7 minute read

Tom de voz

Quando alguém ler, ouvir, estiver numa loja Aqui há Pão queremos que reconheçam a nossa personalidade e o nosso tom de voz.

coNFIANTE

Advertisement

Ser confiante é transmitir a qualidade da marca. Se acreditar que os produtos são bons, se tiver essa certeza o seu cliente lerá nos seus olhos essa informação.

sEr coNFIANTE É: • Ser seguro • Ser acertado • Ser amigo sEr coNFIANTE Não É: • Ser arrogante • Ser agressivo • Sentir-se superior

Dicas para escrever/falar/ser:

seja claro (a) Diga aquilo que pretende dizer, sem artifícios.

Evite falar no passado, o hoje é que conta Não precisa de contar os méritos para ser confiante e mostrar que sabe.

seja humilde quando fala Deixe que os clientes confiem em si naturalmente, não entre em exageros com o cliente.

Evite culpar outros Não use expressões como “eles dizem”, “eles é que sabem”, “foram eles”. Você é parte do processo. Não culpe os outros para se desculpar.

ExEMPlo: O pão acabou de chegar à momentos, por isso tudo o que vê é fresco. Todas as lojas recebem pão três vezes por dia porque a preocupação é a qualidade.

AcEssíVEl

Aqui há Pão deve ser uma marca de braços abertos ao público. A marca e quem a representa deve facilitar a vida dos clientes, por isso a linguagem deve ser simples e fácil de compreender.

sEr AcEssíVEl É: • Fácil de compreender • Disponível • Convidar a entrar sEr AcEssíVEl Não É: • Dar sem receber • Excessivamente disponível • Falar demais

Dicas para escrever/falar/ser: Mostre que é prestável (a)

Ganha-se mais um cliente na atenção no que na ação (vender).

cumpra horários Não dececione o seu cliente com a porta fechada.

cumpra o compromisso da marca Em horário de loja tenha sempre pão para vender. Se não tem um, diga que tem outro.

capacidade de adaptação Se vende uma marca deve vender a personalidade da marca e não a sua. Tente adaptar-se à marca e não faça com que a marca se adapte a si, pois o que o seu cliente quer comprar é a marca.

ExEMPlo: Se não for para alimentar muitas pessoas leve o pão de meio quilo em vez do quilo. Estamos abertos todos os dias, não há necessidade de comer pão de ontem, a não ser que seja para uma boa açorda.

ENTusIAsTA

Aqui há pão abraça o mercado com paixão e entusiamo, é o traço mais marcante da sua paixão. Vê sempre o lado positivo das coisas e procura sempre o melhor.

sEr ENTusIAsTA É: • Energético • Positivo • Sempre à procura de novos desafios sEr ENTusIAsTA Não É: • Forçar • Gritar, falar alto • Exagerar

Dicas para escrever/falar /ser:

seja positivo (a)

Evite usar expressões negativas. Se não conseguir à primeira faça novamente.

seja apaixonado (a) Mostre felicidade quando fala. A felicidade não se compra, mas contagia.

Torne a escrita útil para quem lê Não fale por falar, não escreva por escrever. Pense no que podem significar os produtos na vida dos seus clientes e dê-lhe exemplos.

Evite excesso de pontuação (!!!) (???) Não altere ou mude o volume de voz de forma excessiva tal como não deve usar excesso de pontuação ou letras maiúsculas em excesso.

ExEMPlo:

Experimente o Pão do Monte, é muito fofo e os pequenos acham-lhe piada. Com manteiga ou queijo, vai dar com eles e já lhe estão a pedir mais. Ainda para mais já o leva fatiado. É meio-caminho andado!

ExPErIENTE

Quem responde pela marca deve estar dotado de total conhecimento sobre os produtos que ela representa e deve ter a capacidade de sugerir. A experiência vai mostrar que sabemos do que falamos.

sEr AcEssíVEl É: • Saber informar • Sugerir • Transmitir qualidade sEr AcEssíVEl Não É: • Dominar todos os assuntos • Não querer saber/fazer mais • Não querer evoluir

Dicas para escrever/falar/ser:

Mostre que sabe Evite o não sei. Quando não souber anote a pergunta, ligue a quem o pode ajudar. Amanhã, poderá responder.

seja fatual Relate experiências positivas e vividas entre si e marca.

use a palavra nós Dizer “nós” ao invés de Aqui há Pão, torna o grupo mais forte e por isso mais experiente.

Não use termos excessivamente técnicos Por mais domínio que possa ter sobre o tipo de matéria prima ou o processo de fabrico do pão seja o mais simples possível nessas informações. Se não o perceberem é o mesmo que não ter dito nada.

ExEMPlo: Fabricamos pão desde 1983, a qualidade dos nossos produtos é resultado desta experiência e de uma equipa de apaixonados pelo verdadeiro pão. Identificamo-nos com a marca e abrimos recentemente a loja para fortalecer o grupo.

EscrEVEr PArA coNsuMIDorEs

(ex. anúncios, brochuras, embalagens, website)

Queremos que o cliente reconheça a marca, esteja onde estiver. Pretende-se que este reconhecimento seja feito com os benefícios da marca. Assim a escrita Aqui há Pão deve ter sempre presente: os benefícios, os nossos serviços e por último, que o leve a comprar os produtos.

Dos seus quatro elementos da personalidade, na escrita devem destacar-se o lado entusiasta e o lado acessível.

Dicas para escrever/falar/ser para os consumidores:

Fale sobre as pessoas Não centre a comunicação nos produtos. Fale sobre as pessoas os seus hábitos, os seus comportamentos.

Mostre os benefícios Não se perca nas vantagens da marca, concentre-se nos benefícios reais, que mudam, que ajudam, que facilitam e melhoram a vida dos seus clientes.

Faça questões Uma boa pergunta faz com que o consumidor pense sobre a sua marca, ao invés de absorver só informação. Ao pensar está imediatamente a memorizar a sua marca.

ExEMPlo: Há quanto tempo não toma um pequeno-almoço em família? Umas torradas, o pão ainda quente, compotas, uns bolinhos, manteiga, sumo de laranja ou leite, aquele momento que alimenta o resto do dia e que nos faz pensar: Aqui há pão com sorrisos

EscrEVEr PArA NEgócIos

(ex. lojistas, catálogos, e-mails para parceiros, etc.)

Queremos que os nossos parceiros promovam os nossos produtos, por isso as nossas mensagens devem ajudar a compreender e apreciar a nossa marca.

Para este lado mais profissional a personalidade da marca deve incidir no lado experiente e confiante.

Dicas para escrever/falar/ser nos negócios:

Apresente factos Não deixe a sua subjetividade falar mais alto. Mostre factos e centre-se no público -alvo dos seus parceiros.

Direto ao assunto Diga o que tem a dizer sendo assertivo. Não deixe as pessoas à espera, ninguém gosta de ficar em listas de esperas.

seja sucinto Diga mais utilizando poucas palavras. Ninguém gosta de perder tempo.

ExEMPlo: A variedade que disponibilizamos é uma necessidade dos nossos clientes, que lhes facilita a vida.

Esta postura mostra aos lojistas que a razão pela qual eles disponibilizam variedade advém da própria necessidade dos seus clientes.

EscrEVEr PArA os MEDIA

(ex. comunicados de imprensa, entrevistas, redes sociais)

Este público é um dos principais intermediários entre a marca e os seus clientes. Por exemplo, um jornalista pode entender termos técnicos tal como as lojas, mas a principal necessidade dele é escrever de forma clara e atrativa para os consumidores.

Dicas para escrever/falar/ser nos media:

comunicado de imprensa Não faça grandes descrições, use frases curtas e simples de entender. Combine com frases chaves que criarão uma maior memória da sua marca.

Mostre entusiasmo Mostre paixão quando fala. Mostre o poder da marca Aqui há Pão e quão feliz tem sido os seus clientes desde que as lojas abriram.

social media Fale como se estivesse a falar com alguém real. Por isso mesmo seja conforme a personalidade da marca: entusiasta, confiante, experiente e acessível.

ExEMPlo: Quem diz que o pão é o acompanhamento? A marca Aqui há Pão tem vindo a mostrar que a qualidade do pão muda a forma como apreciamos uma refeição. Após estudo de mercado em prova cega, foram dados a provar a 1.000 pessoas cinco tipos de pão de diferentes padarias que eram apreciados com queijo, manteiga e compota (estes sempre da mesma marca). Verificou-se que os sabores que o publico elegeu eram os que tinham o pão caseiro Aqui há Pão.

10 dicas para se senTir na persOnalidade da Marca

1. Entre na personagem Antes de começar, entre no espírito da personalidade da marca. Lembre-se de alguém que seja: confiante, experiente, entusiasta e acessível.

2. simplesmente fale Simplesmente escreva. Não perca a espontaneidade. Quanto mais pensar mais difícil será expressar-se.

3. compreenda o que diz Se compreende o que diz, está no bom caminho. Se não consegue compreender de imediato o que escreve, o melhor é escrever novamente.

4. Tenha uma frase-chave Uma boa frase é meio caminho para despertar a atenção de quem o ouve ou lê.

5. Pergunte se é relevante o que diz Pergunte-se se há uma boa razão para dizer o que diz ou escrever o que escreve. Caso não exista, também não haverá para o seu cliente.

6. Escreva como fala. Fale como escreve Mantenha-se fiel aos seus princípios e seja o mais coerente possível no seu discurso.

7. Evite clichés ou frases feitas Não utilize frases que todos usam. Procure ser original.

8. Frases pequenas Descrições simples. Não use 100 palavras se consegue dizer o mesmo com 50.

9. Mantenha o ritmo Se atende um cliente com um determinado ritmo, o próximo deverá ser igualmente atendido.

10. seja ativo Mostre pró-atividade, não seja passivo. Mostre que está sempre disponível.