4 minute read

Editora Bom Jesus

A Editora Bom Jesus nasceu com uma proposta pedagógica alinhada à demanda criada pela sociedade contemporânea. Edita suas obras com a responsabilidade de avançar continuamente na reflexão do processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma discussão chancelada academicamente com base em práticas docentes reais, sem perder o foco na formação humana.

Sediada na cidade de Curitiba (PR), a Editora Bom Jesus é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e faz parte da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). Em seu portfólio, reúne livros didáticos da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo obras específicas para todas as disciplinas, paradidáticos e diversas soluções educacionais, como objetos de aprendizagem, jogos pedagógicos, videoaulas e livros digitais, entre outras ferramentas de aprendizagem.

Os materiais didáticos produzidos pela Editora fazem parte do reconhecimento da Instituição no meio educacional e entre os alunos. Todas as obras nela editadas são meticulosa e previamente pensadas, desde a concepção teórica, elaboração, impressão gráfica e distribuição, até o momento em que chegam às mãos dos alunos e dos docentes com o compromisso de manter constantemente sólido o compromisso com a educação.

Atenta aos desafios da educação contemporânea e ao desenvolvimento de competências demandadas pelo mundo atual, a Editora busca continuamente oferecer os recursos didáticos mais recentes no intuito de ampliar as possibilidades dentro e fora da sala de aula.

LIVROS DIDÁTICOS | COLEÇÃO FORMAÇÃO DE VALOR

A Coleção Formação de Valor oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes. Possibilita a transferência de conhecimento acadêmico a outras vivências, assim como desperta a consciência crítica e o senso de coletividade.

PARADIDÁTICOS

A Editora Bom Jesus conta com livros paradidáticos próprios e também com títulos traduzidos, originários de diversos lugares do mundo e selecionados criteriosamente. A ampla diversidade de obras atende aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sempre com propostas contextualizadas ao conteúdo pedagógico.

Conheça todo o portfólio de livros didáticos e paradidáticos no site da Editora Bom Jesus: <www.editorabomjesus.com.br>.

EDUCAÇÃO DIGITAL E O DESAFIO DO TRABALHO REMOTO

Em 2020, a pandemia da covid-19 trouxe novos desafios para todos os setores da sociedade, incluindo a Educação. Nesse contexto, o Bom Jesus, como Instituição comprometida com os mais altos padrões de excelência, buscou as melhores soluções tecnológicas para garantir aos seus alunos a continuidade dos estudos na modalidade remota.

Em entrevista, Jorge dos Santos Souza, coordenador do setor de Educação Digital e professor do Ensino Médio, detalhou a rotina de empenho (e muitas horas-extras!) de toda a equipe para garantir um ensino de qualidade durante todo o ano. Nesse sentido, algumas das medidas tomadas, segundo ele, foram: inserção de novos jogos e atividades interativas nas salas de estudo; expansão do uso da Plataforma Moodle para as avaliações do Ensino Fundamental II, anteriormente usada apenas pelo Ensino Médio; postagem de atividades e aulas ao vivo por meio de aplicativos do Google (Forms, Classroom, Meet, Drive, Gmail) e Google Sites da Educação Digital.

Como funcionou o desenvolvimento desse trabalho com os coordenadores?

Temos um Google Sites da Educação Digital. Quando o coordenador precisa de uma atividade (jogos, atividades on-line, vídeos, áudios, edições, entre outros), ele acessa o Google Sites e registra sua demanda em um Google Forms. Em seguida, a equipe distribui essa solicitação de acordo com a necessidade: revisão do texto, roteiro de vídeo e/ou de áudio, atividade, GDD (documento para construção de um jogo), ilustração, programação, criação de personagens, gravação de áudio, compra de imagens, entre outros.

Quantas horas de aulas foram disponibilizadas, por dia, aos alunos?

Todos os dias foram disponibilizados, pelos coordenadores, materiais e atividades aos alunos, e, com exceção das quartas-feiras, diariamente os professores entraram com aulas ao vivo para seus respectivos alunos. Na etapa do Terceirão (último ano do Ensino Médio) aconteceram seis meets por manhã, inclusive aos sábados, além das aulas de Fera Mais, Fera Medicina e outras disponibilizadas à tarde.

Ainda de acordo com o profissional, uma vez que os estúdios do Centro de Estudos e Pesquisa (CEP) não puderam ser utilizados durante a pandemia, docentes e coordenadores passaram a fazer suas gravações em casa e enviá-las para a equipe de edição. Com isso, houve um aumento significativo na quantidade de vídeos para tratamento e disponibilização. Além disso, ele ressalta que, como 100% dos docentes, coordenadores, assessores e gestores (além de boa parte do administrativo) passaram a fazer uso dos recursos da Plataforma Google, nos dois primeiros meses as demandas do setor cresceram enormemente, com turnos de trabalho de até 18 horas diárias para atender às solicitações de suporte.

Por fim, mas não menos importante, apesar da necessidade de distanciamento social, o time Bom Jesus também fez o possível para manter a chama da união e da fraternidade acesa. Missas, palestras e até a Festa Junina de 2020 foram transmitidas pela internet para toda a comunidade escolar.