1 minute read

Construindo um futuro inclusivo

a teCNoLoGia eStá na base do sistema financeiro e vem sendo a habilitadora de projetos levados a cabo pelo Banco Central do Brasil, como o Pix e o Open Finance. “O BC tem implementado uma grande agenda, cujos objetivos principais são ampliar a inclusão financeira, reduzir ocusto de intermediação, fomentar a competição por meio de redução de barreiras na entrada e viabilizar a monetização de dados, a tokenização de ativos financeiros”, enumerou Roberto Campos Neto, presidente do BC.

Além disso, o BC tem outros projetos em andamento, como a modernização da legislação cambial e a implementação do Real Digital. “Todos esses projetos são partes diferentes de uma agenda integrada para o desenvolvimento do sistema financeiro do futuro. Nos próximos meses e anos, teremos ainda mais avanços”, acrescentou. A ideia do BC é que a partir de todas essas inovações seja possível a criação de um superapp que agregará informações e serviços de diferentes instituições financeiras.

Apesar dos avanços, o Open Finance ainda não decolou. Apenas 20 milhões de correntistas, aproximadamente, consentiram com o compartilhamento de seus dados, ante um