1 minute read

Estratégia para abrir um novo negócio no Varejo

Juedir Teixeira

Você provavelmente já ouviu essas frases: “dinheiro não aceita desaforo” e “o mundo dos negócios não é para amadores”. Será que há verdade nela s?

Advertisement

A longevidade empresarial é uma meta importante para qualquer empreendedor. No entanto, de acordo com estudos do IBGE sobre a longevidade das empresas no Brasil, 48% dos negócios fecham as portas em até três anos. Embora fatores econômicos tenham impacto no fechamento de empresas no Brasil, na realidade, a grande causa é a falta de planejamento e de gestão dentro das empresas, principalmente nas pequenas e médias.

Nesse contexto, o comércio tem a maior mortalidade dentre os setores analisados, de acordo com o Sebrae. No varejo, que acompanho mais de perto, este número tem sido assustador. São incontáveis lojas, tanto em shoppings como de rua, abrindo e fechando em um tempo extremamente curto. Aquele sonho de ter o próprio negócio vira pesadelo e leva junto, quase sempre, economias de toda uma vida. Na maioria dos fechamentos de lojas recentes é possível perceber, com antecedência, que por falta de uma estratégia bem definida o novo negócio tem pouca chance de sobrevivência.

Por isso, o planejamento estratégico é fundamental. É o planejamento que dá a direção necessária aos varejistas para lidarem efetivamente com seus ambientes internos e externos, clientes e concorrentes.

A importância da Operação

É verdade que apenas uma boa estratégia não garante o sucesso de uma operação varejista. Porém é, sem dúvida, o princípio de tudo. A implementação da estratégia formulada é de vital importância. A escolha do ponto certo, do padrão visual adotado e do produto adequado ao público-alvo escolhido, além da precificação aplicada, do marketing e de um programa de excelência em atendimento e serviços (experiência de compra) formam o conjunto de ações que, se for implementado de forma adequada, aumentará de forma substancial a possibilidade de sucesso do novo negócio.

E você, que já é lojista, tem a estratégia do s eu negócio definida?

Se não tem, esta é uma excelente oportunidade para estabelecer um bom planejamento estratégico, baseado nos sete passos sugeridos na página seguinte. Assim, poderá conhecer melhor o ambiente no qual atua e garantir o sucesso da sua operação ao longo dos anos.

Doutor em Administração (Ph.D.), mestre em Gestão Estratégica de Negócios. Vice-presidente de Marketing do SindilojasRio e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Fundador da JTB Consultoria. Membro do Conselho do Varejo da Associação Comercial de São Paulo, palestrante, consultor e autor de livros na área de Gestão de Negócios.