3 minute read

Pacto nacional por um esporte sem racismo

Comunicado do Conselho Nacional do Esporte Oracismo vem deixando um rastro de dor e sofrimento no mundo todo. Ele levou milhões de pessoas à morte em todos os continentes por meio da violência, da subcidadania e da fome. É grande a lista de atrocidades recentes contra judeus, indígenas, pessoas negras e outros povos e comunidades nos mais diversos países. Somos uma nação inteira enraivecida com as agressões contra nosso ídolo Vini Jr., e é hora de usar essa indig- nação para a mudança. No Brasil, o racismo se manifesta todos os dias. O escravismo deixou marcas profundas na nossa civilização, sem que a abolição formal da escravidão fosse capaz de romper seu caráter estrutural. Entender a violência racial é chave para explicar as desigualdades sociais do país no que diz respeito ao acesso a emprego e renda, à saúde, à segurança alimentar e nutricional, à educação, à segurança pública e à moradia, entre outros direitos a serem garantidos a todas e todos.

Como não poderia ser diferente, essa é a realidade também no âmbito da atividade física e esporte nacionais. Os insultos racistas contra atletas, árbitros/as, equipes técnicas, torcedores/as e jornalistas em eventos esportivos são apenas uma face de um flagelo bem maior. O racismo está no cotidiano escolar das aulas de educação física, no acesso às políticas públicas de esporte e lazer, nas torcidas, na justiça desportiva e na presença

Advertisement

Reflexões Bíblicas

Proverbios 22 -1 a 15 - Bíblia Católica Online

1.Bom renome vale mais que grandes riquezas; a boa reputação vale mais que a prata e o ouro.

2.Rico e pobre se encontram: foi o Senhor que criou a ambos.

3.O homem prudente percebe a aproximação do mal e se abriga, mas os imprudentes passam adiante e recebem o dano.

4.O prêmio da humildade é o temor do Senhor, a riqueza, a honra e a vida.

5.Espinhos e laços há no caminho do perverso; quem guarda sua vida retira-se para longe deles.

6.Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar.*

7.O rico domina os pobres: o que toma emprestado torna-se escravo daquele que lhe emprestou.

8.Aquele que semeia o mal recolhe o tormento: a vara de sua ira o ferirá.*

9.O homem benevolente será abençoado porque tira do seu pão para o pobre.

10.Expulsa o mofador e cessará a discórdia: ultrajes e litígios cessarão.

11.Quem ama a pureza do coração, pela graça dos seus lábios, é amigo do rei.*

12.Os olhos do Senhor protegem a sabedoria, mas arruínam as palavras do pérfido.

13.“Há um leão do lado de fora! – diz o preguiçoso –, eu poderei ser morto na rua!” de pessoas negras em cargos de decisão nas entidades gestoras do esporte. Mas o esporte brasileiro também é trabalho, superação e esperança. E nosso desafio agora é dar a contribuição do mundo do esporte para um Brasil e um mundo sem racismo.

14.A boca das meretrizes é uma cova profunda; nela cairá aquele contra o qual o Senhor se irar.

15.A loucura apega-se ao coração da criança; a vara da disciplina a afastará dela.

Temos que nos lançar em uma grande mobilização nacional de escolas, centros de treinamento, clubes, federações e governos para combater o racismo nas formas explícitas e, às vezes, quase invisíveis como ele se manifesta no universo esportivo. Como fizemos tantas vezes em campo, nas quadras, nas piscinas, nos tatames, temos que usar nossa concentração e energia para promover a igualdade racial e fazer subir ao pódio um país que vence o racismo. Nós, jogando juntas e juntos, nesse time chamado Brasil.

A Palavra: Alimento da Vida

COR LITÚRGICA: VERMELHOSão Carlos Lwanga e companheiros mártires - Memória | SábadoA+A-

1ª Leitura

Salmo

Evangelho Primeira Leitura (Eclo 51,17-27)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

17Quero dar-te graças e louvar-te, e bendirei o nome do Senhor. 18Na minha juventude, antes de andar errante, procurei abertamente a sabedoria em minhas orações; 19diante do santuário eu suplicava por ela, e até o fim vou procurá-la; ela floresceu, como a uva temporã. 20Meu coração nela pôs sua alegria; meu pé andou por um caminho reto, e desde a juventude segui suas pegadas. 21lnclinei um pouco o ouvido e a acolhi, 22e encontrei para mim abundante instrução, e por meio dela fiz grandes progressos: 23 por isso glorifico a quem me dá a sabedoria. 24Porque resolvi pô-la em prática, procurei o bem e não serei confundido. 25Minha alma aprendeu com ela a ser valente e na prática da Lei procurei ser cuidadoso. 26Levantei minhas mãos para o alto e me arrependi por tê-la ignorado. 27Para ela orientei a minha alma e na minha purificação a encontrei.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.