1 minute read

É hora de viver a alegria das Festas

Chegaram os dias mais esperados do ano para todos montijenses! As Festas Populares de São Pedro voltam a trazer às ruas da cidade a alegria, as tradições e os momentos de convívio tão característicos das festas populares.

Voltam os concertos com grandes nomes da música portuguesa; as procissões fluvial e noturna em honra do santo patrono dos pescadores; as ruas enfeitadas; os bailes em vários cantos da cidade; a feira com os carrosséis, as roulottes de farturas e de outros comes e bebes; as demonstrações de música, dança, desporto, folclore e muitas outras atividades das nossas associações e escolas de artes; voltam as marchas populares, as entradas e largadas de touros; voltam os momentos de encontro e de convívio nos tradicionais almoços da classe piscatória e do pé na areia.

Procurámos, como sempre, levar a cabo uma programação equilibrada e diversificada, que respeita as tradições das nossas festas, dá palco ao movimento associativo e aos grandes espetáculos, numa programação apelativa para montijenses e visitantes.

A organização das Festas Populares de São Pedro é um trabalho de uma vasta equipa, que procura garantir todos os pormenores e assegurar que temos mais uma edição de sucesso.

Estendendo o meu agradecimento a todas as associações e outras entidades envolvidas, não posso deixar de reconhecer o trabalho fundamental da SCUPA, do Motoclube e da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, em particular dos seus representantes na comissão de festas: João Barata, Carlos Marques e Márcio Chapa. Um agradecimento muito especial à Manuela Cavaco e restantes voluntárias que são as grandes obreiras das decorações magníficas que embelezam as ruas e pátios do Bairro dos Pescadores.

Ao presidente da câmara, Nuno Canta, e ao vereador do pelouro da Cultura, José Manuel Santos, uma palavra de agradecimento pela confiança depositada. Por último, um agradecimento profundo a todos os trabalhadores municipais e aos meus colegas e amigos da Comissão de Festas: Nuno Garrete, João Nunes, Eduardo Martins, Paulo Brás, Armando Moura, Joaquim Vintém, Tânia Guerreiro, Miguel Alves, Sérgio André e Ana Cristina Santos. Sem estes colegas e os trabalhadores da câmara era impossível levar a bom porto esta exigente missão de realizar as Festas Populares de São Pedro.

Agora é hora de viver a alegria das nossas Festas Populares de São Pedro!

Pelas Festas Populares de São Pedro, agora e sempre!

O Presidente da Comissão

Amável Joaquim Abelha Pires