3 minute read

Ano letivo em Barueri, começa em clima de alegria e muita aprendizagem

A rede municipal de ensino de Barueri conta com cerca de 65 mil alunos distribuídos em 106 escolas

para a escola. “Eu estou adorando rever meus amigos e conhecer os novos professores. Estava morrendo de saudade de estudar”, comemorou.

Advertisement

mentares. Além das excelentes estruturas dos prédios escolares, os estudantes da rede contam com projetos inovadores de educação tecnológica.

Escolas já podem inscrever alunos para a Olimpíada de Matemática

Escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas particulares de todo o país têm até o dia 17 de março para inscrever alunos para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Os estudantes da rede municipal de ensino de Barueri compareceram em peso no primeiro dia de aula. A rede conta com cerca de 65 mil alunos distribuídos em 106 escolas. A segunda-feira foi marcada pelo início do ano letivo, com acolhimento, distribuição de kits escolares, merenda deliciosa e nutritiva e muito carinho e atenção dos professores e demais profissionais. Nas unidades de ensino do Parque Imperial, além dos kits com material escolar, os estudantes também receberam o uniforme completo. De acordo com a Secretaria de Educação, devido ao grande número de peças a serem distribuídas para todos os alunos, as entregas acontecerão de forma escalonada. O aluno Gabriel Ferreira, do 3º ano da Emef Júlio Gomes Camisão estava muito feliz ao retornar

Merenda Escolar Os estudantes estavam na expectativa para a hora da merenda e já no primeiro dia de aula se deliciaram com o cardápio. As refeições oferecidas nas escolas dispõem de alimentos variados que estimulam o consumo de mais vitaminas e expõem o aluno a novos sabores, texturas e aromas, sempre buscando ofertar refeições saudáveis e nutritivas. O cardápio rico em alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes garante boa oferta de vitaminas, minerais e fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, na redução da absorção de gorduras e açúcares, fortalecendo a imunidade e aumentando a sensação de saciedade. Na formulação dos cardápios é priorizado o uso de alimentos in natura e da época, pois eles contêm maior quantidade de nutrientes, além de serem mais saborosos e de melhor qualidade. Os cardápios também são diversificados para evitar a monotonia, aumentar a aceitação e prevenir deficiências ali-

As unidades de ensino também contam com equipados laboratórios de ciências, todos com novas bancadas e instrumentos completos que possibilitam a execução de experiências eficazes. Quadras poliesportivas, playgrounds e piscinas de natação atendendo em cinco polos também contribuem para o lazer e vida saudável dos estudantes matriculados na rede. O diretor da Emef Júlio Gomes Camisão, Carlos Bordin, condessou estar muito otimista com o início do ano letivo. “Deixamos a escola impecável para receber nossos alunos. Pensamos em todos os detalhes para acolher estudantes e professores. Será um ano letivo maravilhoso”, disse.

O secretário de Educação, Celso Furlan, aproveitou o início das aulas para visitar e dar as boas-vindas pessoalmente aos professores, funcionários e estudantes de algumas escolas.

“Trabalhamos muito para oferecer a melhor educação aos alunos baruerienses. Que todos aprendam muito e sintam-se bem acolhidos”, disse.

Considerada a maior competição científica do Brasil, ela é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e reúne, todos os anos, mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. No ano passado, foram 18,1 milhões de alunos de 54 mil escolas, atingindo 99,78% dos municípios brasileiros. O diretor adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, disse que a grande novidade do certame este ano é a criação de medalhas regionais. Outra novidade é que o IMPA está duplicando o número de medalhas destinadas a escolas privadas. “Eram 75 medalhas de ouro e passarão a ser 150. Isso também visa aumentar o número de premiados para tentar estimular a participação”, informou. Desafios Segundo o diretor informou, uma coisa que ocorre apenas com as escolas privadas é que elas inscrevem somente estudantes interessados em matemática. Ele deixou claro que a prova não mede conhecimento e que os problemas apresentados envolvem criatividade. Durante a prova, muitos alunos que não gostam de matemática acabam percebendo que a matéria consegue ser algo bom.

Maria Martinha dos Santos

A área de fisioterapia tem a escola como um dos campos de sua atuação, envolvendo a promoção, prevenção e assistência de saúde das crianças. Cientes da importância deste trabalho, o Centro Educacional Maria Martinha dos Santos conta com o trabalho da fisioterapeuta Rita Carolina, que integra a equipe multidisciplinar da unidade. A profissional atua em parceria com a equipe pedagógica, auxiliando na elaboração de atividades para a qualidade de vida, prevenção de problemas físicos e fortalecimento corporal dos alunos, com foco no desenvolvimento e crescimen- to físico-motor, associados aos cuidados para com a postura corporal das crianças. Na primeira quinzena de dezembro, a fisioterapeuta promoveu atividades lúdicas para os alunos do berçário e do maternal I. Para os bebês do berçário, a profissional proporcionou uma atividade sensorial, na qual utilizou uma caixa tátil que possuía diferentes texturas para que eles pudessem conhecer. Já para os alunos do maternal I, ela realizou um circuito de mãos e pés, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora e equilíbrio dos pequenos. As crianças demonstraram interesse e curiosidade durante as atividades, o que tornou a proposta ainda mais rica e eficaz para a observação, identificação das habilidades e fases do desenvolvimento neuropsicomotor de cada um dos alunos. Na escola, a fisioterapeuta também é responsável por identificar possíveis dificuldades, atrasos ou alterações no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças; conduzir programas de tratamento para ergonomia no ambiente escolar; desvios posturais; e auxiliar na inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais sempre que necessário.