1 minute read

O Design em pauta

Que honra, esse momento de estreia, novidades, marca nova, nova identidade, tudo isso faz com que a gente se sinta muito próximo, a minha responsabilidade parece que dobra, pois a ideia de falar de design é como falar da minha vida pessoal.

Advertisement

O tema “Design em Pauta” cria um movimento de editoria extremamente eclética, aberta e democrática, a visão é muito pessoal, individual, e acredito que os próximos colunistas vão trazer esse conceito com diferentes olhares.

Na minha primeira impressão me senti desafiada por não saber em que nível conduzir, abordar, que tom levar, sair do técnico e partir para o olhar, afinal, o design está presente em tudo, a gente se desenha desde que se levanta da cama e se olha no espelho, o cabelo, o corte, a make, os acessórios, daí partiu se arrumar, “fashion design”: o look! Ah, como essa parte é vulnerável! O que vestir vai dar o tom do meu estado de espírito, do que vem pela frente, das conexões que quero fazer com as outras pessoas, e que imagem quero expor, vender, e por aí vai. Moda é moda, estilo é estilo, e cada um tem o seu, tem que ter muito design envolvido.

Já ouvi referências de que ninguém quer comprar vitrine, aquela coisa feita, pronta para o consumo, da mesma forma que os toques pessoais fazem a diferença e contam uma história na vestimenta. O morar envolve a nossa intimidade, sua casa, a nossa casa, traz também essa leitura, memórias afetivas fazem a diferença, não importa o tamanho do lar, tem que ter design, peças assinadas contam uma trajetória, a paleta de cores sempre convive com a personalidade, é própria e individual, também já ouvi dizer que ninguém quer comprar showroom, uma ideia pronta, enquanto eu decido como quero valores aliados ao conforto, me sentir bem, iluminação, concepção de todos esses itens com a importância do viver bem. E o morar nunca foi tão sentido durante o período que ficamos em casa, o design aliando ergonomia, funcionalidade e estética... E assim muitos profissionais que realizam os sonhos de seus clientes passaram por isso... Nunca se viveu de forma tão próxima a essa realidade: afinal, qual é a minha necessidade, o que preciso realmente, e o que é essencial? E o design sempre em pauta, traz essa reflexão: reaproveitamento, reuso, adequação!