Festival Panorama 2011

Page 3

É com grande satisfação que a Prefeitura do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria Municipal de Cultura, traz ao Rio a 20a edição do maior evento de dança e artes performáticas do Brasil: o Festival Panorama. Acontecimento dos mais importantes da América Latina no cenário internacional da dança, o Panorama já contou com a participação de mais de 400 companhias brasileiras e estrangeiras em suas várias edições. Em 2011, sob a direção geral e a curadoria de Eduardo Bonito e Nayse López, serão 36 companhias de 16 países e cinco estados brasileiros, em mais de 40 espetáculos distribuídos por toda a cidade do Rio de Janeiro, sempre a preços populares ou com entrada franca. No plano internacional, o festival deste ano destaca a companhia belga Rosas, uma das mais respeitadas e requisitadas do mundo todo, que retorna ao país para apresentar três de suas belas coreografias. Outras atrações de renome são o dançarino irlandês Colin Dunne e a companhia TheatreWorks, de Cingapura. No campo da dança nacional, o Festival Panorama 2011 presta justa homenagem ao premiado coreógrafo carioca João Saldanha, com uma retrospectiva de quatro dos trabalhos do artista à frente da companhia que dirige desde 1986: o Atelier de Coreografia. Com uma programação variada, que inclui ainda oficinas, residências e seminários, o festival abriga também a quarta edição da mostra Panoraminha, dedicada à formação do público infantojuvenil, e a 1a Plataforma Carioca de Artes Cênicas, que tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre produções nacionais e internacionais de teatro, novo circo e dança.

O Festival Panorama completa 20 anos de celebração da dança no Rio de Janeiro e é realizado pela primeira vez em Brasília. Duas edições simultâneas acontecem nas cidades e misturam artistas locais, nacionais e internacionais. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe dois grandes nomes da dança africana contemporânea, o marroquino Taufiq Izeddiou e o franco-beninense Marcel Gbeffa em uma reflexão sobre o corpo negro como arena de significados e poéticas. No Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, a consagração de dois pilares da dança brasileira: Alejandro Ahmed com seu Cena 11, de Santa Catarina, e o veterano João Saldanha, homenageado carioca dos 20 anos do Panorama, entre outras atrações. Com o Festival Panorama, o Banco do Brasil busca oferecer ao público mais uma oportunidade de experiências com a dança contemporânea e demais artes do corpo, em suas variadas formas e artistas, que dialogam com o cotidiano, com a cidade e com o mundo em que vivemos.

Centro Cultural Banco do Brasil O setor de cultura e entretenimento é hoje um dos mais dinâmicos da economia mundial, contribuindo de forma significativa para a geração de emprego, renda e riquezas. Assim, além de compor a identidade de um país, a cultura representa também um importante instrumento para promoção de seu desenvolvimento socioeconômico.

A Secretaria Municipal de Cultura saúda os participantes desse importante evento do calendário cultural do Rio de Janeiro, convidando a todos para uma grande celebração da dança e das artes performáticas do Brasil e do exterior.

Reconhecendo esse potencial, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem atuado de forma expressiva no apoio à cultura nacional, financiando ou patrocinando projetos no intuito de fomentar a economia criativa e estimular a democratização do acesso à cultura. São projetos nas áreas de cinema, música, literatura e dança, e empreendimentos culturais nos mais diversos segmentos.

Emilio Kalil Secretário Municipal de Cultura

O patrocínio ao Panorama é uma ação de continuidade que expressa o compromisso do BNDES com a valorização da dança.

É com aplausos que a Oi patrocina a 20ª edição do maior evento de performance e dança profissional do Brasil e um dos mais importantes da América Latina: o Festival Panorama. São 40 espetáculos de 36 companhias nacionais e do exterior, em 15 teatros e espaços das zonas Sul, Norte e Oeste do Rio. Na programação de alta qualidade, dança e performances são parceiras da música, do teatro e das pesquisas de linguagens. A estimativa é do comparecimento de mais de 25 mil espectadores, atraídos por apresentações, gratuitas ou a preços populares, de artistas de 16 países – África do Sul, Alemanha, Bélgica, Benin, Cingapura, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Marrocos, Moçambique, Países Baixos, Portugal e Uruguai – e cinco estados brasileiros: Rio, Minas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Ao completar 20 anos, o Festival consolida-se como uma das mais importantes plataformas para a dança contemporânea, apresentando ao público este ano o trabalho de 16 companhias nacionais e 17 internacionais. Serão 40 espetáculos em que a dança é base para as mais diversas criações artísticas, desafiando o público a construir uma nova percepção sobre essa expressão. A parceria com o Panorama, iniciada em 2008, está assim alinhada à missão do BNDES, contribuindo para a formação de plateias, para o fomento da cadeia produtiva da dança e para o desenvolvimento socioeconômico do país através da cultura.

BNDES

Em sintonia com as diretrizes de patrocínio da Oi e do Oi Futuro, o Festival, além do intercâmbio entre produções nacionais e internacionais, inclui oficinas, residências, seminários, palestras e debates. O projeto de formação de público contempla os novíssimos espectadores, ao franquear a presença de crianças inscritas em projetos sociais e educacionais. Mais de três mil já assistiram às edições anteriores do Panorama, um dos pontos altos da temporada cultural brasileira. A 20ª edição do Panorama vem com tudo. Assistam, dialoguem, interajam, divirtam-se!

Oi 3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.