16
turismo
Boqnews
6 a 12 de dezembro/2014
URUGUAI O segundo menor país da América do Sul CLIMA AGRADÁVEL
Uruguai possui um clima bastante agradável. Durante o dia e noite, sente-se frio. À tarde, é possível apreciar e se aquecer com o belíssimo sol.
RICO ARTESANATO
reúne charme e belezas naturais. A capital, Montevidéu, e Punta Del Este
Destino
fascinante
Confira reportagem especial sobre o Uruguai na BoqnewsTV (www.boqnews.com/ boqnews-tv/)
O país é rico em artesanato. Ao caminhar pelas cidades, o turista perceberá diversas opções de lembranças, além de peças típicas da região.
SABORES INESQUECÍVEIS CRIS CHALLOUB DE URUGUAI
No Mercado del Puerto, em Montevidéu, é possível apreciar as melhores carnes e degustar cervejas nacionais. Patricia, Pilsen e Zillertal são as mais pedidas.
MONUMENTOS
Um dos pontos turísticos mais visitados de Montevidéu é a Praça da Independência, próximo à Cidade Velha. Ao fundo, o Palacio Salvo.
Existem dois destinos indispensáveis no Uruguai: a capital, Montevidéu, e o balneário Punta del Este. O país é o destino ideal para relaxar com a família, grupo de amigos ou até mesmo para comemorar o casório. O segundo menor país da América do Sul tem um charme singular. Suas ruas arborizadas e um trânsito nada caótico surpreendem de prontidão os turistas brasileiros. Principalmente, os paulistanos que diariamente convivem com o estresse das ruas. Ao chegar à capital é notória a calmaria. Quem visita Montevidéu não pode deixar de caminhar pela cidade para conhecer todos os detalhes, observar a arquitetura e apreciar o clima local. A Praça da Independência é um dos pontos turísticos indispensáveis para iniciar os passeios pela capital. O local é bastante movimentado por turistas, até porque a praça — considerada a maior de Montevidéu — é composta por fascinantes monumentos e uma arquitetura impecável. Lá localiza-se o Palácio Salvo, edifício mais emblemático da cidade. Quando construído, em 1928, era o prédio mais alto da América do Sul.
Atravessando a Porta da Cidadela, pode-se conhecer a Cidade Velha, originada em 1724, e considerada a parte mais antiga de Montevidéu. Gastronomia A culinária uruguaia não deixa a desejar. O país, por ter recebido influência de diferentes culturas, possui uma rica e tradicional culinária. As cervejas e vinhos também são pontos fortes. Aos amantes de carne, o Mercado Del Puerto (Mercado do Porto) é um local indispensável. O local, que abriga restaurantes e lojas de artesanato, tem inúmeras opções de churrascarias, onde o turista pode experimentar as mais saborosas e variadas carnes. Mas quem não aprecia a iguaria não precisa se preocupar, pois os restaurantes uruguaios têm opções de pratos de massas, pizzas e peixes, que muitas vezes são acompanhados por legumes e vegetais. Os preços são equivalentes ao Brasil, tornando assim o passeio mais acessível. Muito comum também é o chimarrão. É costumeiro ver as pessoas pelas ruas ou até mesmo passeando no shopping acompanhadas de um copo, uma garrafa térmica e uma bolsa própria de couro. Porém, não existem lugares que vendam a bebida para que os turistas possam experimentar.
Pérola uruguaia A uma hora e meia de Montevideu, a Pérola do Uruguai é bastante diferente da capital. Punta del Este reúne diferentes praias e é sinônimo de badalação na América do Sul. As casas sem muro e com um extenso jardim dão um toque ainda mais sofisticado e natural ao balneário. Uma curiosidade são as "placas" em frente às residências com palavras — como felicidade e união — representativas às famílias que lá residem. Em Punta, existe um famoso bairro chamado Beverly Hills, onde várias celebridades e empresários brasileiros possuem mansões milionárias. Uma das primeiras paradas ao iniciar os passeios é a Praia Brava, onde está o Monumento Los Dedos, erguida pelo artista plástico chileno Mario Irarrázabal. Próximo ao local, já é possível ir às compras, um dos passeios prediletos a quem visita Punta. Muitas grifes e lojas variadas se estendem à atraente cidade. Casapueblo Na área cultural, o destaque é a Casapueblo, um lugar encantador construído pelo artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró. A casa branca, erguida em um penhasco sobre o mar de Punta Ballena, é uma obra de arte arquitetônica. Vilaró construiu o monumento ladrilho por ladrilho,
por isso dizem que a música Casa, composta por Vinícius de Moraes, foi inspirada no grande castelo branco. No local, além de contemplar uma bela arquitetura, o turista também pode conferir inúmeras pinturas e esculturas deixadas pelo artista. Para quem quer conhecer a história de vida do artista não pode deixar de ir à sala de cinema, uma das atrações do local. Um dos principais encantamentos da Casapueblo é pôr-do-sol. Enquanto o sol se põe sobre o mar, os visitantes participam da Cerimônia del Sol, com um poema recitado por Vilaró ao fundo que agradece a grandiosidade do fenômeno. O Uruguai, país que guarda o melhor da tradição portenha, tem o sol como seu símbolo maior. Presente nas artes, na arquitetura, na sua bandeira e que em todos os dias se apresenta com um espetáculo colorido, singular e inesquecível. (CC)
são