Ed1033

Page 14

Boqnews - 31 a 6 de fevereiro/2015 - 14 SANDRA IANNUZZI

sandra.iannuzzi@boqnews.com

Check-in

Ênfase à cultura

Em Santos, a programação para os foliões que gostam de seguir os tradicionais blocos carnavalescos pelas ruas e bairros já começou e prossegue até o dia 17 de fevereiro (veja as opções para este primeiro final de semana na página 19). Folia que também já começa a ferventar em vários destinos do País, principalmente no Nordeste e em cidades do interior de Minas Gerais e de São Paulo. Em Salvador, na Bahia, o evento que atrai mais de 1 milhão de turistas - terá programação nos três circuitos tradicionais: Barra Ondina / Dodô, Campos Grande/ Osmar e Batatinha/ Pelourinho. Nos camarotes, a festa começa dia 12 e segue até 17 de fevereiro, com variedade de preços e serviços, como Open Bar, All Inclusive e diversas regalias para garantir o conforto de quem opta por pagar mais caro. Em Recife, o Carnaval tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco, o Galo da Madrugada, no sábado pela manhã. Já no bairro do Recife Antigo, a tarde começa com feirinhas de artesanato e apresentações de grupos percussivos, entre outras atrações. Logo mais à noite, uma agenda de shows que são realizados em palcos espalhados por todos os bairros da capital e da região metropolitana Ao lado de Recife, o carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles O Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a partir da zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense. Além dos tradicionais blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo do frevo. No interior de Minas Gerais, Ouro Preto se destaca pela tradicional folia de rua, entre os dias 13 a 17 de fevereiro. O que mais atrai os turistas além da maravilhosa cidade histórica é o clima estudantil que paira pelas ladeiras de Ouro Preto. Este clima é gerado em grande parte pelo grande número de repúblicas estudantis, que ultrapassam 300.

ÃO

A capital paulista, que respira arte e cultura tem inúmeras atrações gratuitas para quem preferir subir a serra. Dois exemplos de programas são: A exposição interativa A Natureza da Invenção, de Leonardo da Vinci, com 40 peças e 10 instalações, que levam os visitantes a uma verdadeira viagem pelo cérebro de um dos maiores gênios da humanidade e segue até 10 de maio, no Sesi. Outra dica na capital é conferir O Mundo de Mafalda. Com salas temáticas e interativas, o público terá contato com desenhos originais, fotografias e vídeos de uma das personagens mais queridas do mundo dos quadrinhos. A exposição acontece no Palácio das Artes e segue até 28 de fevereiro.

ruas

AÇ LG

Neste domingo, a Setur promove o primeiro passeio turístico do ano da Linha Conheça Santos – Zona Noroeste. Durante o trajeto, os visitantes irão conhecer as ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos, sabendo um pouco mais sobre a sua história; vão po-

São Paulo

Alegria nas

VU DI

Santos

der passear e apreciar de perto as belezas do Jardim Botânico Chico Mendes, e ainda visitar e fazer compras na Feira de Produtos Orgânicos do bairro. Quem tiver interesse, as reservas podem ser feitas, no próprio dia, a partir das 9 horas, pelo telefone: (13) 32844375 ou pessoalmente no posto de informações turísticas, localizado na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. A saída acontece a partir das 10h. A excursão sai por R$ 12. Outra opção é embarcar no Bonde Café. Numa parceria entre o Museu do Café e a Prefeitura de Santos, o bondinho irá percorrer as principais atrações do centro histórico, num trajeto que dura em média 25 minutos. O passeio pode ser feito de terça a domingo, inclusive nos feriados, sempre das 12h às 17h, e custa R$ 6. Vale conferir!

CARNAVAL Confira dicas para quem gosta de curtir a tradicional folia de rua

S TO FO

Nada como aliar o lazer à cultura. Esse é o papel do turismo cultural, que procura desenvolver atividades turísticas por meio do conhecimento e exploração de bens materiais e imateriais, naturais e urbanos ou pela promoção de eventos ligados ao tema. Todo esse acervo pode ter conteúdo e valor histórico, artístico, científico e até simbólico, como, por exemplo, edificações antigas, sítios arqueológicos, museus, templos, ruínas, entre outros. Já os eventos culturais podem englobar variados tipos de manifestações de arte, exposições de dança, mostras religiosas, gastronômicas, de artesanatos, apresentações musicais e de dança – temporários ou não. Todos esses elementos são considerados patrimônio histórico e cultural de uma determinada comunidade, região ou país. A coluna mostra algumas opções de passeios culturais para todas as idades e gostos, com preços variados e gratuitos.

DIVULGAÇÃO

BERTIOGA A partir desta segunda-feira (2), quem estiver em Bertioga poderá realizar trilhas ecológicas no Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb). O parque abre para visitação as trilhas d’Água e a do Guaratuba, que podem ser feitas diariamente, desde que agendadas previamente, com saídas pela manhã e início da tarde, via agências de turismo e operadoras de receptivo cadastradas na Prefeitura Municipal. A relação de agências e operadoras cadastradas podem ser solicitadas por ecoturismobertioga@gmail.com.

Recife

Acima, o Galo da Madrugada abre o Carnaval de Rua, sendo um dos maiores blocos

Olinda

Destino é conhecido pelos bonecos gigantes

Bahia

Os tradicionais circuitos são Barra Ondina; Dodô, Campos Grande; Osmar e Batatinha/ Pelourinho.

Ouro Preto

Ao lado, as ruas mineiras atraem multidões para curtir os tradicionais blocos nesta cidade histórica


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.