mostramno publicamente.

O respeito pelo próximo sente-se no modo pacífico como coabitam quatro grandes religiões: budistas, hindus, católicos e muçulmanos têm os seus templos lado a lado, celebram em conjunto as festas religiosas de cada uma das comunidades. Há muitos séculos, um rei budista mandou colocar no templo budista as estátuas de duas divindades hindus porque

a sua mulher era hindu e ele queria orar no templo e têla ao seu lado. Os amigos de Jagath, o nosso condutor, budistas, passaram a noite a ver a perahera hindu em Kataragama. Sorrisos, respeito, harmonia — um paraíso no Índico.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cadernos de Viagem: Sri Lanka by M.Margarida Pereira-Müller - Issuu