42 CAD|OJANEIRO/FEVEREIRO MER 4 5/201 n.º2
Iogurtes mais baratos
TEXTO Marktest Retail
Numa época em que as promoções de lacticínios são constantes no ponto de venda, a Marktest Retail apresenta um estudo sobre a evolução de uma das categorias mais dinâmicas nos últimos anos: os iogurtes. Ao longo do presente artigo será analisada a evolução da categoria dos iogurtes em termos de espaço ocupado em linear, visibilidade no ponto de venda e preços.
Ao analisarmos o “share of shelf” dos vários segmentos de iogurtes, é notória a mudança nos lineares nas lojas nacionais (hipers, supers e discounts). Share of Shelf por Segmento(%)
Fonte: Precise, Marktest Retail
Este facto deveu-se à entrada do novo segmento de Gregos, que teve o seu maior crescimento de 2011 para 2012. Em 2014, surge já como o quarto segmento com maior espaço ocupado em linear, ultrapassando um segmento tão importante como o de iogurtes infantis. Movimento contrário ao do segmento de Cremosos e Vidros, que regista uma maior diminuição de “share of shelf” de ano para ano, com especial ênfase no ano de 2011 para 2012. Já o segmento de líquidos continua a ser o segmento com maior expressão no linear, ao representar mais de 20% de “share of shelf”. Também os iogurtes magros mantêm a segunda posição, apesar de se registar um aumento nos últimos três anos. A título de curiosidade, podemos observar quais as insígnias em que o segmento dos Gregos regista um maior aumento de quota de espaço de linear. Em destaque estão as lojas Sonae, que apresentam um maior “share of shelf” para este segmento. De salientar também o peso dos Gregos nas lojas Lidl, que representam já 11,35% de espaço de linear em 2014.
Share of Shelf Segmento Gregos por Insígnia (%)
Fonte: Precise, Marktest Retail
Analisando em detalhe os segmentos de iogurtes mais significativos, podemos afirmar que existem quatro “players” principais: Danone, Nestlé, Lactogal e MdD. Danone é a marca líder indiscutível no segmento de Bifidus, ao deter 76% do espaço de linear.