4 minute read

Novas regras e recomendações sobre concussão no futebol

Os palestrantes André Pedrinello, Jorge Roberto Pagura e Renato Anghinah debateram sobre as Novas Regras e Recomendações sobre Concussão na Fifa, Conmebol e CBF. De acordo com os especialistas, o intuito do encontro era promover uma sessão descontraída, no formato de bate-papo, para poderem compartilhar suas experiências sobre o tema. Apesar de as novas recomendações já estarem sendo propostas por ligas de outros esportes desde o começo dos anos 2000, no Brasil, a necessidade de começar a se pensar em outra forma de lidar com o assunto passou a acontecer após a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

“A concussão cerebral é um inimigo oculto, pois você precisa perceber no campo o que o jogador está passando, saber quando retirá-lo e como conduzir. O futebol, diferente dos outros esportes, não permite substituição temporária, então passamos a propor reconhecimentos rápidos por meio de perguntas aos próprios jogadores a fim de identificar a situação. Por exemplo, buscar identificar se ele tem percepção do que está acontecendo ao seu redor, se sabe dizer o seu nome, onde está, quem é o time rival e quem é o treinador. Caso ele não saiba responder essas questões, é retirado do jogo e vai diretamente para os cuidados médicos”, explicou Pagura.

Advertisement

Simp Sios Sat Lite

Ao longo do dia, foram seis aulas dos patrocinadores do Congresso. Pela PTC, falou Marcondes França Jr., a respeito dos marcos de progressão de doença na amiloidose ATTRv. Ele relembrou a escala de incapacidade de polineuropatia, que vai de 0 - ausência de déficits a 4 - confinado à cadeira de rodas ou cama. No simpósio da Novartis, o tema foi esclerose múltipla; da UCB, epilepsia; da Alexion, transtorno do espectro de neuromielite óptica; da Prati Donaduzzi, espectro autístico; e do Aché, sobre demências.

Plen Rias

As aulas desta sexta-feira foram presididas por Alain Gabbai. “Neurosarcoidosis” foi o primeiro tema da seção, com o conferencista Allen Aksamit; “Superficial Siderosis”, por Neeraj Kumar; e “Quarup”, por Acary Bulle Oliveira, completaram as plenárias. Aksamit explicou que se atentar a determinados padrões de imagem do cérebro, por meio de exames, pode ser uma maneira efetiva de identificar casos de Neurossarcoidose. “É importante sempre estabelecer o diagnóstico da patologia antes de começar o tratamento. Escolha um parâmetro e o utilize para realizar o acompanhamento necessário.”

Festa De Encerramento

Para comemorar mais uma edição de muito sucesso, a noite de sexta-feira foi embalada com a festa de encerramento do XIV Congresso Paulista de Neurologia da Associação Paulista de Neurologia, com organização da Associação Paulista de Medicina. Com o repertório musical de Edinho Santa Cruz, os participantes puderam aproveitar os maiores clássicos do Rock n’ Roll.

Apresenta O De Trabalhos

As apresentações orais dos trabalhos foram realizadas nas salas 5, 6 e 7. A divisão dos temas dos pôsteres englobaram “Neuromuscular e Neurogenética”; “Neurologia Vascular e Neuroinfeção” e “Neuroimunologia, Cognição, Distúrbios do Movimento e Neurologia Geral”. Com 26 trabalhos apresentados no total, os integrantes da atividade serão submetidos a uma avaliação no intuito de eleger os melhores. O resultado da premiação será divulgado no sábado, a partir das 12h15.

Cefaleia

As apresentações tiveram Carlos Alberto Bordini como coordenador e palestrante da aula sobre “Snow vision (visão com chuvisco)”. As palestras da manhã foram dos especialistas Hilton Mariano da Silva Junior, Caio Simioni, Leandro Cortoni Calia e Sandro Luiz de Andrade Matas. Na parte da tarde, as aulas foram ministradas por Marco Antônio Arruda, Fabíola Dach, Aline Turbino e Marcelo Cedrinho Ciciarelli. Avanços conceituais e terapêuticos, toxina botulínica, cefaleia na infância e bloqueios dos nervos periféricos foram alguns dos temas exibidos durante as conferências.

Dem Ncias

Pela manhã, as aulas foram coordenadas por Sonia Maria Dozzi Brucki, enquanto as palestras foram ministradas por Márcia Regina Cominetti, Karolina Cesar, Márcio Luiz Baltazar, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci e Salma Ribeiz. À tarde, Ricardo Nitrini foi o encarregado pela coordenação da mesa, além de conduzir a palestra sobre “Demência frontotemporal e variante frontal da doença de Alzheimer: um desafio diagnóstico”. Os demais palestrantes foram Jerusa Smid, Marcela Lima Silaci, Conrado Regis Borges e Lilian Schafirovits Morillo. Dentre os temas apresentados, estiveram envelhecimento, tratamento do Alzheimer, distúrbios de sono e cuidados paliativos nas demências.

Epilepsia

As apresentações sobre “Epilepsia na infância e adolescência” aconteceram na parte da manhã, enquanto “Epilepsia no adulto” foi realizada no período da tarde, ambas contando com a coordenação de Carlos Guerreiro. Entre os palestrantes presentes, estiveram Kátia Lin, Elza Yacubian – presidente do Congresso –, Kette Dualibi, Marilisa Guerreiro, Hélio Machado, Luiz Henrique Martins, Lécio Figueira Pinto, Luiz Eduardo Betting, Clarissa Lin Yasuda e Fernando Cendes. “Tratamento cirúrgico na infância” e “Princípios da investigação pré-cirúrgica das epilepsias” foram alguns dos temas abordados.

Neuroimagem

Com coordenação de Antônio José da Rocha – responsável pela apresentação sobre “Imagens das neuroinfecções e afecções autoimunes: semelhanças e diferenças” – as aulas contaram com a presença dos especialistas Leandro Tavares Lucato, Lívia Morais, Renato Hoffmann Nunes e Felipe Torres Pacheco. Benjamin Wolf Handfas assumiu a moderação das mesas na segunda parte das apresentações, ministrando a aula sobre “Demências rapidamente progressivas”. Os palestrantes presentes foram Antônio Carlos Martins Maia Jr., Lázaro Luis Faria do Amaral, Carolina Medeiros Rimkus e Victor Hugo Rocha Marussi.

Neuroinfec O E Neuro Covid

Ronaldo Abraham foi responsável por coordenar a aula que abordou os temas voltados à Neuroinfecção, acompanhado por Luis dos Ramos Machado, coordenador das palestras. Juntos, eles receberam Guilherme Silva, José Ernesto Vidal, Gabriel R. Freitas, Gustavo Bruniera e Allen Aksamit. Na sessão sobre Neuro Covid, Augusto Penalva contribuiu como coordenador e apresentador da mesa “Covid Longo – Conflitos & Soluções”, enquanto José Ernesto Vidal auxiliou como secretário. Os especialistas que palestraram na ocasião foram Camila Romano, Felipe Von Glehn, Eder Gatti e Aline de Moura Brasil Matos.