LINHA TURÍSTICA DO BONDE A partir de terça-feira (8), a linha turística do bonde passará a operar a partir das 10 horas, ampliando o serviço para atender a temporada de verão. As partidas serão da Praça Mauá, de 30 em 30 minutos. Quando houver embarques/desembarques de passageiros no Porto de Santos às segundas feiras, os bondes poderão funcionar excepcionalmente das 10 às 14 horas, com passeios de 15 minutos.
Boqnews - 5 a 11 de dezembro/2015 - 8 SANDRA IANNUZZI
sandra.iannuzzi@boqnews.com
Check-in
Salvador ao Norte
Um mergulho a fundo na cultura brasileira, explorando cada centímetro da Bahia de Todos os Santos. Esse é o sentimento de quem visita Salvador. A atmosfera baiana contagia a todos que por lá passam. A simpatia ímpar de seu povo, o clima, a geografia, a excentricidade de sua gastronomia, a beleza de sua orla, distribuída em 50 quilômetros de praias, bem como toda a história enraizada em cada esquina de suas praças, ruas, edifícios e atrações do centro da cidade, como o Pelourinho, fazem do lugar um roteiro único e inesquecível. E tem mais: quem pisa em solo baiano, promete sempre voltar. Na verdade, é impossível pensar em Salvador e não associar à festa, alegria, e diversão. Conhecida como a capital do axé e consagrado como um dos maiores destinos turísticos do País, o município atrai todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas durante o Carnaval. Mas, existe um outro lado de Salvador, que é sinônimo de descanso, relax e muita paz, além do lazer, claro, na medida certa – tanto para quem viaja sozinho ou para quem vai em companhia da família ou de amigos. O lado norte da cidade oferece praias paradisíacas e pitorescas como Villas do Atlântico, Flamengo, Stella Maris e Itapuã. A região ainda abriga vários resorts, para quem quer esquecer da vida literalmente. Nesse estilo encontram-se o Catussaba Resort e o mais novo Grand Hotel Stella
Maris, cujo visual é deslumbrante, com inúmeras opções de entretenimento, gastronomia e dotado de instalações modernas e luxuosas. Seus 330 apartamentos dispostos em linha reta, que possuem vista para o mar, seja frontal ou lateral. Construído em 2008, o Stella Maris conta com infraestrutura arrojada, como a piscina principal, que segue o estilo orgânico de arquitetura, com diferentes nichos e profundidade, cercada de coqueiros, que enfeitam e refrescam a área. Espaço kids, boate, salão de jogos e a concorridíssima praia que dá nome ao hotel - tudo para se desfrutar, bem ali, fazem do complexo. Fora do resort – dá para ir a pé - existem algumas barracas, que já viraram “point” de turistas . Em Pedra do Sal, na praia de Itapuã, fica a charmosa Bora, Bora e também o Mistura – um dos melhores e mais caros restaurantes de Salvador. Seguindo adiante, mais precisamente, na última quadra da praia da Aleluia, no Flamengo, estão instaladas – uma ao lado da outra – a badalada barraca do Lôro e a arejada Pipa, ambas igualmente conhecidas e bem frequentadas. Saindo das barracas, a dica vai para as crianças, que podem aproveitar as praias de Stella Maris e Villas do Atlântico, onde o mar é mais calmo, e forma em meio às rochas, pequenas piscinas naturais. Assim, para quem gosta de sol, praia e calor, com certeza, Salvador – “terra de Nosso Senhor”, é uma boa pedida, agora no verão.
RAIMUNDO ROSA/PMS-SECOR
VALE DO RIBEIRA Belezas da natureza atraem turistas que querem economizar
Cavernas do Vale DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
1
2
3
Natureza 1 e 2. Parque Estadual Caverna do Diabo. 3. Parque Estadual do Alto Ribeira, composto por cerca de 12 cavernas
Às vezes dá vontade de sair da rotina e, principalmente, gastar pouco. Desfrutar das belezas naturais do Vale do Ribeira pode ser uma experiência econômica e prazerosa. Localizada ao Sul do Estado de São Paulo e ao Norte do Paraná, o Vale do Ribeira abrange 31 municípios, sendo 22 paulistas e nove paranaenses. A região destaca-se pela conservação da diversidade ecológica e atrai turistas do mundo inteiro. As cavernas, inclusive, são locais indispensáveis para quem quer conhecer o Vale. Alto do Ribeira O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, também conhecido como Petar, é um dos mais antigos
do Estado de São Paulo. Cerca de 12 cavernas fazem parte do espaço que abrange os municípios de Iporanga e Apiaí — Caverna Santana; Morro Preto; Couto; Água Suja; Cafezal; Ouro Grosso; Alambari de Baixo; Temimina e Trilha do Chapéu (Cavernas Mirim I, II, Aranhas e Gruta do Chapéu). O ingresso para visitação das cavernas custa R$ 12 (meia-entrada está disponível para estudantes, professores e maiores de 60 anos), entretanto cada qual tem um horário especial de visitação. O cronograma completo com datas e horários pode ser acessado no site www.ambiente.sp.gov.br/petar. Caverna do Diabo Criado em fevereiro de 2008, o Parque Estadual Caverna do Diabo possui ampla iluminação em seu interior para que o visitante possa explorar e visualizar todos os detalhes de uma caverna. Aos amantes da natureza, esta é uma experiência incrível e única. O ingresso custa R$ 9 (com meia-entrada). Informações mais completas podem ser acessadas pela internet (www.ambiente.sp.gov.br/ caverna-do-diabo) ou pelo telefone (13) 3871-1242.