3 minute read

ANDERSON LIRA

45 ANOS, 35 ANOS DE SKATE, SANTO ANDRÉ – (SP) / @ANDERSON_RLIRA

Advertisement

Como foi seu início com o skate?

Eu comecei a andar de skate em 1988, comprei meu primeiro skate nas barracas que ficavam na porta da pista de skate de São Bernardo. São Bernardo é a pista onde comecei e ando até hoje.

Você foi um skatista que procurou se profissionalizar ou foi skate for fun?

Eu sempre considerei o skate como diversão, nunca tive interesse em ser atleta profissional.

Oque voce acha da geração do skate hoje?

A nova geração do skate está muito forte, hoje existem bons equipamentos, e diversas skateparks que favorecem o desenvolvimento dos novos skatistas.

Como é o seu dia a dia no skate?

Hoje eu tento conciliar o skate com o meu trabalho e outras atividades físicas. Geralmente eu ando de skate de 2 a 3 vezes por semana e sempre em skatepark.

Conte sobre uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Em 2021 eu fiz uma trip com uns amigos para Florianópolis, ficamos uma semana hospedados na HI Adventure que é uma pousada que é referência no skate de Santa Catarina. Estávamos com um grupo formado por skatistas de diversas gerações. Foi uma troca de experiências muito legal e tivemos a oportunidade de andar de skate em diversas pistas.

Fale de suas participações atuais em campeonatos de skate Master?

Durante a minha trajetória eu participei apenas de um campeonato de skate. Em 2019 eu fui prestigiar um amigo que iria participar de um campeonato em SP e incentivado pelos meus filhos acabei fazendo a minha inscrição no dia e participei do meu primeiro campeonato de bowl, competi com muitos atletas amadores e fiquei em 7º, muito feliz com o resultado.

Como você vê o skate Master? Esta Ganhando mais potencia atualmente...

Eu vejo que a geração master continua forte, a maioria dos skatistas tem outra atividade profissional o que permite ter renda para comprar bons equipamentos e a prática do skate em pistas públicas e privadas.

Quais são os patrocínios que fortalecem o seu skate no dia a dia?

Nunca tive nenhum patrocínio.

Defina, pra você, o que é ser um skatista! E fica aberto o espaço para agradecimentos...

Eu considero o skate como um estilo de vida, fiz muitas amizades que me incentivaram a ser ainda melhor e que ficam felizes com a nossa evolução. No skate a competição é individual e que nos ajuda a superar qualquer desafio tanto na vida pessoal como profissional.

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Quando eu era criança vi uns moleques na rua andando muito já e eu nem acreditei que tinha como fazer tudo aquilo em cima do skate, daí veio a vontade de andar também!

Seus treinos e preparos físicos?

Ultimamente tenho treinado no bowl de águas, e numa sessão toda quinta-feira na mini ramp do varjão, mas surgiu um convite pra liga amadora de bowl e eu vou competir, agora o preparo ta sendo com o dobro de foco, junto com alongamentos e exercícios pra fortalecer o corpo!

Você está trabalhando em alguma vídeo parte? Sim tou junto com alguns brothers e produzindo umas imagens dês da metade de 2022, logo menos ta na rua esse trampo!!

Uma trip que marcou sua caminhada no skate? Com certeza o GCA, que pude conhecer pessoas fodas que são referência do skate nacional, e além disso o evento tinha show também e tocou planet hemp, uma das melhores trip da minha vida!!

Sua caminhada para se profissionalizar?

Agora ta vindo a oportunidade de competir no LAB e ai vou ter a oportunidade de competir com pessoas com o nível maior e ai vou absorver essa nova fase e me esforçar bastante pra profissionalizar em 2 anos!!

Você participa de competições?

Sim, todos os eventos aqui do DF eu tou lá representando, quando dá pra ir em goiania também!

Você tem apoio ou patrocínio?

Tenho um apoio da black anarchy faz 7 anos ja que eles me ajudam com shapes e umas parada pro skate, essa marca e lá do maranhão e faz questão de me ajudar mesmo de tão longe!

Influências no skate?

Minha maior influência no skate e o Grant Taylor, ja tive a honra de andar junto com ele quando ele veio pra tourne da volcom holy stokes, foi muito brabo!!

Viagem do sonho?

Califórnia pra mim e um dos maiores sonhos, e oregon também! Mas ainda tenho que conhecer muita pista aqui no brasil pra depois explorar mais ainda lá fora!

Foco em 2023?

Ter uma colocação boa na liga amadora de bowl, e terminar meu projeto da video parte de skate!

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Agradeço a deccs magazine por convidar, agradeço a Black Anarchy por ta fortalecendo, e agradeço também a alguns alunos meus principalmente a Dani ta fortalecendo muito pra eu ir competir fora do DF, salve geral!!