1 minute read

Caminhos

Os caminhos são como artérias que permitem fluxos para a exploração plena do parque e criam acesso a todos os ambientes. Crianças têm muito prazer em percorrer e descobrir caminhos, ainda mais quando existem novidades, transições e surpresas a cada mudança de direção.

Muitas vezes, no espaço onde será construído o parque já existem caminhos, frequentemente explícitos, eventualmente sugeridos pelas próprias crianças. Em um projeto paisagístico, os caminhos podem ser estabelecidos com múltiplas larguras, desenhos, formas e podem ser demarcados com diferentes materiais, como troncos, galhos ou pedras.

Caminho principal acessível: um caminho claro e bem demarcado leva as pessoas aos principais ambientes do espaço. Curvas e sinuosidades tornam esse trajeto mais harmônico, orgânico e desafiador. Quanto à acessibilidade, pisos duros permitem o deslocamento de carrinhos de bebê, pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Trilhas: do caminho principal podem sair trilhas adjacentes, com diferentes propostas de exploração. Considere larguras e angulações variadas em relação ao caminho principal acessível para o estabelecimento de rotas mais lúdicas e desafiadoras. Se o terreno do parque apresentar declives, aproveite para criar trilhas que subam e desçam. As trilhas também podem servir para as crianças brincarem de esconder ou pegar.

Uma trilha pode ser feita ao redor de alguma estrutura, criando um caminho de circulação infinita. Outra pode ter algum tipo de cobertura, como

um túnel verde, ou ser um corredor de plantas arbustivas. Uma vereda pode ser pouco perceptível, quase secreta, e apenas as crianças mais observadoras a encontrarão. Nem todas necessitam ser claras e sinalizadas, as sutilezas são bastante desejáveis, porque podem despertar o desejo de exploração da natureza.

As trilhas também podem oferecer experiências lúdicas no caminho, como "bolachas de madeira", que propõem um jogo como a amarelinha; troncos nas bordas que podem ser escalados por crianças pequenas ou oferecer ainda lugares para sentar. Enfim, as trilhas podem ter muitas surpresas e apresentar possibilidades lúdicas que convidem à atividade física.

Caminho com bolachas de madeira no Jardim das Brincadeiras, Sesc Interlagos, São Paulo