3 minute read

Porto de Imbituba celebra melhor fevereiro de sua história

Com operação de 503,8 mil toneladas em fevereiro e crescimento de 8,4% na movimentação mensal, se comparado ao mesmo período do ano anterior, o Porto de Imbituba tem agora um novo recorde, com o melhor de fevereiro da história do complexo portuário. Ao todo, foram atendidos 21 navios, principalmente de exportação de granéis sólidos.

“Santa Catarina é o único Estado do Brasil com cinco portos competitivos, que podem exportar para qualquer lugar do mundo e importar produtos para as regiões Sul, Sudeste de forma muito mais ágil que nossos concorrentes. Nossa SC é diferenciada”, explicou o governador Jorginho Mello.

Advertisement

A liderança graneleira no Porto de Imbituba foi alavancada pela movimentação de produtos agrícolas, que apresentou alta de 418,7% em relação a fevereiro do ano passado. Os granéis minerais, que marcaram cerca de 80% das operações de fev/2022, apresentaram retração de 34,6%, no último mês, passando para a fatia de 48,8% do total operado, mas ainda mantendo a dianteira no ranking de volume de cargas. No período, as principais cargas que passaram pelo complexo portuário foram: coque de petróleo (176,3 t), milho (71,6 t), contêineres (59,8 t), ferro-gusa (56,7 t) e farelos de milho e soja (56,3 t).

Quanto ao desempenho dos contêineres, que hoje contam com uma escala semanal de cabotagem, houve incremento de 60,7% na tonelagem transportada no último mês, frente a fev/2022, e consequente alta de 63,3% no número de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados.

Com 6,7% do total de produtos atendidos pelo Porto de Imbituba em fevereiro, as cargas gerais foram o segmento com maior aumento (+71,6%), com destaque para a exportação de toras de madeira. Também houve desembarques de guindaste e barrilha em big bags e carregamentos de geradores.

Exportações crescem 108,2% em fevereiro e lideram as operações

Os embarques de granéis agrícolas, coque, ferro-gusa e toras de madeira foram os principais motores para o incremento das exportações, que fecharam fevereiro com alta de 108,2% e a fatia de 69% do volume total de toneladas que passaram pelo Porto de Imbituba.

“Estamos visualizando a tendência de aumento do volume enviado ao exterior em praticamente todos os segmentos de cargas, o que é muito positivo para nossa balança comercial e participação no mercado internacional”, afirma o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins.

Só em 2022, o valor exportado ao longo do ano por meio do Porto de Imbituba subiu 61,2% em relação a 2021, ultrapassando a marca de 1 bilhão de dólares, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Alta demanda e perspectiva de crescimento impulsionam melhorias

Para atender a demanda em ascensão, já visível com os navios ao largo aguardando para atracar, a

SCPAR Porto de Imbituba anunciou recentemente o planejamento de aumento da área acostável, para recebimento simultâneo de até seis navios. Hoje, a capacidade máxima do Porto é de quatro navios atracados. Além disso, a Autoridade Portuária in- formou as ações para melhorar a eficiência no fluxo de caminhões, com projetos nos campos da automatização e ampliação de balanças e portaria.

“Esse momento de virada do Porto de Imbituba é evidente nos resultados e nos planos que estão tomando forma, e o olhar estratégico do Governo do Estado para a área de portos, com a criação de uma secretaria dedicada à questão, traz uma perspectiva ainda mais positiva de desenvolvimento, com uma atuação sistêmica de estado”, avalia Braga.

Com mais de 3 mil casos de dengue confirmados pela secretaria de estado da saúde, em Santa Catarina, o Deputado Estadual, Sérgio Guimarães (União) usou a tribuna para alertar sobre a situação de Palhoça na Grande Florianópolis. De acordo com o parlamentar, são mais de 1 mil registros oficiais. “Na minha cidade, Palhoça já é considerado epidemia, ou seja, onde a contaminação está desenfreada e somente nos bairros Frei Damião e Brejaru contabilizam 30% dos casos confirmados,” alertou.

O deputado também destacou que o governo do estado instalou o Centro de Operações em Emergência – CEOP. Reforçou que o governador, Jorginho Mello, liberou R$ 10 milhões para o enfrentamento. Também disse que os postos de saúde terão atendimento ampliado até às 22h. No caso de Palhoça, enfatizou que pelo menos quatro unidades de saúde estarão de portas abertas para atender a população.

Sérgio Guimarães fez um apelo a população para que se hidrate e denunciem possíveis criadouros de mosquitos Aedes Aegypt, em propriedades públicas e privadas. “Esse mosquitinho já matou uma pessoa aqui na região e a comunidade tem de ficar atenta, por isso fica aqui meu apelo da importância da conscientização.

O município de Imbituba se prepara para a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que está marcado para o dia 27 de março, terá como tema “Garantir Direitos e defender o SUS,a vida e a De- mocracia”. O fórum será realizado no salão nobre do Imbituba Atlético Clube, das 08hs às 18horas.

Sua inscrição poderá ser feita através do e-mail: cmsimbituba@gmail. com até o dia 20/03, ou de forma presencial no prédio da Secretaria de Saúde com Sandra/Verônica/ Ingrid no período vespertino.

Será servido almoço aos participantes inscritos na Conferência.