Jornal de Fato

Page 29

# mais dicas

3

ORGANIZANDO COLARES Uma boa ideia para organizar os seus colares é fiar ganchos adesivos na porta do armário ou em outra superfície lisa e pendurá-los. Fácil e prático!

mulher

Domingo, 23 de setembro de 2012

Maquiagem também BALADA IMPOSTOR tem data de validade do

José de Paiva Rebouças cesarsantos@defato.com jottapaiva@gmail.com

Evite usar rímel, batom e outros itens em que exista um contato direto com a pele e mucosas de outras pessoas, pois esse contato é fonte de contaminação Cuidado com promoções. Muitas lojas colocam os produtos com prazo de validade perto do fim com preços muito baixos e esquecemos de verificá-la. Esse barato pode sair caro!

A

lergia, pele irritada e algumas outras doenças, esse é o resultado do uso de maquiagem estragada. Muitas das coisas que compramos para nosso uso pessoal vêm com tempo determinado para ficar em nossas gavetas e armários e por mais que aquela sombra seja caríssima e aquela base custe muito dinheiro, use o mais rápido possível e da melhor maneira, pois eles têm prazo de validade e é melhor você jogar fora antes que surja algum problema. O contato do produto com o ar, a pele e as mucosas colaboram para a contaminação por fungos e bactérias e apesar de na composição dos cosméticos estar incluso após certo tempo ele para de agir e o produto deve ser jogado fora. Na hora de demaquilar também devemos ter um cuidado especial para evitar contaminação e irritações, em especial nos olhos, temos que ter bastante cuidado para as impurezas que saem junto com o demaquilante, passe o algodão embebido no produto de maneira delicada, nunca esfregando. Duas grandes fontes de contaminação que geralmente não são levadas em conta são o partilhar dos cosméticos com as amigas e principalmente os demonstradores da loja, que constituem riscos gravíssimos de pegarmos alguma alergia e outras doenças. O batom pode conter herpes e a escovinha do rímel pode ter o micro - ogranismo que provoca a conjutivite, evite usar os produtos de outras pessoas e em lojas verifique se eles possuem escovas e espátulas descartáveis, caso contrário, compre no risco da cor e da textura, mas na segurança de sua saúde. Os cosméticos estragados geralmente apresentam mudança na aparência, cor e cheiro, fique sempre atenta.

Algumas dicas para manter o seu produto em bom estado de uso e com menos riscos: • Nunca armazene os seus produtos no banheiro, pois a umidade pode danificá-los; • Cole as datas de validades nos produtos em que elas vêm apenas na caixa; • Diariamente use um spray higienizador de pincéis e lave os com shampoo neutro regularmente, pois eles são fonte de contaminação; • Maquiagens em pó e compactas têm duração maior que os produtos líquidos e cremosos; • Lave as mãos antes de manusear as suas maquiagens; • Mantenha pincéis e esponjas sempre limpos e higienizados; • Use uma espátula para retirar os produtos que não possuem válvula pump;

• Se você teve algum problema de saúde como herpes e conjuntivite, jogue fora os produtos que você usou neste tempo, ou você se contaminará novamente; • Não guarde a esponja junto ao pó, pois ela pode contaminá-lo; • As maquiagens que são levadas na bolsa merecem um cuidado especial por estarem mais facilmente expostas ao calor e à umidade; • Mantenha os esmaltes longe do sol e do calor, pois eles mudam a composição do produto e causam a sua descoloração; • Perfumes também devem ficar em um ambiente ao abrigo da luz e do calor que mudam sua coloração e aroma.

COLABORAÇÃO @Ildete Pereira www.semsombradeduvidas.com

O vaso

T

inha de terminar cedo a tarefa, por isso fui aos lugares exatos. Procurei a melhor loja, daquelas que o atendente não empreende grandes esforços para lhe receber. Olhei com cuidado cada uma das peças disponíveis e me esforcei para não tocar em nada. Olhei para um vaso de porcelana estrangeira e imaginei ser perfeita para a questão. Tive receio de tocá-lo tamanha a delicadeza, os detalhes e a forma como estava protegido. Imaginei o preço e continuei olhando. Não devia de ser barato, afinal, não se tratava de uma reprodução, mais parecia um produto autêntico, real, uma obra de arte que demorou a ganhar maturidade na cabeça do artista e muito mais para ficar pronto. Comprei sem ver o preço, daquele jeito que a gente faz no restaurante, entregando o cartão e fazendo gestos de emudecimento. Pedi que a loja colocasse no banco traseiro do carro adequadamente. Ainda se ofereceram para entregar em minha casa cumprindo todos os procedimentos de segurança, mas eu tinha pressa. Colocaram o objeto dentro de uma caixa forrada com material contra impacto e papel-bolha. Seguro o suficiente para qualquer incidente na estrada e segui. Agora precisava de algo para completá-lo, não que fosse insuficiente, mas queria que tivesse volume e peso. Noutra loja encontrei o que procurava. Pequenas esferas ocas de vidro de diversas cores muitas vezes mais delicadas do que o vaso. Uma verdadeira operação para manipular, pesar e embalar para a viagem. Também não vi o preço, mas imagino ter custado quase o mesmo que a primeira aquisição. Mais um trabalho para colocar no carro e garantir que chegassem inteiros em minha casa. Entrei na garagem sem pressa. Afastei qualquer coisa que colocasse em risco as novas aquisições. Escancarei a porta do carro, afastei o banco da frente e peguei com cuidado exagerado o vaso. Bem no meio do meu jardim já estava preparado um lugar especial para ele. Uma base esculpida em mármore de um metro e pouco de altura, de forma que a obra de arte ficasse na altura perfeita. Extraí com cuidado da embalagem, afastando minuciosamente os protetores e o papel-bolha. Em seguida, repeti a operação com o outro pacote, dessa vez ainda com mais cautela. Retirei esfera por esfera e fui inserindo no fundo do vaso até que ele ficasse completo até em cima. Estava pronta a exposição. No fundo do jardim, meu velho objeto de defesa: um taco de basebol original do New York Yankees comprado na internet a peso de ouro. Mirei-o na minha obra de arte e imaginei os fragmentos dourados explodindo sob o sol ardente do início da tarde.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.