4 minute read

RELATOS SOBRE O SALONE DEL MOBILE

POR GUTO BIAZZETTO E LORENZO STEVANIN

Desde 2007, quando fiz meu Master in Interior Design na Scuola Politecnica di Design e Politecnico di Milano, eu acompanho o Salone del Mobile de perto e praticamente todos os anos participo como visitante. Após voltar a viver na Itália, em 2016, recebi a visita do proprietário da Lovato, o Ricardo Lovato, em nosso escritório em Milão e iniciamos uma parceria para sermos um dos designers responsáveis para desenvolver junto com a marca novas linhas para os móveis. Em 2019 comecei a participar como expositor, como designer da Lovato Móveis e, desde então, todos os anos, junto com eles, apresentamos novidades e produtos best sellers da empresa.

Neste ano de 2023 não foi diferente. Além de estar com a Lovato no Fuorisalone com a cadeira Nave e outros designers também parceiros da empresa, eu tive a oportunidade de visitar o Salone del Mobile di Milano e o Fuorisalone na companhia, primeiro, da minha sócia e esposa Carolina Biazzetto e, depois, com meu parceiro e amigo Lorenzo Stevanin, que aponta aqui junto comigo os pontos mais interessantes na semana do design de Milão. O olho clínico de Stevanin ajuda muito a entender o que acontece e o que está por vir no mundo do design. Para ele, o Salone del Mobile 2023 destacou o retorno da expressão máxima com as grandes empresas de design de interiores, outdoor e iluminação na feira de Rho e com marcas ilustres e emergentes da cidade em showrooms e espaços montados ad hoc com o Fuori Salone patrocinado pela Revista Interni.

Esta Milan Design Week destacou o compromisso de algumas empresas em apoiar questões como a redução das emissões de CO2 e do aquecimento global, a reutilização de matérias-primas e o uso da madeira como fonte natural de “estoque de carbono”. Não foram todas as empresas que se preocuparam com o assunto, mas temos alguns bons exemplos. A Kartell, que apresentou em colaboração com a Illy, a cadeira Rechair, feita a partir de cápsulas de café recuperadas. Conhecemos também a Karimoku, uma empresa japonesa, que cria móveis de sala totalmente em madeira e tecidos de fibras naturais em colaboração com designers japoneses e escandinavos. Para a área externa, a Nardi lançou o programa industrial REGENERATION em 2019, convertendo os processos de produção e toda a produção de mobiliário de exterior em plástico reciclado novamente para alguns produtos.

A Riva 1920, por sua vez, faz da recuperação da madeira a marca distintiva, criando mesas em madeira fóssil Kauri dos pântanos da Nova Zelândia ou dando uma terceira vida ao carvalho de Briccole e postes de amarração usados na lagoa de Veneza. Voltando para função design, fomos visitar o stand da Davide Groppi, que se distingue das marcas internacionais e revoluciona a luz entendida como corpo luminoso “invasivo”, reinterpretando num signo arquitetônico.

Logicamente não podemos esquecer das talvez marcas mais importantes do design da luz, Artemide e Flos. As duas, com os designers de renome internacional, comandam o mercado de iluminação de design da Itália e estão muito fortes nos projetos externos. Carlota de Bevilacqua, proprietária e designer da Artemide, criou a Funivia Outdoor, elemento que veio do interno e sai dos ambientes para criar o mesmo jogo. Agora, ligando pérgolas, paredes e vegetação.

Sem esquecer da Simes, que é especialista em iluminação para exterior e lançou uma faixa de luz que pode ser conectada com vários tipos de luminárias e circula varandas e terraços.

Um ponto que encontrei, muito interessante, é o fato de praticamente todas as grandes marcas italianas, Cassina, Moroso, B&B Italia, Formitalia, MaxAlto, Edra e muitos outros, saíram para o produto outdoor com muita força. Além das marcas mundialmente já conhecidas como Paola Lenti, Ethimmo, Roda, Tribú e a nossa queridíssima e sempre presente Lovato do Brasil. Todas essas marcas e muitas outras se atualizaram de acordo com as novas necessidades dos usuários depois de um longo período trancafiados em casa. A necessidade de usar ou criar espaços exteriores aumentou muito e está ainda crescendo a cada dia, devido ao novo conceito de vida que criamos após um período longo de pandemia.

Na Pedrali vimos não só produtos de muito bom gosto, mas uma preocupação enorme também com a sustentabilidade. A Pedrali, que sempre foi sensível à questão da sustentabilidade, encena a #PedraliBacktoNature, uma instalação feita com materiais brutos e facilmente desmontáveis. #PedraliBacktoNature recorda as origens deste percurso. Nascido com as coleções outdoor, mas que ao longo dos anos está evoluindo para produtos para interiores, ganha forma através de uma ambientação fluida em que o interior e o exterior se sucedem, tornando-se uma extensão do outro.

Temos muito a contar da feira, mas infelizmente não conseguimos colocar somente aqui. Não poderia deixar de falar da Gessi, não só pelos produtos, mas principalmente pelo stand e pela loja na Via Manzoni, 16. Um show que tem que ser visto ao vivo por quem vai para Milão. Gessi apresentou um produto muito estético, de bambu estruturado, que entra no conceito também de sustentabilidade e de projetos muito específicos.

O stand da Saviola, empresa que produz painéis aglomerados 100% reciclados chamou atenção por ter sido realizado com o material de reuso que a própria fábrica utiliza para produção do seu material final. Marcas do mundo da moda também entraram na semana do Design, como a Armani que abriu as portas do Palazzo Orsini, sede histórica da empresa. Podendo visitar o jardim e ver as novas coleções Armani Casa. Dior, Louis Vuitton e muitas outras também tiveram suas mostras.

Falar do Fuorisalone, inclui-se, Brera, San Babila, com a Via Durini, Duomo, Tortona, Porta Garibaldi, e muito mais. Uma semana infelizmente é pouco para ver tudo. Podemos relacionar algumas marcas que visitamos, mas seria injusto com outras que as vezes não são muito conhecidas no nosso mercado, mas que estão dentro do mundo do design a muito tempo e que criam sempre coisas inovadoras.

Caso os amigos leitores queiram aprofundar no assunto e se programarem para o próximo ano, podem entrar em contato diretamente conosco para mais informações. Mande uma mensagem para @gutobiazzettostudio e teremos o maior prazer em falar mais sobre tudo que rola dentro deste mundo maravilhoso do design.

O Salone del Mobile 2024 e o Fuorisalone 2024 acontecerão em abril, seguindo os anos “normais” antes da pandemia. E nós estaremos lá, como visitantes e se possível, novamente como expositores.