Ed1070

Page 10

MOTOFEST O final de semana será bastante agitado aos amantes de motocicletas. Neste sábado (17) e domingo (18), acontece o 1º Encontro de Motociclistas de Bertioga, na Praça de Eventos, ao lado do Forte São João. A previsão é de que integrantes de mais de 100 motoclubes se reúnam para conferir as novidades e curtir uma extensa programação musical. Em ambos os dias, o evento começa 10 horas. No sábado, tem programação até meia-noite. Já no domingo, ate às 17 horas. A entrada é gratuita.

Boqnews - 17 a 23 de outubro/2015 - 10 SANDRA IANNUZZI

sandra.iannuzzi@boqnews.com

Check-in

Os encantos da Patagônia de montanhas, onde a atividade de trekking é sempre bem-vinda. A melhor época para visitar o parque vai de outubro a março, quando as temperaturas estão mais razoáveis e menos imprevisíveis, já que lá pode nevar e fazer sol – tudo no mesmo dia! A estudante Victória Camargo, de 21 anos, realizou o sonho de conhecer o lugar, que ainda é pouco explorado pelos turistas, e dotado de belezas naturais exuberantes. Segundo ela, para quem tem mais tempo, uns 4 ou 5 dias, pode aproveitar para realizar uma das grandes atrações do parque, o desafiante Circuito “W”, numa caminhada pelos pontos principais, entre os vales das Torres. Existe ainda um caminho mais longo, onde o visitante percorre o Circuito “O”, numa volta completa na montanha, num período que pode ir de 7 e 10 dias, dependendo da disposição e condicionamento do viajante. Vale lembrar que por isso mesmo não pode faltar na mochila uma série de itens básicos, como: protetor labial, óculos de sol, luvas, boné, gorro, cachecol, capa de chuva, calçados apropriados, como botas especiais, casacos reforçados, e uma boa câmera profissional. Segundo a estudante, a comida também não deve ser esquecida, já que na maioria dos lugares, dentro do parque, não há onde comprar por perto. Aliás, a gastronomia local que é praticamente baseada em frutos do mar, ainda conta com as famosas parrillas e empanadas argentinas. Quanto à hospedagem, a infraestrutura oferecida pelo complexo é simples, mas confortável. A moeda local é o peso, e vale a dica: com a desvalorização do real, o bom é que se tenha na carteira, além de pesos, também os bons e velhos dólares que, aliás, estão mais em alta do que nunca! Mas, que de acordo com a estudante, em se tratando da Patagônia, proporcionam uma renovação e uma paz de espírito – estas sim, impagáveis!

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO Confira dicas para a primeira viagem do melhor amigo

Primeira

viagem

DIVULGAÇÃO

Um trunfo da natureza, rodeada por ambientes inóspitos e cenários enigmáticos capazes de tirar o fôlego de quem se aventura até suas terras. A região da Patagônia, localizada em sua maior parte na Argentina, mas com uma porção que vai além da fronteira com o Chile, é cercada de montanhas imponentes, vales, desertos, florestas, bosques de pinheiros e lengas (árvores nativas da região) - tudo rodeado por seus inúmeros lagos, rios e cachoeiras e com uma fauna rica e diferenciada. No verão, a temperatura mais quente atinge os 10 graus e no inverno pode chegar aos 20 graus negativos. Os ventos frios são constantes e fazem parte da paisagem patagônica, podendo nevar até mesmo no verão. Do lado argentino, a estância de Bariloche, que fica na província de Rio Negro e próxima às Cordilheiras dos Andes, é a mais conhecida pelos brasileiros, que desejam praticar o snowboard no maior complexo de pistas da América do Sul. Já do lado chileno, destaque para o Parque Nacional Torres del Paine. Ideal para a prática do camping, em lugares definidos pelos guardas florestais, com estrutura rudimentar, que inclui sanitário e abastecimento de água, o lugar é formado por uma imensa cadeia

DIVULGAÇÃO

Cris Challoub DA REDAÇÃO

Os animais de estimação estão cada vez mais inseridos em nossas vidas. Por isso, realizar uma viagem ao lado do grande amigo — sem que ele passe por apuros — é o sonho de qualquer um que cria seu animalzinho como membro da família. Mas para realizar este sonho, é necessário muita pesquisa sobre o meio de transporte, hospedagem e cuidados para o animal não estranhar os dias que ficará fora de casa. Transporte Para as pessoas que não vão viajar no próprio veículo, o transporte acaba sendo uma das grandes preocupações, mesmo já existindo leis específicas para o transporte de animais em ônibus e aviões. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), para viajar de ônibus com cães e gatos não é necessário apresentar o

Guia de Trânsito Animal (GTA) — necessário para o aéreo — mas é importante que o dono tenha em mãos um atestado que comprove boas condições de saúde do animal. Uma dica do IDEC é apresentar documentos de vacinação em dia para evitar imprevistos. O pet deverá ser transportado dentro da caixa de transporte, podendo ser tirado nas paradas. Caso o dono queira um assento para a caixa, deverá pagar o valor de mais uma passagem. Antes de planejar a viagem ao lado do animal, é importante conversar com a companhia. No caso de embarque em aviões, são aceitos cães e gatos de até

SOAL

ARQUIVO PES

Pata na

30 quilos. É importante checar com bastante antecedência todos os documentos necessários. Também é importante ressaltar que algumas empresas aéreas não transportam certas raças. Hospedagem Com a grande procura por hotéis, muitos locais não apenas hospedam animais, como oferecem atividades de lazer. Em Socorro, interior de São Paulo, existem várias opções de hotéis-fazenda que aceitam e oferecem serviço exclusivo aos pets.

estrada

Lolita, de apenas um ano e cinco meses, já está acostumada a viajar desde muito nova. Sua dona e companheira, Débora dos Santos, conta que a primeira viagem foi aos sete meses para Barequeçaba, em São Sebastião (Litoral Norte). "A primeira arte que ela fez foi arrancar a mandioca plantada. Depois, ficou correndo atrás dos mosquitos, que é o que ela mais gosta de fazer", conta. Por mais que more em casa e seja acostumada com um espaço mais amplo ao viajar ela pode experimentar a liberdade que o lugar oferece. Segundo Débora, Lolita não estranha quando viaja para algum lugar diferente. "Ela tem uma rotina normal, apenas fica mais elétrica, pois ama correr!", destaca. "Sempre levo a cama dela e antes de sairmos de carro, dou dramin para ela não enjoar".


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.