1 minute read

Por que fazer Psicoterapia?

Marcela de Vargas Conde Santos

PSICÓLOGA CRP MG 04/IS01088 | CRP SP 06/155096

Advertisement

Por que fazer Psicoterapia?

Formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, em São Paulo/SP, e, atualmente, faço Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na USP – Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Cognitivo Comportamental de Marília/SP.

Atendimentos:

Casos de depressão, ansiedade, estado de luto, transtorno afetivo bipolar, transtornos de personalidade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, e terapia de casal.

ATENDIMENTO Convênios e Particular Online ou Presencial Agendamento de consulta (11) 9 5093-5330

Acesso nosso Apsicoterapia é uma ferramenta de ajuda as pessoas e, é utilizada para se tratar questões relacionadas à mente e a problemas psicológicos.

A palavra psicoterapia tem origem grega: psyche signifi ca mente e therapeuein signifi ca curar. Muitas pessoas só cogitam fazer psicoterapia e entendem a sua necessidade depois que o sofrimento se instala e, mesmo assim, muitos ainda desistem da ideia, seja por insegurança, por preconceito ou por desconforto em se abrir com uma pessoa desconhecida. Algumas pessoas pensam que só os “fracos” fazem terapia, mas a verdade é que procurar ajuda, em um momento difícil, pode ser um real ato de coragem; há necessidade de ser muito forte para se a decidir enfrentar seus problemas e, também é preciso humildade para reconhecer que não está sendo capaz de conseguir resolver suas difi culdades ou se cuidar por si mesmo, sem ajuda. A indicação de psicoterapia não necessariamente está ligada ao tratamento de doenças bem conhecidas como a depressão, neuroses, psicoses, etc., ela serve também como uma forma de autoconhecimento, de aprender a defi nir, e reconhecer suas emoções, de lidar e compreender melhor os sentimentos do cotidiano, como estresse, luto, ansiedade, situações de transição de carreira, de vida, de difi culdade de resolver problemas, etc., sejam elas individuais, de casais, familiares, e do dia-a-dia.

Para se submeter à psicoterapia não há necessidade de se ter uma idade, um perfi l específi co ou um determinado modo de ser, qualquer pessoa que tenha difi culdades no enfrentamento de seus problemas pode fazer.