3 minute read

Na tendência da prevenção

Projeto Gratuito Auxilia Na Preven O De Acidentes Em Condom Nios

Com a grande probabilidade de ocorrer acidentes ou incidentes que necessitem de intervenção imediata na prestação de primeiros socorros e/ou combate a princípio de incêndio em condomínios, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia lançou o projeto gratuito Prédio sem Fogo. O objetivo é auxiliar nas ações de mitigação do condomínio, proporcionando um resultado mais satisfatório para redução de danos à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.

Advertisement

O Projeto Prédio Sem Fogo iniciou em dezembro de 2022 e está em sua 4ª edição. Técnicos do Corpo de Bombeiros capacitam funcionários de edifícios residenciais para prevenir incêndio, acidentes domésticos e tomar medidas de primeiros socorros. “A maioria quase absoluta dos acidentes em edificações se desenvolve por fases, das quais a primeira delas é simples de ser controlada, evitando-se o seu agravamento com riscos e perdas. Além disso, com esse tratamento inicial, a intervenção do Corpo de Bombeiros será mais curta, rápida, eficaz, econômica ou mesmo desnecessária e os danos causados serão reduzidos na mesma proporção”, alerta o Coronel Aloísio Fernandes. As instruções dos treinamentos são ricas e buscam aproximação com situações reais de acidentes em fases iniciais, assim são promovidas práticas com uso dos equipamentos de proteção contra incêndio comu - mente encontrados nas edificações.

Durante o curso também são tratadas as formas adequadas de acionamento do Corpo de Bombeiros, como a clareza, objetividade e conteúdo das informações transmitidas, condutas que concorrem significativamente para a presteza e eficiência do serviço de emergência. Os funcionários também são orientados sobre a importância e os procedimentos essenciais para evacuação do local sinistrado. “A difusão do conhecimento sobre riscos existentes em edificações é igualmente proporcionada, o que permite ao aluno a realização de análise primária dos ambientes, com identificação e tratamento de riscos, estabelecendo assim a prevenção efetiva a sinistros”, disse o Coronel.

Aloísio Fernandes

Coronel Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Este projeto se estabelece como um destacado instrumento de fomento a regularização dos condomínios à lei 12.929/13 e seu regulamento, decreto 16.302/15, que tratam da segurança contra incêndio e pânico no Estado da Bahia. “É uma oportunidade de ampliação da consciência prevencionista e consequentemente da relevância do atendimento as exigências das normas de prevenção contra incêndio e pânico, além de chamar atenção para a responsabilidade de síndicos e gestores de condomínios diante de omis- sões e negligências relativas as regras de segurança. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia alerta que a participação do funcionário no Projeto Prédio Sem Fogo não isenta o condomínio do cumprimento de qualquer norma referente a prevenção, notadamente a estas acima referidas”, conta o Coronel Aloísio.

67 funcionários de 16 condomínios já participaram do projeto. “A expectativa é que sejam treinados 500 funcionários no ano de 2023, podendo este número, em razão de aumento da demanda, chegar a 1000, quantidade para a qual o Corpo de Bombeiros Militar possui capacidade operacional para formar”, informou o Coronel.

Os prédios vizinhos podem se associar para atuarem em conjunto na primeira resposta, através de um Plano de Auxílio Mútuo (PAM), tornando o resultado ainda mais eficiente, na medida em que tarefas podem ser divididas e, portanto, executadas com mais efetividade. “Conselhos Comunitários de Segurança, Associação de Moradores ou Associação de Síndicos de condomínios residenciais ou mesmo síndicos isolados são parceiros privilegiados nesse projeto”, destaca Coronel Aloísio.

Os treinamentos ocorrem em sala de aula do Corpo de Bombeiros, a cada 15 dias, às quintas-feiras, com duração de 8 horas. As turmas são compostas, por questões didáticas e de segurança, por no máximo 20 alunos. As aulas são ministradas por bombeiros militares especializados e com ampla experiência de ensino, que discorrem de maneira descontraída sobre: prevenção a incêndio, com destaque para: classes de incêndio, formas de extinção de princípios de incêndio, riscos de incêndio, primeira resposta em princípios de incêndio, uso dos equipamentos protetivos da edificação, orientação em evacuação de emergência e atendimento pré-hospitalar.

Todo participante precisa estar vinculado a um prédio. A participação é inteiramente gratuita, não há pagamento de qualquer taxa, assim como todo material necessário é fornecido pela instituição. A inscrição e matrícula dos alunos é feita por interesse do condomínio no próprio site do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (cbm.ba.gov.br), também através do e-mail prediosemfogo@cbm.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 99611-0339 (WhatsApp), canais abertos também para esclarecimentos de dúvidas sobre o projeto. De acordo com o Coronel Aloísio, este é mais um projeto do CBMBA em prol da comunidade e na busca de responder com qualidade a sua vocação, especialmente no quesito de prevenção a acidentes. “Este projeto traz, em primeira análise, uma maior aproximação com a comunidade, protagonista na realização da prevenção de acidentes e, por conseguinte, contribuirá sobremaneira na disseminação da mentalidade prevencionista, provocando uma tendência na redução dos acidentes e seus danos humanos, materiais, emocionais, ambientais e econômicos. Espera-se também que o projeto seja um incentivo a qualificação dos profissionais porteiros, zeladores e seguranças”, relata o Coronel.

A adoção de estratégias integradas com a sociedade torna esse projeto um diferencial para atingir os objetivos propostos. “Temos então, por fim, que a perspectiva de transformar a percepção das pessoas sobre os acidentes impacta de forma significativa a cultura prevencionista e assim, cumpre o CBMBA função social relevante, relacionada a sua vocação, Vidas Alheias, Riquezas Salvar, finaliza o Coronel.•

Carla Guedes Advogada

This article is from: