5 minute read

Capítulo 01

Capítulo 01: Nossa história

Iniciamos nossas atividades em fevereiro de 2008 como produtora multimídia de conteúdos educativos para crianças. Nosso primeiro projeto foi o DVD “Desenhando com Zip & Del”, que ensinava desenho e pintura para crianças, através da obra de grandes artistas como Van Gogh, Candido Portinari, Picasso, Tarsila do Amaral e Andy Warhol.

Advertisement

Por conta desse trabalho, nos aproximamos da Fundação Projeto Portinari, instituição que tem o objetivo de preservar e divulgar a obra de Candido Portinari, presidida por João Candido Portinari, filho do pintor. Dessa parceria, surgiu a oportunidade de realizar um projeto ligado ao conjunto de painéis “Guerra” e “Paz”, obra de maior expressão de Portinari, que pertence à sede da ONU em Nova Iorque.

Quando conhecemos João Candido Portinari, ele nos contou sobre os seus planos de promover uma série de exposições dos painéis “Guerra” e “Paz” no Brasil e em outros países. Ele havia recebido a informação que a sede da ONU entraria em reforma, que os painéis seriam desmontados e ficariam guardados até o fim das obras. Com isso, ele vislumbrou a oportunidade de conseguir a custódia dos painéis para apresentá-los ao grande público, já que, em Nova Iorque, ficavam em local restrito a visitações.

Nesse momento, estávamos estudando a possibilidade de iniciar nossas operações no mercado de livros infantis. Ficamos encantados com a ideia da exposição e imaginamos como seria fantástico apresentar para as crianças essa obra de Portinari, de tamanha importância para a arte brasileira. O projeto de deslocamento dos painéis nos serviu de inspiração e de estímulo para criarmos o nosso selo editorial. E assim, nasceu o nosso primeiro livro infantojuvenil, o “Guerra e Paz”, escrito por Eraldo Miranda, ilustrado por Marcelo Alonso, com prefácio de Milton Nascimento.

Com o lançamento do livro “Guerra e Paz”, o nosso caminho para a edição de livros estava aberto. Nos anos seguintes , nosso catálogo foi ganhando forma. Priorizamos a qualidade, não a quantidade e focamos em temas de relevância para a sociedade como cultura de paz, sustentabilidade, educação ambiental, educação para cidadania, entre outros.

Em 2016, iniciamos nosso processo de internacionalização e nos filiamos ao Brazilian Publisher, programa da CBL (Câmara Brasileira do Livro), que tem o objetivo de capacitar editoras brasileiras para atuarem no mercado internacional. O programa promove rodadas de negócios, entre países, e dá direito a seus filiados de participarem das principais feiras literárias do mundo. As editoras que estão inseridas no programa têm espaço garantido no estande do Brasil na Bologna Children’s Book Fair – Itália , Frankfurt Book Fair– Alemanha e Feira Internacional de livro de Guadalajara – México. Também podem participar das rodadas de negócio nas feiras

internacionais de Londres, Bogotá e Buenos Aires. A nossa participação no circuito de feiras internacionais começou com a Frankurt Book Fair, em outubro de 2016. Foi um evento importante para termos uma visão global do mercado editorial e começarmos a traçar os rumos para a exportação.

Em 2017, participamos das feiras de Bolonha, Bogotá e Guadalajara. Como primeiro resultado, surgiu a parceria com iniciativas de mães brasileiras que ensinam a língua portuguesa em diversos países no mundo, essas iniciativas são chamadas de POLH (Português como língua de herança). Essa parceria abriu caminho para trabalharmos os nossos livros em mais de 10 países.

A presença em Bologna, também nos proporcionou a oportunidade de apresentar o nosso trabalho em outras cidades da Itália. Fizemos uma turnê de divulgação do livro Guerra e Paz nas cidades de Valdobbiadene, Pádua e fizemos uma palestra sobre Portinari para crianças na embaixada do Brasil em Roma.

2018 começou com grandes perspectivas para o mercado internacional. Em fevereiro, realizamos a nossa primeira exportação. O livro Clara cabelo laranja, de Fabiana Gutierrez, foi enviado para Alemanha para atender às iniciativas de POLH de lá. Em março, estivemos novamente na feira de Bolonha. Atualmente, estamos trabalhando o projeto Conta Reconta em parceria com núcleos de brasileiros que vivem na Itália, Alemanha, Inglaterra, Suíça, França, Espanha, EUA e Japão. Em maio faremos os lançamentos dos livros O tempo das Coisas e O Livro dos números, bichos e flores com a presença da autora Cleo Busatto na Itália, Áustria, Alemanha e Eslovênia.

No mercado interno, também começamos o ano com grandes novidades, lançamos a linha de livros solidários, livros que contribuem com causas sociais e o sistema de venda direta “Consultor de Leitura”, que tem o objetivo de ampliar o acesso das crianças à literatura infantojuvenil.

Para os próximos meses, estamos inaugurando o nosso clube de assinatura e vamos oferecer conteúdos digitais somados aos livros, para reforçar o estímulo à leitura entre os pequenos.

Ao longo desses dez anos de trajetória, tivemos muitas realizações, editamos livros e criamos projetos que visam, realmente, contribuir com a formação de nossas crianças. Desbravamos fronteiras, agregamos, em nossa equipe, pessoas de grande valor que fizeram a diferença na construção de nossa história.

Estamos certos de que ainda temos muito o que trilhar e que temos muitos desafios pela frente. Mas o desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e o anseio de fazer do Brasil um país leitor é o que nos move a cada dia.

This article is from: