Diário do Comércio - 14/07/2011

Page 9

DIÁRIO DO COMÉRCIO

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

9 ALÍVIO O ex-presidente argentino Carlos Menem foi absolvido das acusações de tráfico de armas para a Croácia e o Equador na década de 1990. Menem, de 81 anos, afirma que as armas teriam sido desviadas dos destinos originais: Venezuela e Panamá.

nternacional Reuters - 13/04/03

Omar Sobhani/Reuters

SITE/Reuters

Ayman al Zawahri, o sucessor de Bin Laden.

Al-Qaeda tenta voltar aos holofotes

A

rede Al-Qaeda divulgou ontem um vídeo com comentários em áudio do sucessor de Osama bin Laden, o egípcio Ayman al Zawahri, em ocasião do 10º aniversário dos ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos. Intitulado "O amanhecer de uma vitória iminente", o vídeo de uma hora de duração foi transmitido pelo braço midiático da AlQaeda, As Sahab, e divulgado em fóruns jihadistas, informou o grupo de monitoramento norte-americano SITE. Ele inclui um discurso de Zawahiri, que aplaude as revoluções que redundaram na Primavera Árabe. A Al-Qaeda perdeu considerável relevância como resultado da insurgência política no Oriente Médio e na África do Norte. "Eu espero que essas revoluções restabeleçam um islamismo autêntico e governos baseados na sharia (lei islâmica)", afirmou o novo líder da Al-Qaeda. Segundo Zawahri, "essas manifestações populares são uma forma de derrota dos Estados Unidos". O vídeo também mostra imagens inéditas de Bin Laden, antes de sua morte. Nele, o ex-líder da Al-Qaeda alerta que os norte-americanos se tornarão "escravos das grandes corporações" e do "dinheiro dos judeus". (Agências)

Oficiais afegãos observam local atingido por um dos ataques suicidas em Cabul. Prédios da polícia local também foram alvos dos militantes.

Os atentados aconteceram. No Afeganistão. Taleban ataca alvos do Ocidente, dois dias após aniversário do 11 de Setembro.

Perto do distrito diplomático fortemente vigiado, os insurgentes tomaram um prédio de vários andares ainda em construção e dispararam foguetes e fuzis automáticos contra diversas embaixadas e contra o quartel da Otan. Segundo as autoridades, entre os alvos dos insurgentes estavam também o Parlamento e o quartel-general da polícia de fronteiras. A polícia disse que ao menos sete insurgentes estiveram envolvidos nos ataques em Cabul. Quatro participaram do ataque realizado ao prédio e três tentaram realizar atentados suicidas. Os três suicidas foram mortos. Um foi morto na rodovia que liga a capital ao aeroporto e dois quando tentavam atacar prédios da polícia afegã no oeste de Cabul. O que estava na rodovia foi morto pela polícia, quando os tiros disparados atingiram sua veste, a qual foi detonada.

Daniel Garcia/AFP

U

Acidente entre ônibus e dois trens ocorreu no horário de pico da manhã

estivessem piscando. Moradores afirmaram que a cancela funcionava de modo irregular. As causas do acidente estão sendo investigadas. Com a força da colisão, o ônibus foi totalmente destruído ao ser arrastado pelo trem, que ainda descarrilou e bateu em outra composição que estava parada na estação. O motorista do ônibus morreu na hora, enquanto o condutor do trem foi retirado vivo e consciente após duas horas de trabalho das equipes de resgate. O acidente, ocorrido em horário de pico do uso de transporte público, paralisou o serviço da ferrovia Sarmiento, que liga Buenos Aires à periferia oeste da capital argentina. (Agências)

Dois policiais ficaram feridos pela explosão. Os outros dois detonaram suas vestes em um prédio da polícia, ferindo dois civis. Reação - As investidas coordenadas – dois dias depois de os Estados Unidos lembrarem o 10º aniversário dos atentados de 11 de Setembro – trazem uma inquietante mensagem para os líderes ocidentais e seus aliados afegãos sobre a capacidade de resistência e o alcance do Taleban. O grupo intensificou seus ataques na capital afegã neste ano. Analistas dizem que o objetivo é confrontar as alegações norte-americanas de que os EUA enfraqueceram a insurgência nos últimos dez anos. Os últimos atentados ocorreram em meados de agosto contra o Conselho Britânico, quando morreram nove pessoas, e no final de junho contra o hotel Intercontinental, onde um ataque coordenado causou a morte de 21 pessoas. Em Washington, a secretária de Estado norteamericana, Hillary Clinton, disse que os EUA farão tudo que puderem para combater os que realizam "ataques covardes". "Vamos garantir que quem fez esse ataque pagará por ele", disse. Já o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, condenou o ataque e disse que ele não deterá que as forças afegãs assumam a responsabilidade pela segurança do país, quando a Otan e os EUA retirarem todas as tropas até 2014. (Agências)

A

Reuters - 10/09/11

Helicóptero sobrevoa local onde Taleban se abrigou

Choque fatal em Buenos Aires m acidente entre dois trens e um ônibus deixou pelo menos 11 mortos e mais de 200 feridos em Buenos Aires na manhã de ontem. Segundo as autoridades, vários dos feridos estão em estado "gravíssimo". O acidente, considerado o mais grave nas últimas décadas na capital portenha, aconteceu na linha de trens Sarmiento, que liga o subúrbio de Moreno à estação Once, no centro da cidade. Segundo imagens de um vídeo divulgado pelo governo municipal, a cancela, que normalmente indica se é possível atravessar ou não, estava apenas parcialmente baixada, ainda que as luzes que avisam sobre a proximidade do trem

Chávez, pronto para reeleição.

Massoud Hossaini/AFP

I

nsurgentes do Taleban dispararam granadas propelidas por foguete e tiros de rifles de assalto contra a embaixada dos Estados Unidos, a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e outros prédios no coração da capital afegã, ontem, enquanto suicidas invadiam prédios da polícia, em um ataque que mostrou a capacidade dos militantes de levar sua luta para as proximidades do poder ocidental no Afeganistão. O governo estima que nove pessoas morreram e 23 foram feridas. Os atentados também demonstram a habilidade do Taleban de atacar áreas fortemente defendidas e coordenar ações em diversas regiões da cidade. Dado o armamento pesado que os terroristas conseguiram infiltrar no centro da capital, funcionários de segurança ocidentais no país especulam que os insurgentes tiveram ajuda dentro do Exército e polícia afegãos. O Taleban assumiu a responsabilidade pelos ataques, que segundo a Otan foram uma tentativa de frustrar os planos de transferir a segurança para as forças afegãs. Ontem, porém, a polícia de Cabul afirmou crer que os ataques possam ter sido obra da rede paquistanesa Haqqani, filiada ao grupo terrorista. Houve pouco dano à embaixada dos EUA, e nenhuma baixa dentro do prédio. Civis no lado de fora, incluindo uma garota que esperava por um visto, foram feridos. Nuvens de fumaça eram vistas na região perto da embaixada e helicópteros do Exército norte-americano sobrevoavam a área. A embaixada norte-americana fica na borda da região de Wazir Akbar Khan, onde também estão instaladas outras missões estrangeiras. Explosões foram ouvidas na maior parte do bairro.

Comissão Eleitoral da Venezuela marcou a eleição presidencial para 7 de outubro de 2012, antecipando o pleito que geralmente acontece em dezembro. Segundo críticos, a medida dá ao presidente Hugo Chávez uma certa vantagem, já que diminui o tempo de campanha para potenciais concorrentes. O anúncio foi feito no mesmo dia em que Chávez divulgou que espera estar totalmente recuperado do tratamento contra o câncer até o final do ano, em tempo para a Chávez: livre do câncer no fim do ano. campanha eleitoral para a presidência. O líder disse que fará uma quarta sessão de quimioterapia nos próximos dias. "Depois dessa quimioterapia, se Deus quiser será a última, eu sem dúvida começarei a me exercitar", afirmou ele, que diminuiu a rotina de trabalho durante o tratamento. (Agências)

INFORME PUBLICITÁRIO

Missão Econômica Romena no Brasil

U

ma delegação de grandes empresas da Romênia irá visitar Brasília e Rio de Janeiro, no período de 16 a 21 de setembro de 2011. A delegação é composta por presidentes, CEOs e executivos de empresas que atuam no campo da extração de petróleo, produção de equipamentos de energia, navios, produção de aço, material circulante e equipamentos ferroviários: Confind, Despa, Ropetlogging, Meximpex, Comes, PA Libra, Dosco, Chircu ProdImpex, Romarc. A delegação também será constituída de representantes do Ministério da Economia, Comércio e Negócios na Romênia e do Centro Romeno de Promoção do Comércio e Investimento Estrangeiro e da Associação Romena de Empreiteiras de Perfuração. Empresas brasileiras que pretendam se reunir

com a delegação romena são convidadas a participar do seminário econômico, seguido por reuniões bilaterais entre romenos e empresas brasileiras, em: ¾ 19 de Setembro, das 10h30min às 14h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Rua da Candelária 9 – 11 º andar – Centro - Rio de Janeiro – RJ. Tel: (21) 2514-1276. Os representantes empresariais brasileiros podem entrar em contato com o: Sr. Viorel PREDOSANU Ministro-Conselheiro SECRETARIA COMERCIAL DA ROMÊNIA Alameda Casa Branca, 343/1.511 São Paulo – SP – CEP 01408-001 e-mail: ro_comercio@yahoo.com.br Tel: 0055-11-3171 2591


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.