2 minute read

Um Pouco de TUDO

Líderes prometem conter desmatamento até 2030

Os líderes mundiais comprometeram-se na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-26) a conter o desflorestamento até 2030. Os ambientalistas consideram que lhes falta a urgência necessária. Uma declaração conjunta será adotada por mais de 100 países onde se situam 85% das florestas mundiais, entre elas a floresta boreal do Canadá, a Floresta Amazônica ou ainda a floresta tropical da bacia do Congo.

Advertisement

Cartórios passam a receber denúncias

Os 579 cartórios catarinenses, sob a orientação do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), já estão integrados à campanha Sinal Vermelho, que combate a violência doméstica contra as mulheres. Agora, toda mulher vítima de violência pode pedir socorro nas serventias extrajudiciais ao desenhar na mão um “X”, que pode ser vermelho ou não, e mostrá-lo aos serventuários dessas repartições. Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, mais de 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência doméstica no Brasil. Além das serventias extrajudiciais, as farmácias também estão preparadas para identificar as vítimas.

Portaria proíbe demissão de trabalhador não vacinado

O empregado que não tiver tomado vacina contra a covid-19 não poderá ser demitido ou ser barrado em processo seletivo. A proibição consta da Portaria 620, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A medida vale tanto para empresas como para órgãos públicos. Em vídeo, o ministro Onyx Lorenzoni disse que a portaria protege o trabalhador e afirma que a escolha de se vacinar pertence apenas ao cidadão.

Jornalistas são Nobel da Paz

Os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz deverão receber suas homenagens em Oslo, informou o Comitê Norueguês do Nobel, ao contrário de Estocolmo, onde as outras cerimônias do Nobel foram canceladas por causa da pandemia de covid-19 pelo segundo ano consecutivo. Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, que enfrentaram a fúria dos líderes das Filipinas e da Rússia para expor a corrupção e o desmando, receberam o Prêmio Nobel da Paz deste ano pela defesa da liberdade de expressão, em um momento de ataque em todo o mundo.

Criança é vacinada por engano

Uma criança de seis anos recebeu uma dose da vacina contra a covid-19 por engano em Criciúma. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a menina foi acompanhada por médicos. A vacinadora responsável pela aplicação foi afastada e o caso é investigado. O engano ocorreu em 26 de outubro, quando a família da menina foi até um posto de saúde para tomar a vacina contra a gripe. O imunizante aplicado na criança, segundo a prefeitura, foi o da Pfizer.

Brasil reduziu em 30% mortes por acidentes de trânsito

Entre 2011 e 2021, o Brasil reduziu em 30% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. O número foi divulgado pelo secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. Segundo ele, em 2011, 42 mil pessoas morriam, por ano, em acidentes de trânsito. Atualmente, o total está em 30 mil. Carneiro lembrou que campanhas de conscientização, como a Semana Nacional de Trânsito, têm papel importante na mudança de cultura em relação a acidentes de trânsito. O tema da campanha de 2022: Juntos salvamos vidas.