1 minute read

Mensagem do Presidente

Em 2020, fomos surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus. E a crise provocada pela covid-19 pôs em evidência e agravou muitos problemas contemporâneos, tais como o egoísmo, a falta de interesse pelo bem comum, o desemprego, a pobreza, o racismo, a fome, a degradação ambiental, a desigualdade de direitos, o tráfico de pessoas, mulheres subjugadas etc.

Para combater a cultura individualista e do descartável, que está na raiz dessas distorções sociais, o Papa Francisco convocou as instituições de ensino, família e sociedade para fazer um pacto global pela educação. Pois, uma educação aberta e inclusiva, pautada nos valores do Evangelho de Jesus Cristo, é um dos caminhos mais eficazes para aqueles que querem formar pessoas disponíveis para se colocarem à serviço da sociedade e construir um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Nessa perspectiva, e com o propósito de educar para o humanismo integral e solidário, temos a alegria de apresentar o relatório Bom Jesus Social 2020. Trata-se de uma coletânea de ações sociais desenvolvidas em cada Unidade do Bom Jesus, em prol da promoção do humanismo solidário no âmbito da educação básica.

Sem dúvida, os impactos sociais, econômicos, culturais e políticos provocados pela pandemia do coronavírus exigiram um grande e louvável esforço de todos os gestores, assessores, docentes, alunos, catequistas e demais profissionais do Bom Jesus, na efetuação dos trabalhos e projetos requeridos, especialmente, pela crise sanitária.

O Colégio Bom Jesus é mais do que uma instituição de ensino. O Bom Jesus é um caminho e estilo de vida, um projeto de humanização.

Boa leitura a todos! Frei João Mannes, OFM