2 minute read

7 passos para a longevidade de um novo negócio

De uma forma bem simples, são sete os passos que devem ser seguidos por aqueles que desejam abrir um novo negócio no varejo, com sucesso:

1. Escolha o mercado-alvo no qual deseja atuar.

Advertisement

Ex.: moda feminina.

2. Escolha o público-alvo dentro do mercado --. escolhido

Ex.: mulheres de 18 a 30 anos das classes B e C.

3. Escolha o formato de varejo no qual pretende --. operar.

No varejo, normalmente, há duas formas de ganhar dinheiro: com margem baixa e alto giro ou com margem alta e baixo giro. Quanto maior for o valor agregado do produto vendido, maior deve ser a margem e menor o giro e vice-versa. O ideal seria trabalhar com margem alta e giro alto, mas a combinação é praticamente impossível.

4. Identifique quais serão os seus principais --. concorrentes.

Defina, no máximo, três ou quatro negócios semelhantes ao seu para pesquisar e fazer um estudo comparativo.

5. Identifique os pontos fortes e fracos --. desses concorrentes.

Essa pesquisa pode ser feita analisando os “4Ps do marketing” (ponto ou praça, produto, preço e promoção) da seguinte forma:

Ponto: identifique onde os seus concorrentes estão instalados. Certamente estão lá porque é por onde circulam os seus potenciais clientes. Analise o tamanho das lojas, como elas estão estruturadas e como os produtos estão expostos. Ou seja, procure analisar todos os aspectos e veja como fazer uma loja mais atrativa do que as dos seus concorrentes.

Produto: analise o sortimento, a qualidade e o mix de produtos com os quais os seus concorrentes trabalham.

Preço: analise os preços praticados pelos seus principais concorrentes para que, baseado neles, possa buscar fornecedores que lhe permitam praticar uma margem que propicie a viabilidade econômica/financeira da futura operação.

Promoção: identifique quais são as estratégias que seus principais concorrentes adotam para divulgar suas marcas, desde as ações no ponto de venda até a publicidade na mídia tradicional e nas redes sociais, se for o caso.

Descubra em que poderá ser melhor do que os seus concorrentes. Fortaleça o que você domina, ou seja, aquilo que já é uma competência sua e que o seu concorrente não tem e ainda demorará a ter. Porém, caso não identifique pontos em que possa ser melhor que os seus concorrentes, além do preço, é melhor mudar de ramo. É ingenuidade pensar que os seus potenciais clientes irão comprar em sua loja sem que você ofereça um diferencial competitivo real, algo que possa ser uma experiência de compra inovadora em relação aos concorrentes.

7. Demonstrativo de resultados.

Para saber se o seu novo negócio é viável ou não, você precisa conhecer, analisar, comprovar e aprovar os resultados da operação. Faça um demonstrativo de resultados da nova loja. Para tal, leve em conta os custos dos produtos vendidos, os custos fixos e variáveis. Porém, é fundamental se basear em uma estimativa realista de vendas, que deve ser a média dos seus concorrentes. Identifique também o ponto de equilíbrio da operação para saber com qual volume de venda os custos totais são iguais ao total da receita.

SERVIÇOS