3 minute read

MATHEUS GIFONI

24

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Advertisement

Meu irmão e seus amigos sempre davam rolê de skate em vários picos da vila americana, VR, não sei se era 2005..2008, e eu menorzin sempre colava pra ver, desde então, não paro de viver o skateboard.

Seus treinos e preparos físicos?

Meu treino é andar de skate apenas, já no preparo físico..Boa alimentação, boa noite de sono, alongamento todo dia.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Não, inclusive tá faltando vídeo part minha. Eu tinha umas bem das antigas, salve mano Pedrin, gravávamos bastante naquela época, e por coincidência o rolê era com a “nova geração” do skate da vila americana.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Quando eu colei em Ribeirão Preto, fui em uns picos foda demais, lembro que presenciei um campeonato no Bar Goa, e tava rolando um Besttrick num cofre, muito foda! Conheci um mano lá que no outro dia me apresentou uns picos insanos daquela região.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Meu primeiro skate profissional eu ganhei do meu irmão quando tinha 11 anos, desde então não paro de sonhar com o bendito pro model, venho buscando melhorar, aperfeiçoar… tive algumas fases onde me afastei do skate, mas sempre por um motivo maior… sempre pensando na volta, e sigo acreditando, trabalhando pra ter as trick no pé.

Você participa de competições? Sempre que possível.

Você tem apoio ou patrocínio? Não.

Influências no skate?

Luan Oliveira, Ben Nordberg, Ishod, Rayssinha, Dylan Rieder

Viagem do sonho? Barcelona.

Foco em 2023?

Andar de skate!

Para finalizar, deixe seus agradecimentos... Quero agradecer geral que tá junto e somando, skatebord é isso!

Como se interessou pelo skate?

Meu pai fez parte da 2° geração que iniciou do skate em Manaus, e eu cresci tendo o esporte como referência, na época não cheguei a começar a andar mas aquilo que eu vi ficou plantado semente, meu pai veio pra SP, e os anos se passaram, e eu um amigo começou a frequentar a praça da cidade onde eu morava(Iranduba/Am), e lá tem skatistas, eu sempre tava com ele, então meio que aquela sementinha foi crescendo e eu tendo contato com quem andava resolvi começar a andar e continuo até hoje.

Sua família te apoia?

Meu pai me apoia, me ajuda com passagem, me leva em alguns picos, me dá apoio total, minha mãe já foi um pouco do contra, mas hoje em dia ela aceita e me apoia também.

Você tem patrocínio?

Não

Sua correria no skate?

Ando sempre que posso e busco melhorar cada vez mais, tento fortalecer os manos que encontro na pista sempre que posso, gravo alguns vídeos, tenho alguns projetos de edits para o futuro e é isso.

Está filmando para alguma vídeo parte?

No momento não, mas estou me organizando para filmar uma logo mais.

Conta um pouco sobre sua última Trip de skate ?

Nunca fiz, só se eu ter vindo do Amazonas pra SP morar e andar de skate aqui em SP contar, sempre vi vários videos de pessoas andando no Vale do Anhangabáu por exemplo, e tinha vontade de andar lá, e hoje em dia ando lá de vez em quando.

Você corre campeonatos de skate?

No momento não.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Esse ano tou em busca de realizar alguns objetivos, melhorar como skatista que é um deles que estou realizando diariamente, não é só sobre manobras, mas ajudar a familia do skate em si, fortalecer se puder o corre dos mano e por ai vai, outra parte do meu foco está sendo estudar pra ingressar em uma faculdade e poder me formar, no momento ainda estou em busca de emprego, mas conseguir um emprego para que possa fortalecer meus amigos e em que eu posso equilibrar com minha vida de skatista.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Agradecer aos meus pais que sempre me apoiam e me ajudam quando preciso, a Deccs Magazine pela oportunidade, confesso que fiquei meio que "em choque" quando me chamaram na DM, nunca que eu esperava isso sabe, agradeço imensamente pela oportunidade, e a mim também por não ter desistido ou ter feito besteira, não sou exatamente a melhor pessoa do mundo, sou alguém que tenta melhorar a cada dia, e tenho que agradecer a mim por tentar melhorar, por ter determinação em certas situações que passei na minha vida que eu sou tinha a mim mesmo em que podia contar, agradeço aos meus amigos também que sempre me apoiam, principalmente quando se trata de aprender manobras novas, eles sempre me motivam, ate mesmo nos dias que não quero andar, obrigado manos, vocês fazem muita diferença na minha vida. E uma última coisa, dizer "nunca desista dos seus sonhos" é bem clichê, mas você anda de skate, então já sabe como é esse sentimento de nunca parar, de nunca desistir de tentar e lutar por algo que você quer, skate é sobre isso, sobre não desistir, sobre se machucar e mesmo assim continuar tentando, ou vai me dizer que aquela sua trick favorita veio depois de 2, 3 tentativas? Sem machucar a canela ou pior? Isso é que é skate, mas até pode-se dizer que não é sobre skate, de tão bem que se pode usar como analogia pra vida em si, então, nunca desista bro, uma hora nossa hora chega, uma hora aquela trick que você deseja tanto vem, é só correr atrás.