4 minute read

Praça do bairro Nossa Senhora das Graças será inaugurada neste sábado

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes terá procissão fluvial no dia 5 de fevereiro

UAPA de Itajaí reabre neste domingo (05) com feira de adoção de animais

Advertisement

Após as sessões que elegeram os integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2025, o deputado Mauro de Nadal (MDB), novo presidente da Alesc, concedeu entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Palácio Barriga Verde, ainda na manhã da quarta-feira (1º).

Questionado sobre as conversas para sua eleição, Nadal destacou que todos os partidos com representação na Assembleia tiveram seu espaço garantido na Mesa Diretora.

“Toda composição exige muita conversa, diálogo, gestos”, afirmou. “A composição que fizemos conta com a participação de todos [os partidos]. O importante é que construímos algo de consenso, algo que possa servir, com muita dedicação, aos interesses dos catarinenses.”

Com os membros da Mesa definidos, Nadal afirmou que o próximo passo será fazer a análise dos projetos que entrarem na Casa e chamar os partidos para discutir aspectos referentes à organização interna da Assembleia, para que os deputados possam exercer seus mandatos.

Sobre as comissões permanentes, o novo presidente adiantou que ainda não há definição de nomes para a presidência dos colegiados responsáveis pela análise das proposições. “Temos um processo de

Confira quem são os demais integrantes eleitos para a Mesa Diretora

encaminhamento, mas não de definição de nomes. Vamos conversar para que todos possam atuar nas comissões e que tenhamos uma composição que satisfaça a vontade das bancadas da Assembleia.”

Nadal afirmou ainda que, mesmo sem receber os votos de todos os deputados na eleição para a Presidência, o Parlamento trabalhará unido, de forma harmônica. “A eleição da Mesa terminou. De agora para frente, é a unidade dos 40 [deputados]. Diferenças ideológicas sempre existiram, mas vamos construir uma política com ‘P’ maiúsculo, onde todos terão a oportunidade de manifestar seu modo de pensar, mas o que vai prevalecer é a harmonia e o bom encaminhamento.”

Sobre uma possível participação de seu partido na base de apoio do governador Jorginho Mello (PL) na Alesc, Nadal afirmou que ainda não há definições a respeito. “É algo que ficou para depois da eleição da Mesa”, disse.

A respeito do envio de uma proposta de reforma administrativa do Executivo para a Assembleia, já anunciada por Jorginho, Nadal afirmou que a “Assembleia tem o entendimento de que se deve convalidar a proposta que fez Jorginho Mello vitorioso, dentro de critérios legais, fazendo o devido debate, mas, na essência, deve prevalecer o projeto que elegeu o governador.”

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros

O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br

47 - 9 8405.8777

Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras

Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33

Telefone: (47) 3344.8600

Site: www.jornaldosbairros.tv

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

1º vice-presidenteMauricio Eskudlark (PL), 64 anos Foi delegado da Polícia Civil, tendo atuado como delegado regional de São Miguel do Oeste e de Balneário Camboriú, diretor da Polícia Civil do Interior e do Litoral, e delegado-geral da corporação, cargo no qual se aposentou.

Formado em Direito, iniciou a vida política em São Miguel do Oeste onde foi eleito por duas vezes vereador, de 19891992 e de 1993-1996. Em 2006, Maurício Eskudlark assumiu como deputado na Assembleia Legislativa na condição de suplente. Novamente suplente, a partir de 2011, exerceu o mandato durante toda a legislatura 2011-2015, na qual foi efetivado, em 2013, após a eleição do deputado Elizeu Mattos (MDB) para a Prefeitura de Lages. Foi reeleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022. No ano passado, foi 1º vice-presidente da Alesc.

2º vice-presidente – Rodrigo Minotto (PDT), 49 anos Advogado, entrou na vida pública após filiar-se ao PDT, legenda da qual foi secretário executivo nacional e estadual. Também coordenou em Santa Catarina o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e foi o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estado, além de ter chefiado o gabinete do ex-ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Minotto chegou à Alesc em 2014, sendo reeleito em 2018 e 2022. Já ocupou posições na Mesa Diretora da Assembleia.

1ª secretária – Paulinha (Podemos), 47 anos Foi diretora nacional de qualificação no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, e assessora especial de Secretaria do Estado de Administração do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira política em Bom-

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais binhas. Depois de comandar a Secretaria Municipal de Administração por quatro anos, foi a primeira vereadora mulher eleita no município, em 2004. Em 2012 foi a primeira mulher eleita prefeita em Bombinhas. Em 2016 foi reeleita. Em 2018, deixou a prefeitura e se elegeu deputada estadual pelo PDT. Na Alesc, foi presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Em 2022, foi reeleita para o segundo mandato na Assembleia.

2º secretário – Padre Pedro Baldissera (PT), 65 anos Formado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, foi ordenado padre católico em 1985, com atuação em Videira, Tangará e Guaraciaba. Em 1996, elegeu-se prefeito de Guaraciaba, pelo PT, cargo para o qual foi reeleito no ano 2000. Em 2002, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Reelegeu-se em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Já ocupou cargos na Mesa Diretora da Alesc e presidiu a Comissão de Pesca e Aquicultura do Parlamento.

3º secretário – Marcos da Rosa (União), 46 anos Formado em Administração, bacharel em Teologia e MBA em Gestão Pública, Rosa foi vereador por três mandatos em Blumenau, sendo por duas vezes o mais votado. Em 2017-2018 foi o presidente do Legislativo, o que lhe possibilitou assumir a Prefeitura de Blumenau em duas oportunidades. Em 2022, foi eleito deputado estadual pela primeira vez.

4º secretário – Delegado Egídio (PTB), 41 anos É delegado da Polícia Civil, com atuação em Blumenau e Brusque, com enfoque na defesa da causa animal. Formado em Direito, disputou sua primeira eleição no ano passado e foi eleito deputado estadual.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090

Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br