Dia do holocausto - catálogo

Page 7

Kershaw, Ian, Hitler, um perfil de poder, Editorial Inquérito, 1998, ISBN: 9726703158 Este estudo interpretativo não é apenas uma breve biografia de Hitler. Visa directamente analisar um conjunto de questões acerca do processo de ascensão do nazismo e do exercício do poder. Sendo o horror do Terceiro Reich um dado adquirido, a obra procura analisar as suas causas. O autor procura ainda refutar o mito do génio maníaco que teria sequestrado uma nação supostamente incapaz de lhe resistir.

Kramer, Clara, Clara - A história da menina que sobreviveu ao holocausto, Edições Asa, 2010, ISBN 9789892310039 Uma história tão tocante quanto O Diário de Anne Frank e A Lista de Schindler. É assim que a imprensa internacional define este livro, baseado no diário que a judia Clara Kramer escreveu em plena Segunda Guerra Mundial, quando tinha apenas 15 anos. Um dia, do nada, a mãe olhou para ela e disse: «Clara, vais escrever um diário.» Seria um registo. Um objectivo. Era uma forma de contra-atacar.

Laskier, Rutka, O diário de Rutka, Sextante Editora, 2010, ISBN: 978-9898093-38-7 Em 1943, Rutka, uma judia de 14 anos, foi levada para Auschwitz, onde morreu. Deixou um diário escondido sob as tábuas da escada, em casa, escrito em 1943. Uma amiga guardou-o, até recentemente o divulgar. Acaba de ser publicado em Portugal pela Sextante. Zahava (Laskier) a irmã de Rutka e contou ao P2 a história do diário e a sua descoberta de Rutka. Nascida em 1949, em Israel, Zahava tinha 14 anos quando soube dessa irmã perdida no Holocausto.

Letria, José Jorge, Aristides de Sousa Mendes-homem de Coragem, Terramar, 2004, ISBN: 9789727103676 Uma recriação ficcional desta personagem, assente numa descrição factual e documental durante o processo narrativo, muitas vezes intersectada por vozes infantis que questionam ou lamentam, fazendo-se presença como participantes de uma realidade inóspita e cruel, que importa dar a conhecer aos destinatários preferenciais, implícitos na obra.

Levi, Primo, Se Isto é um Homem, Colecção Mil Folhas, PÚBLICO 15, 2002, ISBN 84-8130-526-X Em 1943, Primo Levi, um jovem membro da resistência, é detido pelas forças alemãs. Tendo confessado a sua ascendência judaica, é deportado para Auschwitz no ano seguinte; aí permanecerá até finais de Janeiro de 1945, quando o campo é finalmente libertado. Da experiência no campo nasce o escritor que neste livro relata, sem nunca ceder à tentação do melodrama e mantendo-se sempre dentro dos limites da mais rigorosa objectividade, a vida no Lager e a luta pela sobrevivência num meio em que o homem já nada conta.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.