2 minute read

Inovação educacional: Programa Aluno Conectado é destaque no Brasil

Com o desenvolvimento de políticas públicas e o empenho da equipe da Secretaria de Educação, o município de Toledo é destaque no Brasil. Entre as ações que atraem a atenção dos gestores está o Programa Aluno Conectado. Com a proposta em promover a inclusão digital e o protagonismo dos estudantes, a atividade atraí a atenção de outros Municípios. Em maio, a secretária de Educação Marli Gonçalves Costa; a diretora de Ensino Dirce Kulzer e o prefeito Beto Lunitti apresentaram o Aluno Conectado no Seminário Nacional “Escola? Presente”. O tema deste ano foi “Inovações Educacionais e Recomposição de Aprendizagens: Desafios da Escola Contemporânea”. O Seminário aconteceu em Pernambuco.

Os gestores de Toledo demonstraram as experiências bem-sucedidas do Programa, destacando práticas inovadoras, métodos e ensino diferenciados no uso das Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação.

Advertisement

O Programa Aluno Conectado promove a inclusão digital e incentiva o protagonismo dos estudantes. Marli Gonçalves Costa – responsável pela pasta – destaca a importância da abordagem focada na inovação tecnológica e, principalmente, no avanço educacional de cada criança. “O Programa oferece um ecossistema de oportunidades. Aluno Conectado estimula o potencial do aluno e o prepara para os desafios do mundo contemporâneo”.

O Programa Aluno Conectado garante a possibilidade de ensinar e de aprender. “Toledo é um município preocupado em promover o ensino com qualidade e tem atuado com responsabilidade”, afirma Marli.

INOVAÇÃO - O prefeito Beto Lunitti ainda destaca o ecossistema inovador criado em Toledo. “O Município potencializa as questões pedagógicas valorizando o livro didático, o giz, o quadro, o apagador, as tradicionais práticas e as novas pedagógicas a partir da inovação continuada dos professores”.

Beto Lunitti menciona a importância de com- partilhar com os demais gestores a política educacional como estruturante para Toledo. “Do ponto de vista da inovação, inclusão, encantamento, da libertação e do desenvolvimento socioeconômico”.

A secretária de Educação Marli enfatiza que a presença de Toledo em eventos, semelhantes ao de Pernambuco, demonstra a prática abordada na cidade, assim como no Paraná e ela é repassada aos demais estados, contribuindo de maneira significativa ao ensino e a educação do Brasil.

Robótica Educacional de Toledo

O trabalho desenvolvido no Programa Aluno Conectado com os alunos da rede de ensino municipal de Toledo começa a apresentar resultados positivos. A secretária de Educação Marli Gonçalves Costa reforça a importância da educação tecnológica e o do estímulo ao pensamento criativo e inovador. O comprometimento e a dedicação dos professores do componente curricular de Robótica Educacional renderam elogios e premiações no Desafio Edubot de Robótica na Technovação 2023, em Cascavel, no mês de maio. O coordenador da Robótica Educacional de Toledo, Ms Julio Cesar Braun com professores e alunos das escolas Olivo Beal, Arsênio Heiss, Walmir Grande, Waldyr Becker, André Zenere, Anita Garibaldi, Miguel Dewes e Washigton Luis participaram do evento. Nele, professores e alunos tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre ensino/aprendizagem da Robótica, conhecer as novidades tecnológicas e competir com escolas de outros municípios. O evento reuniu mais de 120 competidores de diversos municípios da região Oeste. A Escola Municipal Walmir Grande, representada pelas professoras Luciele Rodrigues Alves Signor e Sthella Rayssa Biz dos Santos, responsáveis pela disciplina de Robótica Educacional nos turnos matutino e vespertino, respectivamente, com os alunos Gabriel Henrique Sgarbossa Oro (4o ano A – integral), Kelly da Silva Silvestre, Rian Eloí Duque de Oliveira e Rafael Arruda Borre (5o ano A matutino) conquistaram o primeiro lugar no Futebol Bluetooth. Toledo também foi premiado na categoria de Robô mais criativo. Nessa categoria, a Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, representada pelos alunos William Rafael Citalla e Kauã Vitor da Roza Dias Teles, sob a orientação da professora Andréia Andrade da Silva se destacam com o projeto inovador e criativo.