44
E RÇO/ABRIL S I L | MA ANÁ6/2014
Izidoro aproxima-se da Nobre nas comunicações em folheto º2 n.
TEXTO Marktest Retail
Cada vez mais as marcas acreditam na comunicação por folheto e os números de inserções em 2014 refletem isso mesmo. A Marktest Retail, neste artigo, analisa o primeiro trimestre da comunicação em folhetos de produtos de charcutaria, com especial destaque na categoria de fiambres.
O sector de charcutaria tem merecido a atenção de todos, onde o número de inserções em folhetos face ao ano anterior quase duplicou (1.267 inserções em 2013 e 2.440 em 2014), existindo algumas categorias em que o número triplicou, o que denota uma clara aposta neste meio de comunicação. As marcas próprias são as detentoras de maior expressão, contando com um peso de um terço do universo de produtos em folheto para este sector; contudo, marcas como a Izidoro, Campofrio e Damatta mostram que estão atentas e procuram uma maior visibilidade dos seus produtos, com aumentos de inserções face a 2013. No entanto, Nobre é a marca de fabricante com maior número de inserções para o total do sector de charcutaria.
Ao analisarmos as categorias que constituem o sector de charcutaria, é evidente o crescimento de fiambres, que passa a deter mais de um quarto de “share of voice”. No entanto, é de salientar que todas as categorias de charcutaria apresentam um aumento do número absoluto de inserções em folhetos face a igual período de 2013, à exceção dos torresmos. Este aumento não se reflete no “share of voice”, uma vez que o aumento do número de inserções em fiambres foi significativo.