Ed1005

Page 12

CIRCUITO DE BONDE

Neste (19 e 20) e no próximo final de semana (26 e 27), quem for passear de bonde poderá fazer o passeio em dois veículos diferentes (o Pelé e o da linha turística com 40 pontos de visitas) com apenas um bilhete. A iniciativa é em caráter experimental e permite ao passageiro a opção de dois locais para embarcar e visitar o Centro Histórico de Santos: na Praça Mauá e em frente ao Museu Pelé, no Valongo. O Bonde Pelé funciona aos sábados e domingos, das 12 às 17 horas, com saídas de hora em hora e percurso de 20 minutos. Já o da Praça Mauá funciona das 11h às 17h. A passagem custa cinco reais. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 2,50. Gratuito para crianças até cinco anos.

Boqnews - 19 a 25 de julho/2014 - 12 SANDRA IANNUZZI

sandra.iannuzzi@boqnews.com

Check-in

Os números da Copa do Mundo A Secretaria de Turismo de Santos informou que cerca de 12 mil turistas estiveram na cidade durante o período da Copa do Mundo de Futebol. No Museu Pelé, por exemplo, metade do público visitante (23.960) era formado por estrangeiros. Na hotelaria, a maioria dos hóspedes também era proveniente do exterior. O Aquário Municipal foi o equipamento turístico, que recebeu o maior número de pessoas, seguido pelo Museu Pelé, Museu do Café e o Orquidário.

Turismo Interno

Um pouco mais de 3 milhões de pessoas geraram a movimentação do turismo interno brasileiro. A maior parte dos viajantes era composta essencialmente por paulistas – quase 859 mil. Na sequência, pela ordem, vieram os cariocas, seguidos pelos baianos, mineiros, paranaenses, pernambucanos, paraibanos, goianos, catarinenses e gaúchos.

Satisfação

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, 83% dos estrangeiros ficaram satisfeitos com a organização da Copa. A receptividade também ficou em alta, sendo aprovada por 95% deles. Nos quesitos conforto e segurança dos estádios, 92% dos visitantes ficaram satisfeitos. Tanto no transporte terrestre, quanto no aéreo, a aprovação foi de 76% dos passageiros. A questão da mobilidade urbana surpreendeu as expectativas, garantindo a satisfação de 46% das pessoas. A segurança pessoal também foi bem avaliada, ficando acima da média, com 72% de aprovação. No entanto, o custo da hospedagem em hotéis agradou só 32% dos hóspedes. Sendo que 26% deles acharam os preços regulares e 27%, ruins ou péssimos. Outros 16% não souberam avaliar. De acordo com dados do governo, o Brasil recebeu durante a Copa, 1 milhão de turistas, vindos de 202 países. ROGERIO BOMFIM/SECOR-PMS

MUSEU DE PESCA Confira o que mudou no local reaberto no início do mês NA

RA

Viagem

AS

SU

ÃO

ao mar NARA ASSUNÇÃO DA REDAÇÃO

As férias de julho estão chegando ao fim. Para muitos - como os estudantes da rede Municipal e Estadual de Ensino - o descanso já até acabou, com o retorno às aulas. Entretanto, para quem ainda está com as crianças em casa, a dica é fazer uma visita ao Museu de Pesca, em Santos. Reaberto em 5 de julho após nove meses fechado para ampla reforma, o local abriu as portas com total acessibilidade e fachada nova. Aliás, o cheiro de madeira nova ainda

pode ser sentida na entrada do museu, que proporciona uma viagem à vida marítima. De acordo com a diretora do Museu de Pesca, Mônica Doll Costa, a acessibilidade - com rampa na entrada e elevador - é a principal mudança, além da troca de todas as janelas e porta do edifício, construído em 1908. O próximo passo, segundo Mônica, é adaptar os espaços para os deficientes visuais. "Já recebemos grupos - principalmente do Lar das Moças Cega - mas queremos estar mais preparados para os turistas e moradores que procurarem fazer o passeio sem estar em um grupo", ressalta.

Trajeto

Logo na entrada, uma raia manta dá boas vindas aos visitantes que começam o passeio já encantados com o tamanho do animal. No caminho, o Macaé e Macezinho. Os santistas os conhecem bem. Por muitos anos foram as atrações do Aquário e hoje podem ser vistos no Museu. Outra novidade do espaço, de acordo com Mônica, é a parceria com o projeto Albatroz. Duas réplicas estão expostas. As aves ficam no mesmo espaço da grande atração do local, o esqueleto da baleia franca, que foi quem deu início ao museu.

Visitação Pela ordem, fachada do Museu

2 Esqueleto da baleia 3 Casal de Albatrozes 4 Tartarugas marinhas

Tantos outros animais, conchas, areia, embarcações de pesca constroem o trajeto até a grande atração para as crianças: o espaço lúdico. O quarto do Capitão, porém, está em reforma. Mônica brinca dizendo que o Capitão está de férias. O espaço ganhou cara nova. A sensação é de estar num barco rumo à Laje de Santos - por conta da ampla fotografia que decora o ambiente. Outras novidades estão sendo projetadas para o museu. De acordo com a diretora do local a ideia é trazer sempre uma novidade para que as pessoas retornem sempre. E falando em público, o espaço recebeu no primeiro dia após a abertura mil pessoas, o que demonstra a importância do equipamento para a Cidade.

Serviço

Até final de agosto, a entrada é gratuita em comemoração a reabertura do espaço. Após este período, a entrada passará a custar R$2. O endereço é Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, na Ponta da Praia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.