10 minute read

Santa Catarina tem a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país

Nos primeiros três meses do ano, 88,2% dos catarinenses empregados no setor privado tinham a carteira de trabalho assinada, o maior percentual do país. Consequentemente, a taxa de informalidade se manteve a menor entre as unidades da Federação, totalizando 1 milhão e 14 mil pessoas, 26,1% das 3,9 milhões de pessoas ocupadas. Os dados do primeiro trimestre foram divulgados na quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Santa Catarina também registrou a segunda menor taxa de desocupação do país (3,8%), atrás apenas de Rondônia (3,2%) e abaixo da média nacional, de 8,8%. A taxa de desocupação é a razão entre as pessoas desocupadas e as pessoas que estão na força de trabalho. Além disso, número de trabalhadores informais diminuiu 1,8% em relação ao 4º trimestre de 2022.

Advertisement

Além disso, o Santa Catarina alcançou o segundo maior nível de ocupação entre as 27 unidades da Federação, 64,3%. Mato Grosso do Sul ficou em primeiro com 64,4%.

O governador Jorginho Mello destaca que o resultado demonstra a força da cadeia produtiva catarinense que, embora esteja enfrentando as mesmas dificuldades dos outros estados, vem se mostrando uma região diferenciada. “Sabemos a importância da manutenção do emprego. O trabalho represen- ta a dignidade das famílias. Agora o nosso papel é facilitar a vida do empreendedor, para que ele invista, a empresa dele cresça e isso gere ainda mais empregos”, destaca o governador

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, a economia é forte e diversificada. “Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados. Nessa semana, temos quase 6 mil vagas de trabalho em aberto no Sine. Isso é um sinal do dinamismo de Santa Catarina. O Governo está atuando para atrair cada vez mais investidores, oferecendo segurança jurídica para que eles possam prosperar, trazendo mais riquezas e desenvolvimento”, avalia.

SC tem a menor proporção de desalentados

Os desalentados são pessoas fora da força de trabalho, que estavam disponíveis para assumir uma vaga, mas não tomaram providência para conseguir trabalho. O percentual de pessoas desalentadas (0,3%) no 1º trimestre do ano se manteve o menor entre as Unidades da Federação, com percentual menor que o do 4º trimestre de 2022 (0,4%) e com 6 mil pessoas desalentadas a menos.

População ocupada por atividades econômicas

A atividade de Alojamento e alimentação (13,7%) teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no 1º trimestre, com 19 mil pessoas a mais que no anterior. Também avançou a atividade de Transporte, armazenagem e correio (0,9%), com 2 mil pessoas a mais que no 4º trimestre de 2022.

Trabalho por conta própria Cerca de 24,4% da população ocupada em Santa Catarina no 1º trimestre de 2023 era formada por pessoas que trabalhavam por conta própria. Isso quer dizer que das 3,9 milhões de pessoas ocupadas, cerca de 948 mil trabalhavam por conta própria. O trabalhador por conta própria é aquele que trabalha em seu próprio negócio ou empresa, sozinho ou com sócio, sem ter empregado e contando ou não com a ajuda de trabalhador não remunerado.

Rendimento médio mensal

O rendimento médio real recebido de todos os trabalhos no 1º trimestre de 2023 em Santa Catarina foi de R$ 3.198. O Estado é o quarto maior do país, atrás do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Município veta por inconstitucionalidade projeto para instalar detectores de metais em escolas

Documento proposto Câmara de Vereadores cria atribuições com despesas não previstas no orçamento

O Município de Itajaí, por meio da Procuradoria-Geral, vetou o projeto de lei n° 39/2023, proposto pela Câmara Municipal de Vereadores, para instalação de detectores de metais na entrada de escolas e creches da cidade. O motivo do veto é a inconstitucionalidade formal do projeto, por vício de iniciativa com a criação de atribuição e o aumento de custos não previstos à municipalidade.

A proposta do Legislativo projeta a obrigatoriedade de instalação de detectores de metais em todas as unidades escolares públicas e privadas de Itajaí. Além de gerar uma despesa não prevista ao Município, ao criar esta norma, também seria necessário o aumento do quadro de servidores nas escolas e creches, já que a instalação do equipamento necessita do monitoramento da entrada dos estudantes na passagem pelo detector.

Além disso, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é crime submeter crianças e adolescentes a constrangimentos. Portanto, esse tipo de vistoria deve ser realizado somente na presença dos pais ou responsáveis dos alunos, o que dificultaria o processo e sua legalidade. O aparelho também acarretaria em mudanças no horário de entrada dos estudantes, já que seria necessário considerar o tempo extra de passagem pelo detector.

O Município ressalta ainda que, ao tomar conhecimento sobre o projeto de lei, propôs ao proponente, vereador Adriano Klawa, que a iniciativa fosse construída de forma conjunta com o Executivo para tentar garantir sua viabilidade. Também foi sugerida a implantação do equipamento em uma escola-piloto para verificar a possibilidade de expansão para as demais unidades escolares.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros

Semana da Indústria terá programação especial para Itajaí e Balneário Camboriú

FIESC abre Semana da Indústria com outorga da Ordem do Mérito Industrial e marca o início das celebrações alusivas ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio.

Começa na próxima semana, a programação da Semana da Indústria em Itajaí e região. O evento ocorre na semana do dia 25 de maio, quando é comemorado o Dia da Indústria e também o aniversário da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC. Para lembrar a data, a Federação, em parceria com o SENAI, o SESI e o Instituto Euvaldo Lodi - IEL, promove todos os anos uma semana repleta de atividades gratuitas e com troca de experiências entre empresários, gestores de RHs e gestores de segurança do trabalho.

“Todos os temas estão relacionados tanto ao setor industrial, de ambas as regionais, como também às áreas que atuamos e aos serviços que ofertamos. Então, teremos palestras voltadas a área têxtil, assim como workshop sobre eficiência energética e um outro tema que está muito em alta, que é a saúde mental de lideranças e que também vem ao encontro de um serviço prestado pelo SESI, ou seja, todos os temas, de todos os encontros, estão relacionados ao setor industrial da regional, assim como os serviços ofertados pelo SESI e SENAI. A Semana da Indústria é uma forma de oferecer algo adicional, além daquilo que já fazemos ao longo do ano todo”, explica a gerente executiva do SESI e SENAI no Vale do Itajaí Mirim, Silvana Meneghini .

Em Itajaí, a programação inicia na terça-feira, dia 23, às 19h, no auditório do SENAI, com a palestra do Conselho Regional dos Técnicos Industriais com o tema “Entendimento sobre o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT), amplitude de mercado/atuação”. Anteriormente, no mesmo local, acontece a a cerimônia oficial de abertura da Semana da Indústria, com a participação de autoridades, gestores de indústrias, alunos dos cursos técnicos e representantes da comunidade.

Na quarta-feira, dia 24, as atividades iniciam às 8h30, com a palestra: “Assédio no ambiente de Trabalho a partir da Portaria MTP nº 4.219/2022”. O evento é destinado a gestores de RHs e Técnicos de Segurança. Em seguida, às 10h, será realizado o Café com RHs que terá como tema, “Trocando Experiências: Aprendizagem Indústrial e seus desafios”. No período da tarde, às 13h30, acontece a Aula Experimental Plataforma NR 35, com a participação de alunos da aprendizagem e de cursos técnicos. Já às 14h, será realizado o painel: Desafios e Vantagens do Mercado de Trabalho para o Jovem atual. O evento é destinado a alunos da Aprendizagem Industrial e também estão sendo esperados representantes de empresas da região. Todos os eventos serão realizados no SENAI de Itajaí. Em Balneário Camboriú, está programado o painel: Desafios e Vantagens do Mercado de Trabalho para o jovem atual. O evento acontece na unidade do SENAI em Balneário Camboriú, às 14h e é aberto para alunos de aprendizagem Industrial e contará com a participação de indústrias da região.

Homenagem

A entrega das comendas da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias (FIESC) marca o início das celebrações alusivas ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio. O evento, exclusivo para convidados, ocorre na sexta-feira, dia 19, a partir das 10h30. “A Semana da Indústria é o nosso momento institucional mais importante do ano. É quando celebramos as conquistas da indústria e intensificamos nossas ações em favor de um setor moderno e inovador. Presentes em todo o estado, nossas entidades realizam uma série de atividades conectando a comunidade à indústria catarinense, o segmento que mais emprega em Santa Catarina”, frisa o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Município de Itajaí disponibiliza mais de 1.500 novas vagas em creches

Expectativa é zerar a fila em, ao menos, 21 dos 33 zoneamentos da cidade

O Município de Itajaí, por meio do departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, começou a chamar na terça-feira (16) as crianças que estão na fila única de vagas em creches. Ao todo, 1.517 vagas estão abertas e serão ofertadas pelas 58 unidades credenciadas ao Município e também pelos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino. A expectativa é zerar a fila em pelo menos 21 dos 33 zoneamentos da cidade até a próxima sexta-feira (19).

Na terça-feira (16), os proprietários das unidades credenciadas estiveram na Secretaria Municipal de Governo para assinar os contratos. “Alguns contratos precisaram ser rescindidos e renovados, porque o termo de referência disponibilizava apenas 25% dos valores e para atender a demanda de determinadas regiões, precisávamos de um pouco mais de vagas. Então, em conjunto com a Procuradoria do Município, conseguimos um parecer favorável para atender a demanda reprimida no sistema”, explicou a diretora de Educação Infantil, Kandy Regina Pereira.

A Secretaria de Educação espera chamar mais crianças ainda no decorrer deste primeiro semestre, quando algumas unidades da Rede Municipal passarão por remanejamentos de turmas ou ampliação de espaços. Somente neste ano, o Município já comprou 811 vagas em creches, além das 1.230 ofertadas a partir desta terça-feira (16) em unidades credenciadas. Ao todo, o Município de Itajaí disponibiliza 6.493 vagas nas unidades credenciadas. O projeto de lei do Executivo que garantiu a criação de novas vagas em creches para crianças da Rede Municipal de Ensino de Itajaí teve unanimidade de votos e autorizou a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 10 milhões, com recursos próprios, para uso da Secretaria Municipal de Educação. O projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores em meados de fevereiro deste ano, porém a aprovação final só ocorreu no dia 06 de abril.

Desde então, estamos correndo com todos os trâmites necessários para a abertura dessas vagas e agora estamos trabalhando para fazer o chamamento dessas crianças o quanto antes. Ficamos felizes em poder atender aos anseios da comunidade itajaiense e ofertar às crianças uma educação de qualidade”, destacou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

A iniciativa, além de acolher as crianças que aguardam na fila única, atende decisão judicial que determina que o Município providencie a matrícula de metade dessa lista em locais próximos de sua residência (até cinco quilômetros), adotando como critério de turno integral ou parcial.

Município vai conceder 4,18% de aumento nos salários e vale alimentação dos servidores

O Município de Itajaí enviou à Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei para concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais. O percentual de reajuste será de 4,18%, referente ao índice do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado no período de 01/05/2022 a 30/04/2023.

Caso aprovado pelo Legislativo, o percentual da RGA proposto pelo

Município será aplicado sobre os vencimentos e vale alimentação dos servidores neste mês de maio, quando está prevista a data-base da categoria. O Município ainda avalia uma proposta de reajuste maior no valor do vale alimentação do funcionalismo público, a qual demanda estudo de mudança da legislação que instituiu o benefício. A revisão dos vencimentos visa recompor as perdas salariais sofridas no período.

Instituto Rogério Rosa lança novo Edital, para seleção de Projetos Sociais

Na quarta-feira, 10, o Instituto Rogério Rosa, organização sem fins lucrativos, responsável pela gestão, desenvolvimento e coordenação de investimentos socioambientais, culturais e esportivos, que tem como mantenedor o Grupo EMBRAED, lançou o edital de seleção de projetos sociais de Balneário Camboriú e Camboriú para 2023. Este ano, o investimento total será de R$ 200 mil para seis meses de execução das ações. Matheus - Jornalista.: *Crédito:* Ângelo Borba.

Aniversário de Mirian Terres

A amiga Mirian Terres aniversariou no dia 15 de maio. Ela comemorou junto aos seus familiares. Parabéns! Feliz aniversário! Que a sua vida seja recheada de bons e felizes momentos, na certeza de que esse dia especial será para sempre lembrado em seu coração. Que o Senhor ilumine seu caminho com muitas felicidades! Abraços com admiração e carinho dos amigos do “Jornal dos Bairros”.

Aniversário de Christiane Cruz

Cesário Pereira

No dia 15 de maio quem soprou velinhas foi Christiane Cruz

Cesário Pereira, sócia proprietária do “Centro de Educação

Infantil Zig Zag”. Meus Parabéns e desejos de Feliz Aniversário! Que o Senhor lhe envie muitos presentes nesta data querida, como saúde, paz, alegria, prosperidade, amor, harmonia e uma infinidade de coisas boas. Você merece cada belo detalhe!

Aposentadoria de Silvana Souza

A Educadora Silvana Souza se aposentou no dia 02 de maio. No dia 10 de maio, os seus amigos e companheiros de trabalho, da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, prepararam uma festa surpresa, para homenagear a amiga Silvana Souza, pelos anos de dedicação e amor ao trabalho. “A amizade... nem mesmo a força do tempo irá destruir”.

Café com Maria da Igreja de São Judas

Tadeu

No dia 10 de março(quarta-feira) foi realizado, no Salão de Festas da Igreja de São Judas Tadeu, o “Café com Maria”. As Voluntárias e os Voluntários da Igreja prepararam pratos doces e salgados, pães, frios, geléias, margarina e tortas. Estava tudo delicioso. O Padre da Paróquia de São João Bosco fez uma Oração especial e agradeceu a presença de todos. Em seguida o lanche foi servido. As Voluntárias sortearam diversos brindes. A renda do “Café com Maria” será utillizada, nas obras de construção da nova Igreja(teto, acabamentos, etc.)

Aniversário de Antônio Roberto Nazário - “Beto Fogueteiro”

No último domingo, dia 14 de maio, o amigo Antônio Roberto Nazário - “Beto Fogueteiro” comemorou aniversário, ao lado de sua esposa Diva, suas filhas, genros e netos. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Que Ele lhe conceda muito: amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade! Um abraço dos amigos do “Jornal dos Bairros”.